Moradia por assinatura
Crédito: Freepik

Moradia por assinatura: veja as vantagens e desvantagens

Confira se esse é o modo de morar que você estava procurando para o seu estilo de vida prático e moderno

Publicidade

Sabemos que é possível comprar uma residência, morar de aluguel ou pagar para se hospedar temporariamente em algum lugar. Mas, moradia por assinatura é nova, você já ouviu falar? Veja agora como é que funciona.

A moradia por assinatura é, na verdade, uma hospedagem prolongada. É uma forma que os proprietários estão encontrando de aumentar os rendimentos de seus imóveis oferecidos em plataformas do tipo Airbnb, mas que estão meio parados nessa época de pandemia.

Para eles é uma ótima ideia, e pode ser uma ótima opção para o público certo. Confira as vantagens e desvantagens, e veja se viver dessa forma combinaria com você.

Veja também: Coliving: a tendência de viver de forma compartilhada

Publicidade

Vantagens da moradia por assinatura

A principal vantagem da moradia por assinatura é que não existem aquelas diversas burocracias que se tem ao alugar ou comprar um imóvel. A ideia é justamente oferecer praticidade.

Sem burocracias

A contratação dessa “assinatura” ocorre semelhante ao processo de aluguel de um imóvel por plataformas tipo Airbnb: tudo on-line, com agilidade e praticidade.

Não precisa comprovar renda, pagar caução, ter fiador nem apresentar uma série de documentos.

Só precisa escolher o imóvel, conversar com o responsável sobre as condições e fazer o pagamento adiantado com seu cartão de crédito ou débito.

Publicidade

Boa localização

Mais uma vantagem é que o tipo de imóvel disponível na moradia por assinatura costuma estar bem localizado. Os locadores sabem que seu público-alvo nem sempre tem carro próprio e precisa de uma rotina prática, vivendo próximo dos serviços necessários no dia a dia.

Possibilidade de serviços extras

Semelhante a um hotel, algumas opções de moradia por assinatura oferecem serviços extras, alguns já inclusos no preço da assinatura, outros com pagamento separado.

São serviços que facilitam a vida, como lavanderia, arrumação do quarto, faxina e café da manhã. Claro, tudo isso vai encarecer a assinatura, mas é uma possibilidade interessante para quem tem uma vida muito corrida.

Publicidade

Taxa única

Apesar da possibilidade de contratar serviços extras quando você faz a assinatura, o básico está incluso, da mesma forma que estaria num aluguel por temporada. Você não precisa pagar condomínio, IPTU, internet nem tv a cabo, dependendo da oferta do locador.

Entrar e morar

Por fim, a opção de moradia por assinatura é vantajosa para quem não pretende comprar mobília nem fazer qualquer tipo de alteração no imóvel. Ele já é mobiliado e equipado, às vezes até com roupas de cama e toalhas, só para chegar e morar.

Veja também: Ecovila: conheça esse jeito sustentável de viver

Desvantagens da moradia por assinatura

Como viu, a moradia por assinatura é basicamente alugar uma residência por Airbnb ou um quarto de hotel por tempo prolongado. Então, também existem as desvantagens, dependendo do objetivo de cada pessoa.

Publicidade

Preço alto

Sabemos que os preços para ficar num hotel ou numa residência de Airbnb variam muito de acordo com o Estado, a cidade e o imóvel em si. Mas, não é tão barato. De modo geral, os preços de moradia por assinatura começam em R$ 900 e é bem importante ter certeza de tudo o que está incluso, o que pode e não pode fazer, evitando multas.

Nada de alterações

Se você é o tipo de pessoa que chega para morar num lugar e já começa a mudar a cor das paredes, pendurar quadros e prateleiras, talvez esse modelo de moradia não seja o ideal para você.

Afinal, nesse sentido, funciona como em hotel e Airbnb: você não pode mudar nada, apenas chegar e usufruir do jeito que lhe foi entregue. Claro, existem exceções, como quando a assinatura for para mais meses e o locador concordar com alguma mudança específica.

Publicidade

A assinatura não é tão prolongada

Quando você aluga uma casa pelo método tradicional, existem muitas burocracias porque será permitido fazer alterações (deixando tudo do jeito que estava depois que sair do imóvel) e porque o tempo é de, pelo menos, um ano.

Então, a opção de moradia por assinatura pode não ser a melhor escolha para quem pretende se fixar em algum lugar, sem data para mudança.

Os contratos costumam ser mais curtos. Sendo assim, se você pretende apenas morar por um ou alguns meses, sem precisar investir em mais nada, você é o público ideal para esse modo de morar.

Publicidade

Veja também: Nômades digitais: vantagens e desvantagens desse estilo de vida

Onde contratar a moradia por assinatura?

A moradia por assinatura ainda é novidade no Brasil, mas já existem algumas empresas que oferecem.

Entre as mais populares estão a Housi, com mais de 50 mil imóveis disponibilizados na plataforma, a Nomah, com cerca de 400 apartamentos para locação na cidade de São Paulo com opções de diárias e longas estadias e, também, a Casai, uma empresa com imóveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Cidade do México.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM