O sal tem uma história bem longa e importante com os seres humanos. Durante a Roma antiga, ele foi utilizado como moeda, dando origem a palavra “salário” e até o início do século 20 era a principal forma de conservar os alimentos. Atualmente é principalmente usado como tempero de alimentos, mas existem maneiras surpreendentes de usar sal que talvez você não saiba.
Maneiras inesperadas de usar sal

O sal é um poderoso mineral, que é usado no dia a dia para intensificar o sabor dos alimentos. O que talvez você não saiba é que sua utilidade não para por aí.
1. Cozinhar no sal
Usar sal enquanto se cozinha não é nenhum segredo. Ele é necessário e tão comum quanto andar para frente, mas existe mais de uma maneira de utlizá-lo no preparo dos alimentos: é envolvê-los numa crosta de sal. Essa técnica pode ser aplicada em carnes vermelhas, frango, peixe, mariscos e até batatas, e resulta em um prato delicioso sem usar temperos ou gordura.
Para fazê-lo é simples, basta fazer uma mistura de sal de cozinha com claras de ovo, formando uma pasta. Depois envolva o alimento escolhido na pasta e leve ao forno em uma assadeira. O forno deve estar aquecido entre 200°C e 250°C. A crosta de sal vai fazer com que o alimento não perca a sua água, evitando que ele resseque, e ressaltar o sabor do alimento sem o deixar salgado. Quando estiver pronto, a crosta deve estar dura e dourada. É só retirá-la e servir.
2. Limpar panelas
Uma das maneiras surpreendentes de usar sal é na limpeza de panelas, principalmente quando o fundo dela está com a sujeira incrustada e difícil de sair. Para isso basta aplicar uma camada grossa de sal no fundo, que deve estar quente, e esfregar usando uma esponja seca, papel toalha ou um pano macio. O sal funciona como um abrasivo suave, limpando a sujeira que fica grudada sem danificar a panela ou utilizar tanta força.
3. Tirar manchas de vinho tinto
4. Não queimar a cebola
Quando você faz algum prato que precisa dourar ou caramelizar a cebola é muito comum que ela queime. Use o sal quando estiver fritando a cebola. Isso vai fazer com que ela solte sua água que ela tem, a tornando menos propensa a queimar. Esse truque não funciona em cebolas já queimadas ou se deixar o fogo muito alto.

