em

A tireoide: uma das glândulas mais importantes do nosso organismo. Cuide dela!

Sofre de hiper ou hipotireoidismo? Conheça 10 ingredientes que contribuem para o fortalecimento da tireoide!

A tireoide produz hormônios que controlam todo o nosso organismo em termos de ritmo e velocidade. O seu bom funcionamento é essencial para nos mantermos com energia e boa disposição.

Uma das principais causas dos problemas na tireoide é a presença de iodo. O excesso de iodo tem como nome hipertiroidismo e pode conduzir ao câncer; a falta de iodo é conhecida por hipotireoidismo.

Veja os 10 alimentos mais adequados para quem sofre deste problema

Uma alimentação saudável, com a presença de iodo natural em quantidade certa é o caminho para a prevenção de problemas de tireoide.

1. Abacaxi

A enzima bromelina presente no abacaxi reduz as inflamações contribuindo para a redução de problemas da tireoide.

2. Sol

A vitamina D presente no sol é muito importante para quem sofre de hipotireoidismo.

3. Sementes, cereais e grão

Consuma estes ingredientes depois de deixá-los a demolhar durante umas 24 horas com soro de iogurte ou gotas de limão. Assim, os antinutrientes (prejudiciais à tireoide) serão neutralizados.

4. Ovas de peixe

As ovas ajudam na fertilidade, são muito nutritivas e previnem problemas da tireoide.

5. Alimentos ricos em iodo

A deficiência de iodo, para além de problemas da tireoide, pode provocar dores de cabeça, cãibras, pés e mãos frias, aumento de peso, depressão e aumenta a probabilidade de câncer da mama. Alimentos como o sal, abacaxi, algas, frutos do mar, espargos e verduras são ótimos para a tireoide.

6. Peixe

Todos os peixes de água fria e ricos em ômega 3 devem ser introduzidos na sua dieta pois são excelentes para o bom funcionamento da glândula tireoide.

7. Verduras

A maioria das verduras, devido à presença glucosinolatos devem ser cozinhadas para não interferirem na produção de hormônios. Mas há aquelas que devem ser consumidas cruas devido às suas propriedades anticancerosas que depois de cozinhadas se perdem.

8. Sal integral

A forma mais natural do iodo está presente no sal integral, pelo que deverá ser integrado nas nossas refeições diariamente.

9. Óleo de coco

Ótimo para o hipotireoidismo, este óleo leva a um aumento de energia e serve, por vezes, como substituto da medicação relacionada com problemas da tireoide.

10. Caldo de cabeça de peixe

Os hormônios da tireoide estão presentes principalmente na cabeça dos peixes. Por isso, fazer um caldo à moda antiga (com cabeça e carcaça) é como uma injeção de iodo, energia e sabor!

É um desafio cuidar de todos nossos órgãos! Para a tireoide, já sabe como é fácil cuidar dessa glândula tão importante para nosso corpo e prevenir doenças como o hiper ou hipotireoidismo!

Assista a seguir o vídeo sobre a alimentação ideal para cuidar da tireoide:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Compartilhe essa dica!

11 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

5 minutos por dia para ganhar bumbum de aço
Finlândia oferece subsídios de até 800 euros para cidadão