Menu

Mudar de escola sem estresse e sem traumas: como fazer?

Permitir que a criança participe desse processo é fundamental para que ela não se sinta injustiçada nem demonstre um comportamento difícil

Crédito: Freepik

Publicidade

Mudar de escola não é fácil para a maioria das crianças que precisa passar por essa experiência. Desde que o mundo é mundo, crianças podem ser cruéis umas com as outras, principalmente quando não se conhecem.

Uma criança que chega na nova escola, tímida, insegura e sem conhecer ninguém, é uma criança nova no “território” das outras. Se a recepção não for das melhores, e os pais não estiverem acompanhando o processo, há grandes chances de sofrimento e problemas psicológicos se desenvolverem.

Então, o que os pais podem fazer para garantir que seu filho ou filha tenha uma boa adaptação ao mudar de escola, fazendo novos amigos e sabendo se defender das possíveis agressões e do bullying?

Mudar de escola: a família deve se preparar em conjunto

As crianças pequenas têm duas áreas sociais: a família e a escola. É na escola em que elas aprendem a lidar com pessoas estranhas e suas personalidades diferentes, é na escola que a autoestima pode ser reforçada ou abalada.

Publicidade

Portanto, os pais devem se lembrar de quando eram crianças e como se sentiam inseguros em determinadas situações na escola, principalmente os que já precisaram mudar para uma nova escola.

Essa reflexão ajuda os adultos a se colocarem no lugar dos pequenos, pois é um grande erro achar que a criança não sente nada e não vai se lembrar de nada de ruim que acontecer ao mudar de escola.

Então, preparar a criança para essa mudança é fundamental. Se já tiver idade, a criança deve saber por que precisa mudar de escola, qual é essa escola nova, como e quando vai ser a mudança. Fica mais fácil enfrentar uma situação nova quando você sabe o que esperar dela.

Aproveite e veja: Dicas e benefícios de incluir a criança na rotina da família

Publicidade

A escolha da nova escola

Muitas vezes, os pais só têm uma opção de escola nova para colocar o filho. Mas, se tiverem outras opções, vale a pena visitar todas e escolher a certa.

Ou seja, saber analisar qual é a escola que parece mais respeitar seus alunos, dando valor ao desenvolvimento individual, e que os ensinamentos estejam de acordo com os valores da sua família. Dando atenção a isso, os pais podem evitar situações problemáticas pelos filhos.

Se possível, uma ótima ideia é combinar com a nova escola uma visita junto com seu filho ou filha. É muito mais tranquilo chegar nos primeiros dias de aula quando você já conhece, pessoalmente, o lugar.

Publicidade

Ouvir o que o filho tem a dizer sobre o que sente e sobre a escola nova

Nos primeiros dia de escola nova, os filhos merecem uma atenção especial dos pais. É importante ouvir suas dúvidas antes do primeiro dia na escola nova, bem como ouvir tudo o que a criança ou adolescente tem a dizer ao voltar da escola.

Isso serve para crianças de todas as idades, sobretudo para os pré-adolescentes e adolescentes que, além de lidarem com a insegurança pela situação desconhecida e por perderem seu antigo círculo social, estão passando pelas mudanças da puberdade e podem se sentir ainda mais vulneráveis.

E, claro, mais do que ouvir é prestar atenção se a criança demonstra dificuldade na adaptação, dando a ela o suporte emocional necessário para seguir em frente. Se tiver algo muito errado, como a prática de bullying, os pais devem agir imediatamente, conversando com a direção da escola para que uma atitude seja tomada.

Publicidade

Incentivar atividades extracurriculares ao mudar de escola

Outra dica muito legal é incentivar seu filho ou filha a se matricular em atividades extracurriculares para fazer amigos com mais facilidade. Pode ser uma prática esportiva, artística ou científica, de acordo com os gostos da criança e as opções disponíveis.

Com todos esses cuidados, certamente, mudar de escola será uma experiência mais tranquila e acolhedora. Os pais devem se manter pacientes e compreensivos para que os filhos se sintam mais seguros para lidar com esse novo capítulo da vida, sem estresse e sem traumas.

Veja também: Tomar banho após voltar da escola pode ajudar a prevenir contágio de covid

Publicidade
Sair da versão mobile