em

Benefícios da moringa para diabetes

Veja como essa planta ajuda a prevenir os sintomas do diabetes e como pode consumir.

moringa para diabetes
Crédito: Pixabay

A moringa é uma árvore que oferece uma imensa variedade de efeitos medicinais por meio de suas folhas, frutos e raízes. Originária da Índia, ela é amplamente comercializada em diferentes formatos para consumo. Você vai ver a seguir quais são os efeitos benéficos da moringa para diabetes e também quais são as formas que pode consumir.

Benefícios da planta moringa para diabetes

São muitas as doenças que a moringa pode tratar, por ser uma planta riquíssima em vitaminas, minerais ácidos graxos e aminoácidos essenciais para a manutenção da saúde. Ela revitaliza as células, cicatriza feridas, alivia dores por causa do efeito anti-inflamatório, equilibra a pressão e muito mais. Veja a seguir quais são os efeitos específicos da moringa para diabetes.

1. Regulariza o funcionamento do pâncreas

Quem tem diabetes sabe que o pâncreas é o órgão responsável pela produção de insulina, que é o hormônio responsável pela absorção e distribuição da glicose. Então, para os casos de diabetes por falta de produção de insulina, a moringa pode ajudar, pois estimula o bom funcionamento do pâncreas, permitindo que melhore sua produção.

2. Atua como hipoglicemiante

Justamente por estimular o pâncreas a funcionar melhor e a produzir a insulina necessária, a moringa acaba contribuindo na redução dos níveis de glicose no sangue. É disso que os diabéticos precisam para se manterem bem.

3. Estimula a perda de peso

Por conta do ácido clorogênico que há na moringa, que é a mesma substância que age no controle da glicose, a planta também ajuda a emagrecer. Esse fator é muito importante para diabéticos, pois a obesidade piora todos os sintomas da doença e aumenta o risco de infarto e derrame.

4. Fortalece o organismo

Como é uma planta cheia de vitaminas e minerais, a moringa para diabetes é importante, pois mantém o organismo equilibrado e mais saudável. Assim é mais fácil controlar e prevenir os sintomas da doença. É claro que, para isso, é necessário manter todas as recomendações médicas, como uma alimentação especial e a prática de atividade física.

Como tomar?

Agora que já conhece os benefícios da moringa para diabetes, veja quais são as formas em que a planta é comercializada e como pode consumir.

1. Chá de moringa

A forma mais comum e prática de consumir a planta é fazendo um chá. É possível utilizar as folhas frescas ou desidratadas. Só precisa adicionar 1 colher de sopa de folhas picadas de moringa em 1 xícara de água fervida. Deixar em infusão até amornar, coar e beber. Consulte seu médico para saber qual é a dose recomendada para o seu caso.

2. Moringa em pó

Outra forma de encontrar a moringa para comprar é na forma de pó. Pode adicionar nas comidas e bebidas, mas assim como para o chá, é importante que tenha recomendação médica para saber a quantidade que deve tomar.

3. Moringa em cápsula

Além do pó, existem também as cápsulas de moringa. Elas também devem ser recomendadas pelo médico, já que a pessoa diabética precisa ter muito cuidado com o que vai consumir. Normalmente essas cápsulas são tomadas junto com o café da manhã.

Contraindicações da moringa

A planta não é recomendada para gestantes nem lactantes. Pessoas com problemas de coagulação também devem evitar, já que a planta possui efeito anticoagulante. Por fim, não devem tomar a moringa também as pessoas que fazem uso de medicamentos para dormir.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os efeitos desejados, inclua o uso da planta em uma dieta saudável, com a prática de atividade física, e pergunte ao médico qual é a dose recomendada para o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

suco de abacaxi

Benefícios e como fazer suco de abacaxi

atrofia vaginal

O que é, sintomas e tratamento para atrofia vaginal