melhores peixes para assar
Crédito: Freepik
em

Melhores peixes para assar na brasa e no forno

O peixe assado fica uma delícia e é mais saudável do que a versão frita

A carne de peixe é muito saborosa, leve para o organismo e rica em nutrientes para deixar a saúde mais forte. Além do mais, o peixe é um alimento muito versátil, pois você pode fazer frito, cozido em caldos, ensopado, no vapor, assado no forno ou na brasa. Se aprecia essas duas últimas opções, veja quais são alguns dos melhores peixes para assar na brasa e no forno.

Peixes para assar na brasa

Na brasa quer dizer na churrasqueira, podendo ser envolto em papel laminado ou diretamente na grelha, daquele modelo que fecha e você pode virar sem pegar no peixe e sem correr o risco de desmontá-lo.

Sardinha

A sardinha fresca é uma ótima opção de peixe para fazer na brasa. Só precisa limpar bem por dentro, mas não é recomendado remover a pele, pois ela protege a carne do ressecamento. Um tempero simples, com sal e limão, é o suficiente.

Atum

Mais uma opção com sabor acentuado que fica ótima na brasa é o atum fresco. A sua carne é mais firme, com textura bem consistente e sabor marcante. Também só precisa de sal e limão para o tempero, mas pode adicionar um pouco de molho de soja, pois combina muito bem.

Tainha

Se você comprar uma tainha grande, já limpa e aberta, pode fazer uma versão recheada na grelha. O bacon é uma boa ideia para recheio. Já o tempero pode levar sal, pimenta, limão, azeite e alho.

Salmão

De carne tenra e sabor mais suave, o salmão é firme e pode ser braseado em postas ou inteiro, como preferir. Como é uma carne mais gordurosa, vai assar sem ressecar, desde que deixe apenas o tempo necessário, que é bem rápido.

Peixes para assar no forno

O peixe assado no forno pode ser simples, em uma assadeira rasa com temperos, ou pode usar uma assadeira mais funda para adicionar batatas, cebolas, tomates e pimentões.

Bacalhau

Esse é um peixe bem tradicional para fazer assado inteiro ou em postas, especialmente à portuguesa, com batatas, cebolas e muito azeite. A carne se solta em lascas tenras e fica deliciosa com estes acompanhamentos.

Namorado

Para quem não gosta de ficar tirando muita espinha do peixe, o namorado é uma boa opção. Dá para fazer inteiro e também para rechear com farofa ou ervas. Faça uma boa marinada antes de levar ao forno, assim ele vai absorver o sabor dos temperos.

Tilápia

A tilápia é boa de qualquer jeito, então fica deliciosa também ao forno. Pode assar inteira, em postas, em iscas ou filés, com ervas, azeite e sal, e mantenha a pele para deixar o sabor mais intenso e a carne mais suculenta.

Pescada

Para quem quer um peixe assado para comer na dieta, a pescada é excelente. Servir com batata-doce assada, mandioquinha ou quinoa, e legumes refogados, é perfeito. Tomilho, alecrim, pimenta branca, sal, limão e azeite são bons temperos.

Veja também: Receitas deliciosas de peixe cozido

bolinho de arroz com carne seca e queijo

Como fazer bolinho de arroz com carne seca e queijo

construir piscina de pallets

Arquiteto alemão ensina a fazer piscina de pallet gastando R$ 300