muco cervical
Crédito: Freepik
em

O que é, tipos e o que pode ser muco cervical em grande quantidade?

Conheça esse líquido produzido pelo corpo da mulher e passe a entender os sinais que ele envia em cada ciclo.

Apesar desse nome lembrar algo que aconteça na coluna cervical, o muco cervical é produzido no colo do útero. É mais uma das maravilhas do corpo da mulher que tem funções muito importantes para proteger sua saúde e contribuir com as chances de engravidar. Veja o que é esse muco, qual a quantidade normal a ser produzida e se ele pode ocorrer durante a gestação.

O que é muco cervical?

Se algum dia, quando você foi fazer xixi ou tirar a roupa para o banho, percebeu que na sua calcinha tinha uma secreção líquida, levemente gelatinosa e pegajosa, transparente, esbranquiçada ou levemente amarelada e sem cheiro, você viu o seu muco cervical.

Quando isso aconteceu você estava perto do seu período de ovulação. Mas ele não acontece somente no período fértil. Vai acontecer o mês inteiro, mas com espessuras e coloração diferentes.

Uma das funções desse muco durante o período fértil é proteger o útero contra a invasão de bactérias. Ele também tem o importante papel de ajudar o espermatozoide a chegar ao útero. Quanto mais espesso e elástico o muco for, mais perto do período fértil a mulher está.

Justamente por isso ele também é um bom anticoncepcional, já que se a mulher perceber que há bastante muco, ela vai saber que há maior risco de engravidar por esses dias. Ela pode, assim, se prevenir caso não queira a concepção.

Quais são os tipos?

seis tipos de muco cervical
Crédito: Freepik

Os tipos de muco vão variar conforme o período, pois eles vão mudando de cor e espessura, conforme chega mais perto do período fértil, pois a mulher precisará de mais proteção. E, caso queira engravidar, ele vai dar uma ajudinha.

1. Seco e pegajoso

Esse muco aparece em pouca quantidade e sequinho, como se fosse um creme de toque seco, depois que a menstruação terminou.

2. Branco ou amarelado, cremoso e pegajoso

Durante a pré-ovulação, ainda depois da menstruação, o muco fica dessa forma, mais forte e intenso, mas ainda não gelatinoso.

3. Gelatinoso

O muco que se parece com clara de ovo é o que acontece mais perto da ovulação. Se quiser engravidar, esse é o momento.

4. Elástico e transparente

Depois da fase gelatinosa o muco vai ganhar uma consistência mais elástica e vai engrossar, indicando que está na ovulação ou faltando 2, 3 dias para ela acontecer.

5. Fino e transparente

Enquanto a ovulação acontece, o muco permanece elástico, mas tende a ficar mais fino do que estava dias antes.

6. Branco e pegajoso

Esse é o tipo que fica mais tempo, depois da ovulação até a próxima menstruação, podendo sofrer alterações.

Essa é uma média de quando cada tipo de muco cervical surge e como ele costuma ser, mas cada organismo é único, e isso tudo pode ser bem variável. É importante que cada mulher observe seu muco ao longo dos meses para conhecer como o seu corpo o produz quando está saudável.

O que pode ser muco cervical em grande quantidade?

Em grande quantidade o muco não representa problema. Cada mulher vai ter uma quantidade diferente e está tudo bem. O fato é que, quanto mais grosso e volumoso, mais progesterona ele contém. Não precisa se preocupar com a quantidade, desde que esse muco não tenha odor ou cause coceira. Nesse caso não é muco, e sim corrimento, e o ginecologista deve ser consultado.

Muco cervical na gravidez é normal?

muco cervical gestante é normal
Crédito: Freepik

Sim, é normal. Inclusive, necessário e benéfico. Como uma das funções do muco é proteger o útero das bactérias que possam causar doenças, quanto a mulher está grávida essa proteção é ainda mais importante para o bebê. Então além de haver muco, ele será mais espesso e esbranquiçado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

leite de amêndoas

Como fazer e benefícios do leite de amêndoas

cuidar da sua moto

Como cuidar da sua moto e mantê-la como nova