como fazer mandioca assada
Crédito: Pexels
em

Como fazer mandioca assada no forno: em palitos e para gratinar

Veja como servir a mandioca como petisco e também como acompanhamento nos almoços e jantares

Da mesma forma que se pode fazer batata assada para petisco ao invés de fritar, também se pode fazer palitos de mandioca assada no forno. Os pedacinhos ficam crocantes por fora e bem macios por dentro. Você pode colocar alguns temperos e depois servir com molhos especiais. Além da receita em palitos para petisco, outro jeito delicioso de comer a mandioca assada é fazendo escondidinho para servir como prato principal ou acompanhamento. Veja todas essas receitas a seguir e aproveite toda a mandioca que tem em casa.

Veja também: como fazer escondidinho de bacalhau

Receitas de mandioca no forno

Veja duas receitas de mandioca em palitos para servir como petisco, uma versão gratinada com queijo e bacon e mais uma de escondidinho de mandioca com frango para as refeições principais.

1. Em palitos simples

Muitas vezes, o mais simples também é o mais gostoso. Nessa receita, compartilhada do Panelinha, não precisa de muita coisa para ter palitos de mandioca bem crocantes.

mandioca para petisco
Crédito: Panelinha

Ingredientes

Mandioca: 1,5 quilo;
Azeite: 3 colheres (sopa);
Sal e pimenta-do-reino moída na hora: a gosto.

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 220 graus (temperatura alta).
  2. Corte a mandioca em fatias grandes de cerca 8 cm de comprimento, descasque e lave bem sob água corrente. Transfira os pedaços para a panela de pressão e cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela.
  3. Tampe e leve a panela ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos – a mandioca deve estar cozida, mas ainda firme para ser cortada em palitos. Desligue o fogo e, importante, deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela.
  4. Transfira a mandioca cozida para um escorredor, deixe escorrer bem a água e amornar o suficiente para você conseguir manusear os pedaços. Regue uma assadeira grande com metade do azeite.
  5. Corte cada pedaço de mandioca ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em palitos de cerca de 2 cm de espessura. Disponha os palitos na assadeira, um ao lado do outro, e regue com o azeite restante. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  6. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até os pedaços ficarem dourados – na metade do tempo, vire com uma espátula para assar por igual. Retire do forno e sirva a seguir.

2. Mandioca com queijo

Essa versão, compartilhada do Guia da Cozinha, é semelhante à anterior, só que leva queijo e salsinha.

mandioca assada com queijo para petisco
Crédito: Guia da Cozinha

Ingredientes

Mandioca descascada e cortada em palitos: 800 gramas;
Sal: a gosto;
Manteiga: para untar;
Queijo parmesão ralado: a gosto para polvilhar;
Salsinha picada: 4 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Coloque a mandioca em uma panela de pressão, tempere com sal e cubra com água. Tampe e cozinhe por 15 minutos depois de iniciada a pressão, em fogo médio.
  2. Desligue, espere a pressão sair naturalmente e abra a panela. Escorra e disponha a mandioca em uma forma untada com manteiga.
  3. Polvilhe com sal e leve ao forno médio, preaquecido, por 5 minutos.
  4. Retire, polvilhe com o queijo e volte ao forno por mais 10 minutos ou até gratinar. Retire e transfira para uma travessa. Polvilhe com a salsa e sirva.

3. Mandioca assada e gratinada com queijo e bacon

Essa é uma receita do tipo para servir no almoço como acompanhamento da refeição. Pode servir com uma carne de panela e bastante salada verde.

Ingredientes

Mandioca: 1 quilo;
Manteiga: 3 colheres (sopa);
Cebola média: 1 unidade;
Farinha de trigo: 2 colheres (sopa);
Leite: 3 xícaras;
Sal, noz-moscada e pimenta: a gosto;
Queijo parmesão ralado: 50 gramas;
Bacon: 100 gramas;
Muçarela: 2 xícaras.

Só de ler a lista de ingredientes já dá para saber que essa receita fica divina. Agora acompanhe os detalhes do preparo no vídeo:

4. Escondidinho de mandioca com frango

Essa também é uma receita para servir nas refeições principais. É mais um jeito delicioso de fazer mandioca assada e recheada. Veja a sugestão do Receitas Nestlé.

receita de escondidinho de mandioca
Crédito: Receitas Nestlé

Ingredientes

Mandioca: 1 quilo;
Peito de frango: 500 gramas;
Caldo de galinha: 2 tabletes;
Cebola ralada: 1 unidade;
Salsa picada: 1 colher (sopa);
Fondor: 1 colher (chá);
Creme de leite: 1 lata;
Requeijão: 1 copo;
Queijo parmesão ralado: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Em uma panela, descasque a mandioca, lave bem e cozinhe-a coberta com água até ficar macia.
  2. Em outra panela, enquanto isso, cozinhe o peito de frango em uma xícara (chá) de água fervente com os tabletes de caldo, pingando mais água fervente se necessário. Assim que estiver cozido, desfie o peito de frango, misture o caldo que sobrou do cozimento, a cebola e a salsa, e reserve.
  3. Escorra a água da mandioca e passe-a ainda quente pelo espremedor. Tempere com o fondor, acrescente o creme de leite e misture bem até obter um purê.
  4. Em um recipiente refratário médio (20 x 30 cm), untado com manteiga, despeje o purê de mandioca e espalhe o recheio de frango. Cubra com o requeijão cremoso, polvilhe com o queijo parmesão e leve ao forno médio-alto (200 °C) para gratinar (cerca de 20 minutos). Sirva a seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
passos e dicas da rotina japonesa

6 Dicas da rotina japonesa para ficar jovem e saudável

mandioca frita

Mandioca frita fácil: como fazer um delicioso petisco