método tabata
Crédito: Freepik
em

Método Tabata: veja como fazer treinos intensos e eficazes

Não aguenta ficar uma hora inteira se exercitando? Veja como fazer treinos eficazes de apenas 4 minutos por dia

Quem gosta de manter a saúde do corpo por meio de alimentação saudável e prática de atividade física está sempre em busca de novas opções. No caso dos exercícios, o Método Tabata é um protocolo de treino que está cada vez mais popular. Já ouviu falar? Saiba mais sobre ele e veja como iniciar.

Veja também: exercícios para afinar os braços

O que é o Método Tabata?

O protocolo Tabata tem esse nome porque foi desenvolvido por Izumi Tabata, um japonês que estava pesquisando como melhorar os treinos de velocidade da equipe de patinação japonesa.

Esse método consiste em realizar treinos intervalados e de alta intensidade para trabalhar o sistema cardiorrespiratório com eficiência, junto do trabalho de força e resistência. Se feito corretamente é possível aumentar o gasto energético.

Os treinos têm duração média de 4 minutos no total, sendo que a cada 20 segundos fazem-se exercícios intensos e a cada 10 segundos faz-se um descanso. São 8 repetições dessa mesma sequência.

Assim como qualquer outro tipo de exercício, se você não tiver prática, precisa de acompanhamento profissional para evitar lesões e garantir um bom resultado.

Treino Tabata emagrece?

O treino Tabata sozinho não faz você emagrecer, mas ajuda muito quando é inserido em um estilo de vida saudável. Como ele acelera a queima de calorias e gorduras, ele faz você se ver livre dos quilinhos extras em menos tempo.

Mas, para isso, vai precisar de rigor para fazer o exercício todos os dias, ao mesmo tempo em que mantém uma alimentação saudável e equilibrada. Para ter melhores resultados, consulte um nutricionista e faça uma dieta especial para o seu estilo de vida e as necessidades do seu corpo em particular.

Como fazer?

Agora que já sabe do que se trata, chegou a hora de ver como é que se faz. É importante saber que existem vários exercícios para praticar esse tipo de treino. Inclusive aqueles tradicionais que se faz em casa mesmo, como agachamento, flexão e abdominal. O que vai diferenciar é a forma de fazer, seguindo o protocolo Tabata dos 4 minutos de treino intenso e intervalado.

A escolha vai ser feita junto com o seu treinador, pois vai depender da sua condição física. É mais importante fazer um exercício simples com perfeição do que tentar um mais difícil que não vai ser eficaz. Veja alguns exemplos:

1. Método Tabata para pernas

Veja no vídeo abaixo um exemplo do método fazendo uma série de exercícios para as pernas. É uma forma de trabalhar todos os músculos dessa região em pouco tempo e com bastante eficiência por causa da intensidade oferecida.

2. Protocolo Tabata para braços

Está com a pele do braço flácida e já bateu o desespero? Aplique também o Protocolo Tabata para os tríceps em 8 séries de 20 segundos cada com o descanso de 10 segundos entre cada uma. Confira no vídeo quais são os melhores exercícios para os tríceps.

3. Teino Tabata para abdômen

Nessa opção de treino você irá fortalecer a musculatura da região abdominal com 2 tipos de exercícios que pode fazer em casa. Um deles é a escalada e o outro é o abdominal completo. Veja o exemplo no vídeo para fazer essas duas aplicações com os intervalos corretos.

danette caseiro

Como fazer Danette caseiro para uma sobremesa barata e deliciosa

controlar a raiva

Como controlar a raiva para viver mais tranquilo e feliz