Máscaras que não protegem da covid
Crédito: Freepik
em

3 Máscaras que não protegem da covid-19 (e quais protegem!)

A máscara pode até ser bonita, mas precisa ser feita com 3 camadas dos materiais corretos

Publicidade

Mesmo depois de tantos meses convivendo com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas ainda insistem em não usar as máscaras da forma correta. Enquanto alguns usam máscaras no braço e no queixo, outros escolhem modelos bonitos que não protegem de verdade.

Se você quiser conciliar as máscaras com design mais bonito e se proteger de verdade ao mesmo tempo, precisa ter dois cuidados: saber usar a máscara do jeito certo e saber quais são as máscaras que protegem e as que não protegem da covid-19.

Máscaras que NÃO protegem da covid-19

Embora sejam feitas para ficarem mais bonitinhas no rosto e combinar com o look do dia, essas máscaras não oferecem proteção, permitindo facilmente a passagem do vírus.

Máscaras de tricô e crochê

Crédito: Reprodução

Quando a máscara é feita apenas com a linha de crochê ou de tricô, nem adianta usar. As fibras da linha não conseguem barrar a passagem do vírus, pois são muito abertas para impedir a entrada e saída do micro-organismo.

Publicidade

Máscaras de paetê

Crédito: Reprodução

As máscaras feitas com tecido de paetê devem ser escolhidas com muito cuidado. Só compre se tiver a certeza de que são feitas com o tecido próprio, com duas camadas, e por cima é adicionado o tecido de paetê apenas como decorativo. Se a máscara for feita só de tecido paetê, não serve. Compre de um local que tenha garantia de qualidade.

Máscaras na gola da blusa

Crédito: Reprodução

Existem vários modelos de blusas com golas compridas que servem como máscara. Mas, não confie nelas. Além de não serem feitas com tecido próprio e grosso o bastante para proteger contra o vírus, elas não ficam posicionadas corretamente no rosto e você talvez use por mais horas, ultrapassando o tempo limite de troca da máscara.

Máscaras que protegem contra a covid-19

Quando o assunto é prevenir a infecção do coronavírus, a segurança vem antes da estética. Não adianta usar uma máscara fashion quando já estiver na UTI. Você até pode escolher máscaras divertidas, mais bonitas, desde que sejam feitas da seguinte forma:

Publicidade
  1. Uma camada interna feita de material hidrofílico, como algodão ou misturas de algodão;
  2. Uma camada externa feita de material hidrofóbico, como polipropileno, poliéster ou misturas desses materiais), para limitar a contaminação externa por penetração até o nariz e a boca do usuário;
  3. Uma camada intermediária hidrofóbica feita de material sintético não tecido, como polipropileno, ou uma camada de algodão, para melhorar a filtração ou reter gotículas.

Além das máscaras de tecido feitas com 3 camadas, como recomendado acima, as melhores mesmo são as máscaras N95 ou cirúrgicas, ambas descartáveis, que você compra na farmácia ou supermercado.

mãe descobriu câncer na gestação

Mãe descobriu câncer no início da gravidez e adiou tratamento para esperar filha nascer

como plantar orquídea no carvão

Pode plantar orquídea no carvão? Veja os cuidados a ter