em

3 Misturas para limpar sofá que você precisa ter em casa

Veja quais são as misturas mais simples e mais eficientes para a limpeza de sofá.
misturas para limpar sofá
Crédito: Freepik

Cuidar da casa exige conhecer uma série de segredinhos, macetes e receitinhas que deixam o trabalho mais prático. Um bom exemplo são as misturas para limpar sofá que são tiro e queda na sujeira e no odor desagradável. Confira quais são e faça em casa, pois já deve ter a maior parte dos ingredientes na cozinha.

3 Misturas caseiras para limpar sofá

Tem determinados ingredientes que estão em todas as misturas para limpar sofá. Eles são bactericidas, desinfetantes e neutralizadores de odores. Então é possível fazer várias combinações, mas sempre com atenção à quantidade correta de cada um.

1. Receita de misturinha 3 em 1

Essa é uma mistura muito fácil de fazer e é realmente boa. Tem esse nome porque o vinagre consegue três resultados maravilhosos na limpeza do sofá, que são desinfetar, neutralizar odores e amaciar o tecido. Utilize em tecido comum, linho e veludo.

Ingredientes

  • Água morna: 1 litro;
  • Vinagre branco: 250 mililitros.

Modo de preparo e utilização

1. Tão fácil quanto a lista de ingredientes é preparar a mistura. Só precisa aquecer a água e depois misturar o vinagre. Pode colocar em um borrifador ou só em um potinho mais aberto para ir umedecendo uma esponja ou escovinha.

2. Primeiro remova a sujeira mais grossa do sofá com um aspirador ou escova que costuma usar.

3. Depois aplique a mistura e passe um pano ou a escovinha macia no sentido das fibras do tecido. Deixe secar naturalmente, em ambiente arejado.

2. Receita para sofá cheiroso e macio

Nessa segunda opção das misturas para limpar sofá o vinagre vai neutralizar os odores que estão no estofado e o bicarbonato vai fazer uma limpeza mais profunda. Ao mesmo tempo, o amaciante vai deixá-lo mais cheiroso, macio e o álcool vai fazer tudo secar mais rápido.

Ingredientes

  • Amaciante de roupas: 1 colher de sopa;
  • Bicarbonato de sódio: 1 colher de sopa;
  • Água: 1 litro;
  • Vinagre branco: meio copo;
  • Álcool: um quarto de copo.

Modo de preparo e utilização

1. Em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture bem. Transfira a mistura para um borrifador.

2. Passe uma escova ou o aspirador no sofá todo, até nos cantinhos, para remover toda a sujeira mais grossa e solta na superfície.

3. Depois, borrife a mistura no sofá todo, sem deixar ficar em excesso em alguma parte. Então é só deixar secar naturalmente, sem que ninguém sente nele até que esteja totalmente seco.

3. Receita para tecidos que precisam de cuidados especiais

O couro, o corino e a napa precisam ser mantidos hidratados para não racharem e desbotarem, o que quer dizer não usar abrasivos ou ressecadores. A camurça é ainda mais sensível a produtos. Então embora sejam especiais, os cuidados são mais simples para esses tipos.

Ingredientes

  • Água: quanto bastar;
  • Detergente neutro: quanto bastar.

Modo de preparo e aplicação

1. Para essa receita a água pode ser fria. Misture uma quantidade de água que for necessária, com o detergente, em uma proporção de 1 litro de água para 2 colheres de sopa de detergente. Coloque a mistura em um potinho ou em um borrifador.

2. Depois de limpar o sofá com um aspirador, aplique a mistura, sem deixar acumular muito em uma mesma parte. Não deve molhar demais.

3. No couro, corino ou napa, passe um pano limpo para espalhar bem. Na camurça, espalhe com uma escovinha bem macia, própria para esse tecido. Deixe secar naturalmente.

Cuidados a ter na limpeza do sofá

cuidados ter ao limpar sofá
Crédito: Freepik

Além de utilizar essas simples e poderosas misturas para limpar sofá, há outros cuidados que pode ter para manter o seu estofado sempre bonito, macio e cheiroso.

  • Sempre que aplicar qualquer mistura no sofá, cuidado com a quantidade. Deve ser sempre uma camada bem fina e bem espalhada;
  • Depois de aplicar alguma mistura, deixe o sofá secando na sombra para não correr o risco de desbotar com o sol direto;
  • Tenha sempre lenços umedecidos por perto para uma limpeza emergencial de coisas pastosas e cremosas. Papel-toalha também, quando é preciso remover o excesso de algum líquido.
  • Para garantir a hidratação do couro, a cada três meses faça uma aplicação de vaselina ou silicone líquido em todo o sofá, utilizando uma flanela.
  • Se possível, impermeabilize seu sofá, não importa de qual tipo de tecido ele seja feito. Essa é a maneira mais eficaz de evitar manchas e odores. Mesmo assim, mantenha-o sempre limpo para durar mais.

Se você tiver animais de estimação em casa, aproveite para saber como escolher tecido resistente a gato e cachorro para sofá e cortina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

abacate engorda
Afinal, abacate engorda ou não?
congelar abacate
Como congelar abacate do jeito certo e a descongelar também