mitos sobre plantas e jardinagem
Crédito: Freepik
em

5 Mitos da jardinagem que podem atrapalhar seu cultivo

Se você deixa de ter plantas em casa com medo desses mitos, chegou a hora de desvendá-los

O cultivo de plantas é uma mistura de boas técnicas com intuição e envolvimento. Para ter sucesso, você precisa ter amor pelo que faz, ainda que seja um hobby. É normal que, no começo, você cometa erros e deixe algumas plantas morrerem.

Com o tempo você vai aprendendo os cuidados que cada planta gosta, pois não existe regra e padrões para tudo. Cultivar plantas é um processo de paciência e carinho. Então, veja quais são os mitos da jardinagem que você deve parar de acreditar e, assim, deixar o medo de lado.

1. Plantas no quarto fazem mal à saúde

Esse é um mito difícil de quebrar. O que você precisa levar em consideração é a quantidade de plantas no quarto com relação ao tamanho do ambiente. Durante o dia a planta vai gerar oxigênio. À noite, ela vai consumir oxigênio numa quantidade semelhante a uma pessoa.

Então, considere que, para cada planta no quarto, seria como ter mais uma pessoa respirando o mesmo ar. Pelo menos uma plantinha pequena pode ter sem medo.

Plantas para ter no quarto e dormir melhor

2. Preciso regar as plantas todos os dias

Se você deixa de cultivar plantas por achar que precisa dar água para elas todos os dias, e não vai ter tempo ou se lembrar, saiba que esse é mais um mito, ao menos parcialmente. Alguns tipos de plantas até precisam de água diariamente. Mas a maioria fica bem sendo regada uma ou duas vezes por semana. O intervalo é ainda maior no inverno. Então, o que deve fazer é pesquisar pelas espécies que precisam de menos regas.

3. Todas as plantas precisam ficar no sol

Assim como funciona com as regas, nem toda planta precisa de sol o dia inteiro. Aliás, várias espécies sequer precisam pegar sol, desde que fiquem em um ambiente claro, onde tenham algumas janelas. Então, não deixe de cultivar plantinhas só porque não bate sol no se apartamento.

Veja algumas plantas que não precisam de sol para viver.

4. Depois de 1 ano preciso trocar as plantas de vaso

A troca de vasos é variável, assim como tudo que tem a ver com plantas. Cada uma delas tem suas próprias necessidades. Você deve trocar uma planta de vaso quando percebe que ela está apertada no vaso atual, desproporcional ao tamanho dele.

Se o vaso estiver estufado, rachado ou as raízes estiverem saindo por baixo, são sinais que a planta precisa de um espaço maior, e isso pode levar meses ou anos.

5. Qualquer terra serve para o plantio

Não é verdade. Você pode ter a coincidência de plantar suas plantas em um mesmo tipo de terra e elas vingarem muito bem. Mas cada planta necessita de um tipo de substrato com determinados nutrientes, mais leve ou mais pesado. Antes de plantar, pesquise qual é a melhor mistura de terra para a espécie que deseja cultivar.

fotos sessenta anos casados

Casal faz lindo ensaio de 60 anos de casamento e comove a internet

transformações cabelos cacheados

17 Transformações maravilhosas de quem é cacheada