em ,

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Miojo faz mal: sim ou não?

Será que macarrão instantâneo faz muito mal ou dá para abrir alguma exceção pela praticidade?
miojo faz mal
Crédito: Wikimedia Commons

Apesar de ser prático e barato, o Miojo faz mal, sim. É prejudicial à sua saúde, pois além de ser um alimento processado, é cheio de produtos químicos que não são benéficos e nem digeríveis pelo corpo.

Entre vários problemas, este macarrão pode causar alteração no metabolismo, que prejudica, essencialmente, mulheres. O seu índice glicêmico, as gorduras saturadas e o sódio são também muito altos.

Além disso, você sabia que muita gente come macarrão instantâneo porque gosta do sabor artificial, mas que exatamente o tempero pode causar dependência?

O produto prejudicial, presente na maioria destes macarrões, é o TBHQ, presente também na composição de nuggets de frango, batatas fritas, pipocas para microondas, pizza congeladas, pães e massas industrializados e rações para animais.

Mesmo depois de duas horas de digestão, ele continua incrivelmente intacto no estômago, muito mais do que outras massas.

Isto pode provocar uma sobrecarga no sistema digestivo, que tem de trabalhar por horas para digerir este tipo de comida, altamente processada.

Quando a comida permanece tanto tempo no seu aparelho digestivo, prejudica também a absorção de nutrientes.

Além de que, os aditivos que se encontram na composição de alimentos deste gênero, incluindo o conservante tóxico TBHQ, ficam impregnadas no seu estômago. E ainda não se conhece o prejuízo causado por esta exposição prolongada.

Comer Miojo faz mal à saúde?

miojo faz mal sim ou não
Crédito: Pxhere

Será que é tão ruim assim? Talvez até seja pior do que você imagina.

1. Reduz a produtividade

Foi realizado um estudo na Universidade de Queensland que comparou o efeito do consumo de macarrão instantâneo e de maconha em um grupo controlado.

A metade consumia diariamente o macarrão e outra, a maconha. Os primeiros tiveram queda de produtividade de 12% ao final do período, enquanto que o grupo da maconha, a queda foi de 2%.

2. Contém TBHQ

Como já foi dito anteriormente, o terc-butil hidroquinona, mais facilmente chamado de TBHQ, é um conservante muito forte, utilizado na indústria de alimentos. Ele está presente em quantidades significativas no macarrão instantâneo.

O TBHQ pode dar origem a doenças como o câncer, alterações na estrutura do DNA, zumbidos nos ouvidos, enjoos e até alucinações.

3. Síndrome metabólica

Ingerir periodicamente o macarrão instantâneo aumenta bastante as chances de se desenvolver a síndrome metabólica, que eleva as chances de problemas no coração, derrames e diabetes.

4. Sal em excesso

Ok, isso pode não ser um problema tão grave, você deve estar imaginando. Mas sabia que o tempero do macarrão instantâneo pode conter o sal a ser consumido em um dia inteiro?

Esse foi o resultado de um estudo realizado pela ProTeste, ligada à Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, com 10 marcas diferentes, no Brasil.

O consumo exagerado de sal aumenta as chances de se desenvolver doenças do coração, pressão alta e muitas outras.

5. Glutamato monossódico

O famoso realçador de sabor é conhecida por deixar o organismo viciado em um alimento, podendo causar diversos males ao organismo, como fortes dores de cabeça, enjoo, dores no peito, sudorese e muito mais.

Para você ter uma ideia, algumas marcas continham cerca de 23% do conteúdo do macarrão instantâneo de glutamato monossódico, uma quantidade absurda.

Contraindicações do Miojo

Hipertensos

O Miojo faz mal para pessoas que sofrem com pressão alta, dada a quantidade de sal presente nele.

Pessoas com câncer

O organismo da pessoa com câncer está lutando contra células cancerosas e tentando lidar com todos os efeitos colaterais do tratamento. Dessa forma, para evitar ainda mais inflamações e liberação de radicais livres, é interessante evitar o consumo.

Diabéticos

Dada a presença do xarope de milho e da própria massa em si, os diabéticos não devem consumir macarrão instantâneo.

Receita de macarrão rápido saudável

Agora que você já sabe que o Miojo faz mal, que tal aprender a fazer um substituto igualmente prático? Essa receita de macarrão rápido de frango cremoso, fica pronta em no máximo 10 minutos e é muito gostosa e saudável.

Ingredientes

Macarrão cabelo de anjo: 2 rodelas;
Frango desfiado: ½ xícara (chá);
Tomate em cubos: ½ xícara (chá);
Milho: ½ xícara (chá);
Requeijão cremoso: 1 colher (sopa);
Molho de tomate: ½ copo;
Sal, açafrão, pimenta e temperos: a gosto.

Modo de preparo

  1. Refogue o frango com o tomate e o milho;
  2. Coloque os temperos e adicione o molho;
  3. Quando estiver fervendo, coloque o macarrão;
  4. Deixe cozinhar, desligue e adicione o requeijão.

Quer outra receita para substituir o Miojo? Veja no vídeo uma receita de um macarrão delicioso que só suja uma panela!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de 3, esposa em treinamento há mais de 2 décadas, nerd assumida e karateca por paixão, é formada em administração e marketing, mas ama mesmo escrever. Procura as melhores informações e compartilha tudo com você, tentando deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

máscara de pepino
Como fazer e benefícios da máscara de pepino para pele
brincadeiras folclóricas
10 Brincadeiras folclóricas para se divertir