método fly lady
Crédito: Freepik
em

Conheça o Método Fly Lady de organização da casa

O Método consiste em não se sobrecarregar de tarefas, todas de uma só vez. Aprenda a organizar o seu tempo em primeiro lugar

O Método Fly Lady de organização foi criado por uma norte-americana que assina com esse mesmo nome. Consiste em fazer lembretes diários e criar rotinas para a organização dos ambientes, de modo a manter a casa sempre em ordem e não ficar perdendo tempo com longas faxinas. Portanto, é um método que funciona tanto para pessoas que estão com a casa virada em um caos quanto para aquelas que já são organizadas, mas sabem que podem melhorar.

Toda a explicação sobre o Método está no site flylady.net, mas tudo em inglês. Se você quiser também pode ver atualizações através da página no Facebook, que também é em inglês, mas com as traduções automáticas. Então, saiba agora o básico sobre esse método e veja se ele encaixa no seu estilo de vida.

Rotinas do Método Fly Lady

Para começar, o Método propõe a criação de duas rotinas, que incluem cuidados com você mesmo: uma para quando acordar e outra para antes de dormir. Quando você cria rotinas e as repete todos os dias, acaba entrando no piloto automático. Com o tempo, a organização diária vai ser um hábito bem simples de manter.

O site Vida Organizada, da Thais Godinho, oferece um exemplo de cada rotina, veja só:

Rotina matinal:

  • Levante-se e pese-se na balança;
  • Tome uma ducha e vista-se, inclusive com sapatos, mesmo que não vá trabalhar;
  • Dê uma geral no banheiro enquanto está lá;
  • Coloque a roupa na máquina de lavar, se necessário;
  • Dê uma última olhada na agenda para ver se não tem algo que esqueceu;
  • Tome o seu café da manhã e tome os seus remédios;
  • Beba água;
  • Saia de casa (se você for trabalhar).

Rotina noturna:

  • Separe a roupa que usará no dia seguinte. Se for perder tempo com isso, melhor agora que amanhã pela manhã, quando estiver com pressa.
  • Tire alguns minutos para você mesma. Faça as unhas, leia algum livro, passe um creme nos pés, enfim, use da melhor forma possível esse tempo, mas é importante tê-lo todos os dias.
  • Confira a sua agenda do dia seguinte. Precisa comprar alguma coisa? É aniversário de alguém? Tem algum compromisso importante?
  • Passe 5 minutos (apenas 5, contados no cronômetro) arrumando o que está fora do lugar.
  • Faça sua pia brilhar.
  • Lave o rosto, passe creme, escove os dentes e os cabelos.
  • Vá para a cama em uma hora decente. Seu corpo precisa descansar.

Faça o Declutter

O que a Fly Lady chama de declutter é traduzido como “destralhar”. Ou seja, liminar da sua casa tudo o que não tem utilidade. Esse é o primeiro passo antes de pensar em criar rotinas de faxina. De acordo com o método, você precisa fazer isso, simplesmente porque não é possível organizar “tralhas”.

Então, para aderir ao método, sua primeira atitude é separar 15 minutos do seu dia (coloque o cronometro para funcionar) para eliminar tralhas da sua casa. Coloque-as no lixo ou para doação, mas livre-se do que não utiliza.

É importante não ultrapassar os 15 minutos para você perceber quanta coisa útil consegue fazer nesse tempo, sem perder metade do seu dia em uma única atividade. Trata-se de uma mudança de hábito no seu cérebro, que vai ocorrer dia após dia, quando começar a praticar.

Quando chegar o dia em que você conseguir se livrar de todo o lixo que está pela casa (faça um pouco todos os dias), então é hora de seguir adiante.

Divisão da casa por zonas

Para facilitar a sua organização mental das tarefas diárias, comece dividindo sua casa por zonas. O Método Fly Lady sugere a seguinte divisão, que você vai adaptar conforme a quantidade de cômodos da sua casa:

  • Zona 1 (varanda, entrada e sala de jantar);
  • Zona 2 (cozinha, área de serviço e quintal);
  • Zona 3 (banheiro e segundo quarto);
  • Zona 4 (quarto principal);
  • Zona 5 (sala de estar).

A ideia é trabalhar cada semana do mês em uma zona, pois assim você não vai mais precisar limpar tudo de uma só vez, e a casa vai se manter limpa e organizada sempre.

Missão do Dia

Todos os dias você tem uma missão, que é uma tarefa rápida para fazer em 15 minutos na sua casa, ajudando a manter a organização. Você pode participar do grupo fechado do blog Vida Organizada no Facebook para receber suas missões diárias.

Limpeza detalhada por cômodo

Depois que você tiver a sua casa totalmente livre das tralhas, é hora de começar a limpeza detalhada por cômodos. Essa limpeza mais profunda consiste em varrer, aspirar, tirar pó, lavar, dobrar, tudo de acordo com a zona da casa que pertence àquela semana em questão. Ou seja, você vai fazer isso somente em algumas partes da casa.

Faça um diário da casa

Tenha um caderno ou uma planilha de excel, conforme preferir, onde você vai colocar todas as rotinas da sua casa, desde a sua divisão de limpeza por zonas até a rotina de menus da semana.

Coloque também detalhes sobre produtos de limpeza para comprar e o que mais estiver relacionado com sua rotina de organização. Ter isso tudo por escrito facilita muito e deixa sua mente mais tranquila para realizar outros compromissos da sua vida.

Instaure a técnica dos 15 minutos

Essa técnica de fazer as coisas em 15 minutos é um coringa muito útil para sua vida. Não serve só para o declutter mencionado antes, mas também para outras tarefas. Assim, você se compromete a dar o seu melhor na organização de algo durante 15 minutos, e depois para. O que não deu, tudo bem. Tem outras coisas precisando de atenção.

Agora é só começar. Esse Método pode ser inserido aos poucos na sua vida, pois nem todo mundo se adapta tão rápido. Comece fazendo a limpeza das tralhas, depois separando os ambientes para limpar a cada semana do mês, e tudo isso dividindo o tempo em 15 minutos por tarefa. Se você se adaptar, vai perceber uma grande mudança na sua rotina, inclusive vai valorizar mais o seu tempo livre e o seu próprio bem-estar, pois você merece.

Veja também: Qual deve ser o cheirinho da sua casa de acordo com sua personalidade?

cookie de cheesecake na travessa

Como fazer cookie de cheesecake na travessa

xuxa e sasha

Xuxa fala sobre criação de Sasha: “eu mimei demais”