replantar alimentos
Crédito: Freepik
em

Replantar alimentos: 10 verduras e ervas para ter sempre em casa e deixar de comprar

Existem algumas verduras e ervas aromáticas que você pode comprar uma vez só e ter sempre disponível

Replantar alimentos é importante, não apenas para reduzir o lixo em casa, mas também para ter em mãos mais qualidade. Quando você faz sua própria horta, acaba levando benefícios para a saúde, porque não contém pesticidas nem conservantes. E não é necessário nem mesmo muito espaço, pois são pequenos e fáceis de cultivar. Veja como fazer.

O que replantar em casa

Veja como cultivar diversos temperos e vegetais em casa, com mudas, sementes ou restos que iriam para o lixo. São processos simples e que vão te surpreender pelo resultado. Escolha os seus e comece sua horta em casa!

Cebolinha

replantar alimentos cebolinha
Crédito: Horta e Flores

Um tempero apreciado em todo o país, ela é fácil de cultivar e pode ser colocada no jardim, quintal ou até mesmo no parapeito da janela. O importante é que tome sol boa parte do dia.

Primeiro de tudo, use a parte verde e separe a parte branca da cebolinha. Depois, coloque dentro de um copo com água, cobrindo 2 dedos a mais.

Deixe em um local que bata sol e, em 3 a 4 dias, verá novas cebolinhas brotarem, prontinhas para serem usadas em pouco tempo. Troque a água diariamente ou plante em um vasinho com terra.

Manjericão e hortelã

como replantar alimentos manjericão
Crédito: Como Plantar

Replantar alimentos como o manjericão ou hortelã e ter sempre um toque de aroma e sabor em suas mãos é bem simples. Separe três pares de hastes da erva, corte em pedaços de 10 a 15 cm e deixe poucas folhas na parte de cima. Coloque num copo com água até a metade.

Deixe em um local que bata sol diariamente, e troque a água de dois em dois dias. Quando alcançar mais ou menos 2 cm, replante em um vaso maior.

Cenoura

replantar alimentos cenoura
Crédito: A Senhora do Monte

Essa parece mágica e, se você fizer, vai ter sempre cenoura fresca em casa. Para isso, terá que aproveitar as folhas da parte superior da cenoura. São ricas em nutrientes e formam um bom complemento em cozidos, sopas e saladas.

Separe a parte superior da cabeça da cenoura, coloque numa vasilha com água pela metade. Em aproximadamente 15 dias começam a brotar e já estão prontas para irem para a terra.

Alface romana

replantar alimentos alface romana
Crédito: Investipedia

Para replantar a alface, corte as folhas e use na sua salada, reservando a base. Na janela ou local onde bata sol durante parte do dia, coloque a base em meio copo com água.

Troque diariamente até que ela tenha raízes suficientes para um vaso definitivo. Daí é só replantar e esperar pelas novas folhas.

Salsão (aipo) e Acelga

replantar alimentos aipo
Crédito: A Senhora do Monte

Corte uns 5 cm do talo e pegue uma vasilha de mais ou menos 3 dedos de altura. Coloque água e o vegetal lá dentro. Deixe em um local ensolarado e troque a água diariamente, molhando a parte de cima.

Após poucos dias, o processo de replantar alimentos começará, com o aparecimentos dos brotos. Quando estiver terminado esse processo, replante em um vaso com terra e furos, para que ele cresça mais.

 Alecrim

replantar alimentos alecrim
Crédito: Pinterest

Basicamente, repita o procedimento que fez com o manjericão e a hortelã, porém o alecrim não gosta tanto assim de água. Consequentemente, tanto a rega quanto a base serão diferentes. Ou seja, não exagere na rega e deixe-o sempre perto do sol, plantando no substrato certo. Replante o alecrim em um vaso com 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo e vá aparando os galhinhos.

Alho-poró

replantar alimentos alho-poro
Crédito: Assim que Faz

Também conhecido como alho francês, pode ser utilizado em sopas, saladas, carnes, quiches e tortas. Gosta de água e brota com facilidade, sendo um ótimo aliado para se ter na horta de casa. Para isso, corte 5 cm do talo e coloque em uma vasilha com 3 dedos de altura. Ponha água até o começo da raiz do alho-poró. Quando enraizar mais, transfira para um vaso com terra, a meia sombra.

Erva cidreira

replantar alimentos erva cidreira
Crédito: Neide Rigo

Perfeita para chá e para aromatizar o ambiente, ela é bem resistente e deixa o ambiente muito cheiroso. Para plantar, basta arranjar 5 talos, colocar em uma vasilha com água e trocar a água diariamente, até criar as raízes. Depois replante em um vaso com terra de boa qualidade, rica em matéria orgânica. Gosta de sol e deve ser regada dia sim, dia não.

Alho

replantar alimentos alho
Crédito: Almanaque SOS

O alho é o parceiro do dia a dia de muitas casas brasileiras, sendo amplamente usado em pratos e remédios. Para replantar, basta montar uma estrutura com garrafa pet, fazendo várias aberturas nas laterais. Encha de terra de boa qualidade e coloque um dente de alho em cada abertura. Com o tempo, ele vai enraizar, colocar suas folhas para fora e criar uma nova cabeça de alho dentro da garrafa.

Cebola

replantar alimentos cebola
Crédito: Pinterest

Aquela parte que se costuma cortar primeiro e jogar fora, será a parte aproveitada. Ela é a raiz e pode dar origem a novas cebolas, quando se quer replantar alimentos. Para isso, coloque essa ponta em uma vasilha com água e depois de criar raízes, passe para um vaso com terra, sempre ao sol. Regue normalmente.

10 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Como fazer horta com garrafa pet e o que plantar

horta em vaso

5 Dicas para ter uma horta em vasos em casa