em

AmeiAmei

Melão-de-são-caetano: conhece os benefícios dessa planta?

Uma planta diferente, mas muito benéfica para a saúde.

melão-de-são-caetano
Crédito: Pixabay

Você já viu uma planta de melão-de-são-caetano? Ela é bastante curiosa: antes de desabrochar a flor, ela forma um botão verde que parece um casulo. Ao se abrir, tem pétalas amarelas com bolinhas vermelhas grudadas na superfície que parecem bagas de romã.

Essa planta é uma trepadeira erva-daninha, e por isso nasce com facilidade em muitos terrenos. Pode ser que você a conheça pelos nomes de erva-de-são-caetano, melãozinho, fruto de cobra ou erva das lavadeiras.

Mas o fato é que essa planta possui efeitos medicinais que trazem benefícios à saúde. Conheça quais são, suas propriedades, contraindicações e como usar.

Benefícios e propriedades

Essa planta é muito estudada, pois cada vez mais descobrem-se benefícios que pode proporcionar à saúde, embora não haja uma quantidade exata recomendada para ingestão. Consulte seu médico antes de consumir.

1. Regula a diabetes

Um dos benefícios do melão-de-são-caetano é regular os níveis de açúcar no sangue por causa da propriedade hipoglicemiante, que reduz o excesso de açúcar no sangue. Porém, em excesso pode causar hipoglicemia.

2. Desintoxicante

A planta estimula a limpeza do organismo e melhora o funcionamento do intestino. Suas propriedades antiparasitárias e vermífugas também atuam na melhoria da saúde desse órgão.

3. Antibacteriana e antiviral

Essas propriedades fazem da planta uma alternativa de tratamento para livrar o corpo de bactérias e vírus, desde problemas de pele, como eczema, até dor de ouvido, furúnculo, gripe e dores reumáticas.

4. Irritação na pele

A planta possui propriedades cicatrizantes e adstringentes que aliviam a irritação causada por picada de inseto, além de ajudar a tratar feridas.

5. Tratamento de câncer

Estudos trazem resultados positivos do uso do melão-de-são-caetano no tratamento de diversos tipos de câncer. O principal tipo de câncer que os estudos têm mostrado efeito positivo é o de pâncreas.

Melão-de-são-caetano emagrece?

Existem estudos que defendem o potencial do melão-de-são-caetano para o emagrecimento, mas por conta de suas propriedades paralelas. Por exemplo:

  • Possuir enzimas que decompõem a gordura;
  • Ser diurético, reduzindo a retenção de líquidos;
  • Estimular o fígado a metabolizar a gordura;
  • Reduzir o apetite.

Então, existe um sentido em dizer que o melão-de-são-caetano ajuda a emagrecer. Mas para isso é necessário consultar um nutricionista, praticar uma dieta saudável, exercícios físicos e seguir a recomendação do médico sobre a quantidade que pode ingerir sem efeitos colaterais.

Como usar?

O melão-de-são-caetano pode ser usado em forma de suco dos frutos cozidos, cataplasma para aplicar na pele, chá das folhas para beber e fazer compressa. Veja como fazer o chá:

Ingredientes

  • Água: 1 litro;
  • Erva da planta: 2 colheres de sopa.

Modo de preparo

1. Leve a água ao fogo já com a erva e assim que levantar fervura, desligue.

2. Abafe o recipiente, deixe descansar por dez minutos e beba em seguida, na quantidade recomendada, antes que a planta perca seus efeitos.

3. Se um litro for demais, reduza a quantidade, pois não deve exagerar na dose nem demorar demais para consumir.

Contraindicações

É recomendado que o médico seja consultado antes de aplicar a planta na pele ou antes de beber, pois seu uso em excesso pode causar efeitos colaterais.

Apenas o médico poderá recomendar a quantidade adequada para consumo, que é muito pequena, e a planta não deve ser consumida quando estiver em tratamento com medicação.

Gestantes e lactantes não devem utilizar a planta, bem como pessoas com diarreia crônica, diabetes e crianças, por ser muito forte.

Dica: Receita com melão-de-são-caetano

O melão também pode ser comido, não apenas feito chá ou suco. Veja como fazer um refogado com a planta para servir como acompanhamento das refeições.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

açafrão emagrece

O açafrão emagrece? Tire a dúvida e veja como consumir

planejar viagem

Como planejar viagem: passo a passo para aproveitar cada momento