como cuidar de manjericão
Crédito: Freepik
em

Como cuidar e manter seu vasinho de manjericão vivo

Essas dicas importantes fazem toda a diferença para manter a sua planta viva por bastante tempo

O manjericão é uma maravilhosa erva para incluir nas suas receitas. Além do mais, ele deixa a cozinha cheirosa e mais bonita porque é uma planta com folhas ovais, brilhantes e lisas, lindas de se ver. Então, se quiser ter esse prazer na sua casa, veja como cuidar e manter o seu vasinho de manjericão vivo por bastante tempo.

Divida a muda que comprou

Se você comprar um vasinho de manjericão no supermercado, geralmente o vaso vem muito cheio, e assim sobra pouco espaço para a planta evoluir. Então, retire todo o manjericão da terra, mantendo as raízes, e separe em três ou quatro partes, replantando em vasos diferentes e um pouco maiores. Se preferir, pode replantar em uma floreira grande.

Escolha uma boa terra

Para que a planta permaneça saudável, na hora de replantar escolha uma terra bem rica em matéria orgânica, de preferência misturada com um pouco de esterco de gado curtido ou húmus de minhoca, que estão entre os melhores adubos naturais.

Ofereça bastante claridade à planta

O manjericão precisa ficar em um local bem iluminado. Se for mantê-lo dentro de casa, na cozinha, escolha uma janela que bata sol e bastante claridade ao longo do dia.

Mantenha a terra sempre úmida

Assim que notar que a terra do seu manjericão está ficando seca na parte superficial, pode regar. Não precisa colocar água em excesso. Assim que a água começar a sair por baixo, pelos furinhos do vaso, já pode parar. Faça essas regas em um horário com sol bem fraco, no comecinho ou no finalzinho do dia.

Alimente a planta

Para se manter vivo, forte e saudável, seu manjericão também precisa de comida. Escolha um fertilizante líquido para plantas com folhagem e dê à planta fazendo a mistura conforme as recomendações da embalagem. Se o vaso estiver dentro de casa, pode adubar uma ou duas vezes por mês. Se estiver fora, pode ser a cada seis semanas.

Como fazer a colheita

Você até pode arrancar as folhas do manjericão na hora de usar nas receitas. Mas, o melhor é usar uma tesourinha de poda e cortar os galhos inteiros, lá na base, pois assim nascerão mais brotos e sua planta vai continuar o ciclo.

Eliminando pragas

Uma das pragas mais comuns no manjericão é a mosca minadora, que deixa as folhas com uma mancha parecendo um ovo frito, mas com o centro preto. Ela deposita os ovos nas folhas, depois eles viram lagartas que se alimentam da planta toda.

Quando notar algum sinal de praga, arranque todas as folhas comprometidas e jogue-as fora, longe da planta. Se o manjericão estiver com flores, corte todos os galhos floridos também, na base onde eles começam. Então, compre óleo de neem e borrife em toda a planta, uma vez por semana, durante quatro semanas. Vá removendo as folhas comprometidas até que a planta comece a se recuperar.

truques de cozinha para facilitar

5 Dicas espertas para facilitar a rotina na cozinha

viúvo doa quantia arrecadada em vaquinha

Um ano após morte de noiva no dia do casamento, viúvo doa quantia arrecadada em vaquinha