menina passou cinco meses cega e voltou a enxergar
Crédito: Arquivo pessoal/Thamyres Ferreira da Silva
em

Após passar 5 meses cega, menina de 4 anos volta a enxergar

A mãe percebeu manchas brancas nos olhos da filha e, quando consultou um especialista, ela foi diagnosticada com catarata

No mês de janeiro, Thamyres Ferreira da Silva, mãe da pequena Maria Clara Silva Durval, percebeu que tinha uma mancha branca nos olhos da filha, de apenas 4 anos de idade. Então, ela tampou o olho direito da menina e perguntou o que ela via com o outro. Para a surpresa da mãe, Maria Clara disse que não via nada. Quando tampou o olho esquerdo, a pequena disse que via quase nada.

Imediatamente a mãe procurou ajuda na unidade de saúde de São Vicente (SP), onde a família mora. Da unidade, a criança foi encaminhada para o Hospital Municipal, onde foi atendida por um oftalmologista que a diagnosticou com catarata.

Crédito: Arquivo pessoal/Thamyres Ferreira da Silva

Em entrevista para o G1, Thamyres contou que estava desesperada, pois agora precisaria esperar vaga para operar a filha. Além dessa preocupação, tinha também a tristeza em ver Maria Clara perdendo a visão tão rapidamente e tendo que abandonar as atividades que mais gostava.

A pequena deixou de ir à escola e Thamyres parou de trabalhar para cuidar dela. Então, a mãe também resolveu fazer uma vaquinha online para começar a juntar dinheiro para a cirurgia.

Mas, para a alegria e alívio de todos, logo que o caso foi divulgado, um empresário se prontificou a ajudar. A família recebeu duas cirurgias gratuitas, uma para cada olho, feitas na Santa Casa de Santos pelo oftalmologista Marcos Alonso Garcia.

A primeira cirurgia aconteceu no dia 20 de abril, no olho esquerdo que estava mais danificado, e a segunda foi em 18 de maio, no olho direito. A pequena Maria Clara estava ansiosa, na expectativa de voltar a enxergar, e a mãe estava preocupada com que tudo corresse bem, já que se trata de uma cirurgia delicada.

No fim, tudo deu certo. A felicidade foi muito grande quando a pequena voltou a enxergar. “Foi muita emoção. Ficamos muito felizes quando ela percebeu que trocamos os móveis de lugar nesse tempo que ela ficou sem a visão”, contou Thamyres.

Com a vaquinha online, a família já havia conseguido doações no valor total de R$ 4.660,00. Como não precisou pagar pela cirurgia, a família vai usar o dinheiro para continuar o tratamento.

“Ela vai fazer o estímulo da visão, que o médico explicou que pode ter ficado ‘preguiçosa’ pelo tempo que os olhos ficaram sem estímulo. Também vai precisar de alguns medicamentos e óculos especiais. Então, todo o dinheiro vou usar nisso, o que vai nos ajudar muito porque estou desempregada. Sou muito grata a todos que ajudaram. Em um momento tão difícil como esse que vivemos da pandemia, isso nos trouxe muita esperança. Ela tá muito feliz”, concluiu a mãe.  

cachorro-quente de travessa

Receita prática e deliciosa: cachorro-quente de travessa

soul seat cadeiras para quem senta com as pernas dobradas

Soul seat: a cadeira para quem gosta de sentar sobre as pernas