em

5 Benefícios da moringa para a saúde

Veja como usufruir desse poderoso nutriente em sua casa
benefícios da moringa
Crédito: Pxhere

Já pensou em uma planta que possuísse diversos benefícios para a saúde? A moringa é uma árvore típica do clima tropical, sendo nativa de regiões da Ásia e da África. O mais interessante é que diversas partes dessa árvore podem ser utilizadas para propósitos medicinais, desde as raízes até as flores e frutos.

Benefícios

Essa árvore pode enganar, mas possui diversos benefícios para a saúde, sendo usada historicamente para diversos propósitos medicinais, em um tratamento natural e eficaz. Confira abaixo quais são seus benefícios.

1. Protege o estômago

Ela é muito eficaz para o tratamento de desordens abdominais, como a constipação forte, gastrite e colite ulcerativa, pois ela possui diversos isotiocianatos muito eficazes para a proteção estomacal.

O extrato dessa árvore é bastante rico em diversas propriedades naturais que podem inclusive substituir antiácidos e anti-histamínicos artificiais disponíveis comercialmente. Porém, vale lembrar que antes de realizar essa substituição, um médico deve ser consultado.

2. Preserva a pele

O óleo dessa árvore é extremamente benéfico para a pele. Isso porque ela possui, em suas propriedades, fortes efeitos hidratantes e desintoxicantes. Eles são capazes de ajudar a neutralizar os efeitos de poluentes nocivos, fato que previne a formação de rugas e retarda o envelhecimento prematuro.

O alto teor de proteína dessa árvore também ajuda na proteção das células dérmicas de danos causados por metais pesados, o que reduz consideravelmente o desgaste causados por eles.

3. Previne o diabetes

Seu consumo é ótimo para quem sofre de diabetes tipo 1 e 2, pois ela pode impulsionar naturalmente o sistema imunológico, que geralmente se torna comprometido nos portadores desta doença.

O diabetes também costuma causar uma série de problemas circulatórios, que podem ser evitados com o consumo de anti-inflamatórios naturais, como esta planta.

Sem falar que a moringa é rica em magnésio, potássio, cromo e zinco. O zinco, para quem tem diabetes, é vital, pois possui importantes funções envolvendo a insulina. Além disso, ela reduz os níveis de glicose no sangue, açúcar e proteínas na urina em indivíduos diabéticos, fato que provoca uma melhora acentuada nos níveis de hemoglobina e teor de proteína total nos diabéticos.

4. Fortalece os ossos

O óleo dessa árvore é muito importante para a manutenção da saúde dos ossos, pois esse ingrediente é muito rico em minerais essenciais, como cálcio e fósforo.

Ela também possui propriedades anti-inflamatórias, que são eficazes no tratamento de doenças ósseas, como a artrite, ajudando a curar também em casos de fratura mandibular óssea ou maxilar.

5. Ajuda a combater a hipertensão

Essa planta também é eficaz para a manutenção de níveis ótimos de pressão de sangue no corpo. Ela possui fortes componentes bioativos, como isotiocianato de niaziminin, responsáveis por evitar o espessamento das artérias e reduzir o risco de desenvolvimento de hipertensão pulmonar.

Conheça 7 chás para hipertensão e seus benefícios.

Propriedades nutricionais

propriedades moringa
Crédito: Wikimedia Commons

É um superalimento denominado de “árvore da vida” e extremamente rica em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano. Confira abaixo quais são os nutrientes que esse poderoso ingrediente pode fornecer para você:

  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Fósforo;
  • Proteína;
  • Potássio
  • Sódio;
  • Zinco;
  • Cálcio;
  • Vitamina A;
  • Vitamina B;
  • Vitamina C;
  • Vitamina D;
  • Tiamina;
  • Niancina;
  • Riboflavina;
  • Flavonoides;
  • Luteína.

Emagrece?

Sim, a moringa pode emagrecer! Isso porque vêm surgindo cada vez mais estudos confirmando que as folhas dessa árvore podem ser consumidas para estimular o metabolismo, aumentando a queima de gordura pelo corpo.

Além disso, por possuir minerais essenciais, como o zinco, ela ajuda a estabilizar o teor de açúcar no sangue.

Desse modo, é excelente para auxiliar no emagrecimento, se unida a uma alimentação saudável e uma rotina bem elaborada de exercícios físicos, queimando as calorias de um modo mais eficaz.

Como consumir

Existem diversas opções para seu preparo, podendo-se usar as suas folhas frescas ou secas em refogados, sopas ou mesmo cruas, em saladas, pois essas folhas possuem um sabor muito parecido com o do espinafre. É por isso também que é possível substituir o espinafre por ela em receitas já tradicionais.

Essas folhas também podem ser usadas em chás e moídas e adicionadas a bolos e tortas, tornando-os uma excelente opção de lanche saudável.

Seus sementes podem ser torradas, colocando-as no forno. O óleo presente nelas também pode ser extraído, para cozinhar.

Contraindicações

Essa planta não deve ser consumida por gestantes, pois pode gerar diversas contrações no útero, resultando em um parto prematuro. Além disso, se consumida em excesso, pode gerar diarreias, queda nos índices de glicemia e náuseas.

Receita de arroz de moringa

Ingredientes

Arroz: 1 xícara (chá);
Folhas frescas de moringa: a gosto;
Água: 500 ml;
Caldo de galinha: a gosto;
Cebola: 1 unidade média;
Azeite: quanto baste;
Sal: a gosto.

Modo de preparo

  1. Refogue a cebola no azeite até ficar macia;
  2. Acrescente a água e o caldo;
  3. Quando ferver, coloque o arroz e deixe em fogo brando;
  4. Quando o arroz estiver quase cozido, adicione as folhas de moringa;
  5. Mexa com uma colher de pau, tampe a panela e reduza o fogo;
  6. Retire do fogo assim que o arroz estiver cozido.

Saiba como fazer o chá de moringa no vídeo

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

como rezar o terço
Como rezar o terço corretamente
aquecimento global pode levar a falta de cerveja no mundo
Aquecimento global pode levar à falta de cerveja no mundo