melaço de cana
Crédito: Needpix
em ,

Melaço de cana: saiba o que é, benefícios, como fazer e usar nas receitas

Melado ou melaço, não é a mesma coisa que mel. Conheça as diferenças e veja ideias de como usá-los nas suas receitas

Alguns chamam de melado e outros de melaço de cana. Os dois nomes estão corretos no uso popular, pois entende-se de que produto está falando. Porém, no dicionário, consta que melaço de cana é o nome mais apropriado para este subproduto da cana-de-açúcar que você vai conhecer melhor a seguir.

Veja também: os benefícios do mel para a saúde

O que é melaço de cana?

O melaço de cana é um líquido (às vezes mais espesso) de cor escura, semelhante ao mel. Mas, ao invés de ser produzido pelas abelhas (tal como o mel), o melaço é um subproduto da cana-de-açúcar, mesma planta da qual são extraídos todos os tipos de açúcares comuns, como o refinado, o demerara, o cristal e o mascavo.

A diferença para os açúcares é que o melaço é um xarope extraído de modo a preservar todas as propriedades da planta que fazem bem para a saúde das pessoas, enquanto o açúcar passa por diversos processos industriais e vai perdendo cada vez mais as suas propriedades.

Quanto mais cristalizado e escuro é o açúcar, melhor. Mas, ainda assim, nem mesmo o açúcar mascavo se compara ao melaço de cana no quesito valor nutricional. É por isso que muitas pessoas buscam por esse açúcar em forma de xarope para substituir açúcares comuns, adoçantes e até o mel de abelhas, no caso dos veganos.

Benefícios para a saúde

Como o melaço é apenas a cana em sua forma líquida e depois fervido, ele mantém as propriedades nutricionais que a planta oferece. Veja quais são:

Prevenção de anemia

Boa parte dos casos de anemia ocorrem por deficiência de ferro no sangue. Então, como o melaço de cana é rico em ferro, ele pode fazer parte de um plano alimentar para quem deseja prevenir ou mesmo tratar casos mais leves de anemia, de acordo com a recomendação do médico.

Manutenção dos ossos

O melaço também tem uma boa quantidade de cálcio, e por isso é bom para prevenir a osteoporose e manter os ossos e dentes mais fortes. O cálcio é importante para muito mais funções no corpo humano, como a coagulação do sangue, ativação de enzimas, contração muscular e condução de impulsos nervoso.

Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico precisa de diversos nutrientes para a sua manutenção, e um dos principais é o zinco, que também está presente em boa quantidade no melaço de cana. Além disso, o zinco também é importante para a ação das enzimas, para o crescimento e a formação dos tecidos do corpo.

Tem como fazer melaço de cana em casa?

Para fazer o melaço de cana em casa é preciso ter cana-de-açúcar e uma máquina de moer cana-de-açúcar, que é a mesma usada para fazer o caldo de cana, também chamado de garapa.

Mas, se você não tiver uma máquina dessa, pode encomendar uma boa quantidade de caldo de cana de algum comerciante que faça para vender.

Não é a mesma coisa derreter o açúcar e transformar em caramelo. Esse não vai ser o melaço que faz bem para a saúde. Tem que ser a partir do caldo da cana mesmo.

Quando tiver esse caldo em mãos, bem coado, é só colocar em um tacho e deixar fervendo até reduzir e ficar um pouco mais espesso. Veja o passo a passo nesse vídeo, que mostra desde a colheita da cana até o resultado do processo:

Como consumir melaço de cana no dia a dia

Você pode usar o melaço de cana em diversas receitas nas quais também usaria açúcares, mel ou adoçantes. Ele pode não ficar bom em tudo, como no café, por exemplo, mas serve para diversos pratos. Veja alguns exemplos:

Bolo de melado

Uma das receitas mais deliciosas para se fazer com o melado é um bolo. Essa receita leva o melado, trigo, leite, fermento, manteiga, ovos e um pouquinho de açúcar cristal. Aprenda o passo a passo:

Bolacha de melado e especiarias

Essa é aquela típica bolacha de Natal que é feita com sabores diferenciados e que o paladar não resiste. Além disso, deixa a cozinha com um perfume maravilhoso e convidativo. A receita leva melado, banha, cravo, canela, noz-moscada, ovos, açúcar, araruta, fermento e trigo. Aprenda a fazer:

Mandioquinha assada com molho de melado

Tem também receita agridoce para quem gosta de misturar o salgado do ingrediente principal com o doce do molho que o complementa. Essa versão é de mandioquinha assada ao molho de melado, prato perfeito para servir de acompanhamento a uma carne. Veja como é que se faz:

4 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

rabada com polenta

Rabada com polenta: receitas para um almoço delicioso

pizza de frigideira fit

Pizza de frigideira fit: 5 receitas para café da manhã e lanche