método oosouji como praticar
Crédito: Freepik
em

Método Oosouji: já pensou em aderir à tradicional faxina de fim de ano japonesa?

A clássica faxina de fim de ano pode ser preparada com antecedência para que toda a família participe e a casa fique “um brinco”

Se você gosta de conhecer sobre o estilo de vida dos japoneses, já deve ter visto pela internet que nas escolas do Japão é comum ensinar aos alunos o hábito da limpeza, e tudo é feito em conjunto. Os próprios alunos ajudam a manter a escola limpa, e não é apenas jogando o lixo nas lixeiras, mas inclusive fazendo a faxina nos banheiros.

Um dos hábitos milenares no Japão, que está relacionado à limpeza é o ritual Oosouji, que significa “faxina grande”. É aquela clássica faxina de fim de ano, mas feita de forma bastante detalhada, tanto em casa quanto no local de trabalho, nas escolas e até nas ruas.

A ideia é fazer uma limpeza profunda, também aproveitar para desapegar de objetos não mais usados e promover uma purificação espiritual para o novo ano que está chegando. Para os japoneses é um ritual para receber o “Deus do ano novo”.

Nenhum cantinho é esquecido

Crédito: Reprodução

No ritual Oosouji o procedimento precisa ser feito aos poucos, com paciência, porém, com eficiência. Para que cada espaço seja realmente limpo, é preciso esvaziá-lo: tirar todos os objetos e móveis possíveis, e limpar tudo muito bem.

Um momento de renovação

Já que será feita essa faxina detalhada, é interessante aproveitar para jogar fora o que não presta e doar o que não está sendo usado. Também é uma boa oportunidade para fazer pequenos reparos e trocar alguns objetos ou mudar a decoração.

Pode levar alguns dias

Crédito: Reprodução

Esse tipo de faxina não é das mais rápidas, e isso vai depender do tamanho do local, do nível de sujeira acumulada e da quantidade de objetos para tirar do lugar e permitir que a limpeza seja feita com perfeição.

O fato é que essa faxina pode levar uns 2, 3 ou 4 dias, ou até mais, e isso é normal. Então, você pode se programar e fazer um planejamento de limpeza profunda antes de começar, determinado a ordem dos cômodos e o que será feito em cada um. Assim vai garantir a eficiência do processo.

Uma oportunidade para ensinar valores aos filhos

Aderir ao método Oosouji é também uma oportunidade de ensinar aos filhos o valor do lar e de cada um dos pertences que eles têm o privilégio de ter em casa.

Além disso, é uma ótima maneira de ensinar como é bom fazer um trabalho em equipe, no qual todos se sentem ajudados, valorizados e orgulhosos com o resultado que conseguiram juntos.

Fora isso, as crianças e jovens também se acostumam a gostar de ambientes limpos e organizados, e entendem que esse bem-estar depende do esforço deles, sem nunca esperar pelos outros.

Uma faxina organizada

Como já foi dito, para que esse tipo de faxina seja feito com perfeição, leva alguns dias. Então, se você não é acostumado com um método de limpeza semanal e nem sabe por onde começar, aproveite para conhecer o Método Fly Lady de organização da casa.

como clarear unhas amareladas

Unhas amareladas? Veja essas dicas de como clarear

receitas com azeitona

7 Receitas com azeitona para todas as ocasiões