Menu

9 Motivos que causam desmaio – e como socorrer uma pessoa desmaiada

Nem sempre dá para saber o motivo do desmaio, então o foco é chamar ajuda e ficar atento aos sinais vitais da pessoa

Crédito: Freepik

Publicidade

O desmaio é a perda súbita e transitória da consciência quando, por algum motivo, o fluxo sanguíneo no cérebro sofre uma redução. Quando desmaia, a pessoa perde sua capacidade de se manter alerta e consciente, e precisa de ajuda imediata de quem estiver por perto. Veja quais são os principais motivos para desmaio e o que fazer para ajudar.

1. Alterações metabólicas

Uma pessoa pode desmaiar por falta de oxigênio ou falta de glicose no sangue – como em pessoas diabéticas, pois suas áreas de consciência no cérebro são afetadas.

2. Epilepsia

Pessoas com epilepsia podem desmaiar porque, em uma crise, ocorre uma alteração elétrica no cérebro, mesmo se não houver convulsão.

3. Gravidez

Quando uma gestante saudável desmaia, pode ser por causa do crescimento do útero que provoca uma compressão na veia cava inferior, responsável por levar sangue ao coração e, depois, ao cérebro.

Publicidade

4. Problemas cardíacos

O desmaio pode acontecer no momento de um infarto, também por causa de problemas circulatórios ou bloqueios na circulação sanguínea do coração. Pode ocorrer em casos de arritmia, que pode ser batimentos muito lentos (braquicardia) ou muito acelerados (taquicardia) do coração.

5. Estado de limite

Pode ser quando uma pessoa está muito estressada, ansiosa, com muita dor, de pé na mesma posição por longas horas, com muito calor ou abafamento, usando uma roupa muito apertada. A pressão sanguínea cai, e o desmaio acontece.

6. Desidratação

O corpo desidratado começa a apresentar falhas em todos os sistemas, inclusive na circulação sanguínea, comprometendo o funcionamento cerebral.

7. Coma alcoólico

O excesso de bebida alcoólica deixa o corpo desidratado, leva os órgãos ao limite para tentar filtrar o álcool, compromete a circulação e a consciência.

Publicidade

8. Cérebro vascular

Ocorre por causa do estreitamento arterial que compromete a chegada do sangue à região de trás do cérebro, onde acontece a irrigação do tronco cerebral. É nessa área que estão os núcleos relacionados à manutenção da consciência.

9. Excesso de remédios

Pessoas que precisam tomar vários tipos de remédios ao dia devem ser alertadas pelo médico sobre o risco de desmaios. O risco é maior quando são remédios para controlar a pressão, sedativos, antidepressivos e remédios ara impotência sexual.

Como socorrer uma pessoa desmaiada?

  • A primeira coisa a fazer quando uma pessoa desmaia é verificar se ela está com a respiração e a pulsação normais.
  • Se não estiver, faça uma reanimação.
  • Ao mesmo tempo, deve chamar uma ambulância ou os bombeiros, pois assim como pode não ser grave, pode ser um caso de vida ou morte.
  • Se possível, deite a pessoa em um local confortável e virada de lado, caso tenha o risco de uma convulsão, evitando que ela engasgue.
  • Se a pessoa estiver com roupas ou gravata apertadas, afrouxe.
  • Mantenha o ambiente arejado, abrindo portas, janelas ou ligando um ventilador.
  • Não jogue água no rosto nem dê tapas.
  • Se perceber que a pessoa está prestes a desmaiar, corra para segurá-la e ajude-a a se sentar ou deitar para evitar que se machuque.

Veja também: Como prestar primeiros socorros em um caso de infarto

Publicidade
Sair da versão mobile