médico em voo
Imagem: Reprodução

Médico salva passageiro que sofreu duas paradas cardíacas durante voo

A sorte dele foi que havia um médico no avião e, por isso, sua vida foi salva.

Publicidade

Um médico “operou um milagre” a bordo de um Boeing 787-8, da Air Índia, e conseguiu salvar a vida de um passageiro que sofreu duas paradas cardíacas.

Eles estavam no meio de um voo de longa distância de Londres, no Reino Unido, para Mumbai, na Índia, no dia 12 de novembro de 2022.

Vishwaraj Vemala, um médico hepatologista, estava viajando com sua mãe a bordo do voo AI-128, quando os comissários de bordo perguntaram se havia a presença de um médico para ajudar outro passageiro adoecido, de 43 anos.

Diante da emergência médica, o profissional entrou em ação e assumiu a liderança dos cuidados do outro ocupante do voo, que tinha sofrido uma parada cardíaca.

Publicidade

Veja também: Passageiro sem experiência pousa avião após piloto passar mal

Os pilotos solicitaram um desvio médico de emergência para Karachi, no Paquistão, mas, devido às questões diplomáticas, o pedido primeiro teve que passar pelo Alto Comissariado e, durante esse longo processo, a condição do passageiro se estabilizou, então eles decidiram seguir para Mumbai.

Cerca de uma hora após a estabilização, o estado do passageiro piorou novamente com uma segunda parada cardíaca.

Felizmente, havia um desfibrilador a bordo e um kit médico de emergência com diversos medicamentos. Auxiliado pela tripulação de cabine, o Dr. Vemala usou o equipamento e salvou a vida do passageiro.

Publicidade

O Boeing 787 chegou ao seu destino em Mumbai, embora quase teve que desviar para a cidade de Ahmadabad, na Índia.

Veja também: Médico morre em avião a caminho da lua de mel nas Maldivas

A essa altura, o médico relatou que todos os medicamentos de emergência a bordo da aeronave haviam se esgotado.

Publicidade

Após o pouso no Aeroporto Internacional de Chhatrapati Shivaji, os serviços de emergência aguardavam o passageiro para levá-lo ao hospital.

“O paciente me agradeceu (o nome dele ficou gravado na minha memória – não posso mencionar devido à confidencialidade) com lágrimas nos olhos, ele disse que estará sempre em dívida por salvar sua vida”, escreveu ele.

“Este foi realmente um momento que vou lembrar para o resto da minha vida. Estou surpreso de que, no ambiente mais hostil, pessoas de várias origens se unam, formando uma equipe com apenas um motivo em mente para salvar uma vida”, escreveu o Dr. Vemala.

Publicidade

Compartilhado de Aeroin

PODE GOSTAR TAMBÉM