queimadura com protetor solar
Crédito: Daily Post Wales
em

Menino tem queimadura de sol mesmo com protetor FPS 50

O protetor fator 50 foi reaplicado diversas vezes, mas não protegeu a criança

Publicidade

O uso de protetor solar é recomendado para evitar a queimadura, seja durante o versão ou inverno. Isso porque, ao contrário do que muitos pensam, não é o sol em si que queima, mas sim a radiação UV. De acordo com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a queimadura de sol é um dano “causado à pele através da radiação ultravioleta (UV) que, geralmente, aparece dentro de poucas horas após exposição excessiva à luz solar ou de origem artificial (como câmaras de bronzeamento)”.

E foi exatamente o que aconteceu com Rhys, deixando sua mãe desolada, ao ver a dor do menino. Além das bolhas aparentes, ele não conseguia nem mesmo dormir, chegando a chorar. E olha que passou protetor o dia inteiro! Veja como aconteceu a história.

Menino tem queimadura de sol usando protetor solar

Menino tem queimadura de sol usando protetor solar
Crédito: Daily Post Wales

A mãe do pequeno Rhys, Ffion Haf Roberts, ficou com o coração partido ao ver a situação do seu filho. Ele estava chorando muito de dor e nasceram bolhas nos ombros e nas costas. E o pior é que ele tinha usada protetor solar durante todo o dia. Foi o Banana Boat, fator 50, uma marca reconhecida e muito vendida lá fora.

Ele tinha passado o dia brincando com os irmãos no jardim e na piscina, aproveitando as férias como toda criança deve fazer. Claro que não gostavam, mas tinham que reaplicar de tempos em tempos o protetor solar. Isso porque a mãe já conhecia a pele do seu filho, que queima com facilidade. Achou que assim estaria protegido do problema.

Publicidade
Menino tem queimadura de sol mesmo usando protetor solar
Crédito: Daily Post Wales

Porém, ao final do dia, estava bem vermelho. Um médico amigo mandou colocar flanelas úmidas para aliviar, mas não estava adiantando. Foi durante a noite que mãe e filho viveram momentos terríveis de dor e choro. Ela não podia nem mesmo dar um abraço, para consolar o pequeno. Foram para o hospital, onde tomou remédio para dor e aplicou emplastros, para melhorar.

Depois dessa experiência e nenhum pedido de desculpas da empresa, ela disse que não vai mais confiar em protetores solares. Mas, como evitar as queimaduras de sol então? O segredo está na proteção e exposição correta aos raios solares.

Como tratar queimaduras do sol

A UFRGS indica algumas medidas fundamentais para evitar esse problema, em qualquer época do ano. Não ache que somente porque está no inverno, não há radiação solar. O cuidado ao se expor ao sol deve ser praticado em toda situação em que a pessoa estará ao ar livre. Porém, se acontecer de se exceder e desenvolver uma queimadura, veja como amenizar:

Publicidade
  • Não se exponha ao sol quando queimado e use roupas que cubram a região, mesmo que por poucos minutos, caso precise sair;
  • Tome banho frio ou faça compressas periodicamente;
  • Beba muita água e evite bebidas alcoólicas;
  • Use hidratantes pós-sol com aloe vera ou calamina;
  • Analgésicos e anti-inflamatórios podem ser recomendados pelo seu médico;
  • Em caso de bolhas, procure ajuda médica imediatamente.
pavê simples

Receitas de pavê simples, baratas, fáceis e deliciosas

mousse de manga

Como fazer mousse de manga: 4 receitas para servir bem geladas