Mulher descobre câncer de mama depois de filho recusar amamentação
Crédito: The Sun

Mulher descobre câncer de mama depois de filho recusar amamentação

A mãe descobriu um tumor maligno no seio direito depois de observar o comportamento do filho

Publicidade

A amamentação é muito importante para a saúde do bebê e a criação de vínculo entre ele e a mãe. De acordo com o Ministério da Saúde, essa é “a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para a redução da morbimortalidade infantil”.

Acontece, que, nesse caso, ele foi fundamental para a saúde do bebê e da mãe também. Na realidade, salvou sua vida de forma inusitada. A sensibilidade e atenção da mãe também ajudou no processo de descoberta de uma doença terrível, que poderia ter colocado tudo a perder. Descoberto já no tamanho de uma ervilha, ela se livrou de um tumor por causa do seu bebê.

Bebê ajuda a identificar câncer de mama

Bebê ajuda a identificar câncer de mama
Crédito: The Sun

O caso aconteceu com Joanne Carr, mãe de duas crianças lindas. Hoje com 37 anos, venceu a luta contra um câncer de mama de forma emocionante. Ela foi salva por seu filho caçula, hoje com cinco anos. Ele sempre foi um bebê forte, que se alimentava normalmente, mamando em ambos os seios, sem problemas.

Só que aos 14 meses começou a recusar uma das mamas, deixando a mãe preocupada. Ela é enfermeira e imaginou que pudesse ser algum leite empedrado impedindo a passagem. Fez então o autoexame e o que sentiu passava longe disso. Era um caroço bem desenvolvido, já com o tamanho de uma ervilha.

Publicidade

No mesmo momento, ela marcou uma consulta médica e, depois que os resultados dos exames chegaram, foi diagnosticada com câncer. Era um tumor maligno, muito agressivo, que se formou em um dos ductos mamários. Felizmente, apesar do seu tamanho, ela conseguiu identificar cedo e começou o tratamento.

Fez quimioterapia, tomou medicamentos, fez cirurgia e, ao fim, se viu livre da doença. Isso tudo por que seu bebê identificou a doença a tempo de tratar localmente. Além de se ver curada, ela ainda descobriu um novo caminho na carreira. Está agora se especializando em enfermagem para quimioterapia.

Em entrevista para o jornal britânico The Sun, ela conta: “eu devo minha vida a ele. Foi um milagre completo. Se eu não tivesse Dougie, talvez nunca tivesse encontrado o caroço”. Ela completou, “o médico disse que é muito estranho o que Dougie fez, mas ele deve ter sabido de alguma forma. Ele estava cuidando de mim”.

Felizmente essa mamãe teve a sorte de descobrir cedo o problema e ficar curada, saudável para cuidar dos seus filhos. E quando se demora a perceber os sintomas? Quanto mais cedo se identifica um câncer, mais rápido vem a cura. Veja quais são os principais sintomas do câncer de mama e fique atenta.

Publicidade

Principais sintomas de câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), “o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor”. Existem vários tipos e com velocidades diversas de desenvolvimento, com sintomas distintos para cada um.

Para o Ministério da Saúde, o principal sintoma e mais conhecido de todos é o surgimento de um pequeno nódulo. Em geral ele não dói, é firme e com bordas irregulares. Porém há outros tipos, podendo seus sintomas variar bastante. Veja os principais:

  • Edema cutâneo: é o acúmulo de líquido por baixo da pele, que faz com que ela adquira uma aparência de casca de laranja. Pode causar também inchaço e vermelhidão;
  • Retração cutânea: literalmente, são afundamentos na pele, como se ela tivesse sido puxada para dentro do seio;
  • Dor: dor no seio não é comum e pode ser sintoma de câncer;
  • Inversão do mamilo: se o mamilo é normal e passa a se retrair, pode ser o desenvolvimento de um tumor sob ele. É como se o bico do peito se afundasse na auréola, retraindo-se;
  • Hiperemia: começam a aparecer vasinhos mais saltados, inchaço e vermelhidão em um local do seio;
  • Descamação ou feridas no mamilo: também podem ocorrer feridas sem motivo e descamação em um dos mamilos;
  • Secreção papilar: a saída de líquidos de um dos mamilos pode ser sintoma de que um câncer está se desenvolvendo.

Ao menor sinal de alteração na mama, procure um médico imediatamente. Essa é uma doença que se desenvolve muito rapidamente e pode ser complicada de tratar. O ideal é o diagnóstico precoce, aumentando as chances do seu organismo reagir.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM