melhores e piores dietas
Crédito: Freepik
em

9 Melhores e piores dietas para 2020

A escolha das dietas foi feita por especialistas, com base no que é melhor para a saúde das pessoas

A lista que você vai ver a seguir foi eleita em um relatório realizado pelo US News e o World Report em 2020, que já está em sua 10ª edição. Ele leva em consideração, por especialistas na área, quais são as melhores dietas e também as piores, em diferentes níveis. Veja quais são essas dietas e os motivos para serem assim consideradas.

Melhores dietas

As dietas consideradas como melhores, oferecem características como equilíbrio, manutenção, palatabilidade, convivência familiar, sustentabilidade e saúde.

1. Mediterrânea

Considerando os fatores mencionados acima, sobre o que uma boa dieta precisa oferecer, a dieta mediterrânea cumpre todos os requisitos. Essa dieta enfatiza o cozimento simples à base de plantas, e recebeu o primeiro lugar como melhor dieta para uma alimentação saudável, como a dieta mais fácil de seguir, a melhor dieta baseada em plantas e a melhor dieta para diabetes.

Ela também consiste em comer menos carne vermelha, açúcar e gordura saturada, e mais peixe e azeite ricos em ômega-3. O vinho tinto pode ser apreciado com moderação.

2. DASH

A dieta DASH costuma ser recomendada para reduzir a pressão arterial. Também entra na lista das melhores, pois é uma dieta simples: mais vegetais, frutas e laticínios com baixo teor de gordura, e menos qualquer alimento rico em gordura saturada.

Também impõe limite na ingestão de sal, por isso, se seguir a dieta conforme as recomendações do médico, a pressão reduz em questão de semanas.

3. Flexitariana

Essa dieta dá ênfase a grãos integrais, frutas, vegetais e proteínas vegetais. É basicamente uma dieta vegetariana que permite pedaços ocasionais de carne ou peixe, tornando-a “flexível”, por isso o nome.

É uma dieta saudável, que estimula a comer o que é natural e uma ótima alternativa para quem está em transição para o vegetarianismo.

4. MIND

A dieta MIND é uma combinação das dietas mediterrânea e DASH. Mas como ela requer menos peixes e frutas, muitas pessoas acham mais fácil de seguir e se acostumar.

MIND significa “Intervenção Mediterrâneo-DASH para Atrasos Neurodegenerativos”, pois assim como a dieta mediterrânea, esta demonstra redução dos riscos de doença de Alzheimer nos estudos, seguindo as orientações do médico.

5. WW – Vigilantes do Peso

A WW ficou em quarto lugar na lista das melhores dietas, mas ficou em primeiro lugar no ranking do relatório dos melhores programas de emagrecimento e comercial. Ela foi assim considerada por ser saudável e também também por enfatizar a importância do apoio às pessoas que fazem dieta.

Piores dietas

Na lista das piores dietas estão aquelas mais difíceis de seguir por serem as mais restritivas. Os profissionais consideram que as dietas que promovem uma perda de peso em tempo recorde não são saudáveis, já que cortam vários nutrientes.

Elas até podem ser úteis por alguns dias, com acompanhamento médico, para acelerar a perda de peso. Mas, é preciso ter mais cuidado, disciplina e preparo.

6. e 7. Dietas CETO e DUNKAN

Ambas as dietas visam a “cetose”, um estado metabólico que queima as reservas de gordura do corpo em vez de carboidratos, a fonte natural de energia do corpo.

Elas restringem a ingestão de carboidratos de uma forma que não é considerada saudável e nem sustentável, podendo gerar efeitos colaterais como dores de cabeça, fadiga e náuseas.

8. HMR – programa Health Management Resources

O programa Health Management Resources recebeu o primeiro lugar nas dietas de perda rápida de peso, mas também não é recomendado.

Ele envolve a compra de substitutos de refeição, como shakes, barras nutricionais e cereais multigrãos, e a adição de vegetais e frutas para completar as refeições.

9. Optavia (antiga Medifast)

O segundo lugar foi para Optavia. Essa dieta também consiste em comprar e comer muitos dos produtos pré-embalados da empresa, complementados por alguns alimentos em casa. Ou seja, são dietas comerciais para seus idealizadores lucrarem. Com certeza você sabe que boas dietas são compostas por ingredientes frescos e naturais.

Veja também: o que é e como fazer uma reeducação alimentar

exercícios para tratar doenças neurológicas

Exercícios para tratar 6 doenças neurológicas

torta de frango com massa de pastel

Como fazer deliciosa torta de frango com massa de pastel