em

4 Maneiras surpreendentes de usar sal

O sal que você tem em casa tem mais usos do que temperar sua comida
maneiras supreendentes de usar sal
Crédito: Pixabay

O sal tem uma história bem longa e importante com os seres humanos. Durante a Roma antiga, ele foi utilizado como moeda, dando origem a palavra “salário” e até o início do século 20 era a principal forma de conservar os alimentos. Atualmente é principalmente usado como tempero de alimentos, mas existem maneiras surpreendentes de usar sal que talvez você não saiba.

Maneiras inesperadas de usar sal

maneiras supreendentes de usar sal cozinha
Crédito: Pixabay

O sal é um poderoso mineral, que é usado no dia a dia para intensificar o sabor dos alimentos. O que talvez você não saiba é que sua utilidade não para por aí.

1. Cozinhar no sal

Usar sal enquanto se cozinha não é nenhum segredo. Ele é necessário e tão comum quanto andar para frente, mas existe mais de uma maneira de utlizá-lo no preparo dos alimentos: é envolvê-los numa crosta de sal. Essa técnica pode ser aplicada em carnes vermelhas, frango, peixe, mariscos e até batatas, e resulta em um prato delicioso sem usar temperos ou gordura.

Para fazê-lo é simples, basta fazer uma mistura de sal de cozinha com claras de ovo, formando uma pasta. Depois envolva o alimento escolhido na pasta e leve ao forno em uma assadeira. O forno deve estar aquecido entre 200°C e 250°C. A crosta de sal vai fazer com que o alimento não perca a sua água, evitando que ele resseque, e ressaltar o sabor do alimento sem o deixar salgado. Quando estiver pronto, a crosta deve estar dura e dourada. É só retirá-la e servir.

2. Limpar panelas

Uma das maneiras surpreendentes de usar sal é na limpeza de panelas, principalmente quando o fundo dela está com a sujeira incrustada e difícil de sair. Para isso basta aplicar uma camada grossa de sal no fundo, que deve estar quente, e esfregar usando uma esponja seca, papel toalha ou um pano macio. O sal funciona como um abrasivo suave, limpando a sujeira que fica grudada sem danificar a panela ou utilizar tanta força.

3. Tirar manchas de vinho tinto

Ao derrubar vinho tinto no sofá, tapete ou na roupa bate um certo desespero na hora, já que as manchas da bebida são complicadas de sair. O sal vai resolver a sua dor de cabeça. Para tirar a mancha de vinho tinto com sal basta aplicar uma camada grossa de sal sobre a mancha e esperar secar. O sal vai absorver o vinho do tecido, suavizando a cor. Depois de seco basta retirar o sal e lavar a peça normalmente.

4. Não queimar a cebola

Quando você faz algum prato que precisa dourar ou caramelizar a cebola é muito comum que ela queime. Use o sal quando estiver fritando a cebola. Isso vai fazer com que ela solte sua água que ela tem, a tornando menos propensa a queimar. Esse truque não funciona em cebolas já queimadas ou se deixar o fogo muito alto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
bolo de chocolate simples
8 Receitas de bolo de chocolate simples
baunilha benefícios e propriedades
Propriedades e benefícios da baunilha