Manchas roxas na mão de Sílvio Santos têm a ver com a idade
Crédito: Reprodução/SBT
em

Manchas roxas na mão de Sílvio Santos têm a ver com a idade

Comuns na terceira idade, essas manchas são benignas, mas merecem cuidados especiais

O apresentador Silvio Santos apareceu com manchas roxas nas mãos e, como sempre, aproveitou para fazer uma brincadeira com a audiência. Quando uma das pessoas da plateia disse que tinha um remédio para tratar as manchas na pele, ele soltou mais uma de suas pérolas.

“Essa senhora aqui, Doralice, disse que vai tirar as manchas a minha mão. Essas manchas que eu tenho nas mãos aparecem e desaparecem. Eu fui no médico, ele falou que são manchas de senilidade, isso quer dizer que pessoas que estão na flor da mocidade tem essas manchas aqui”. Como sempre, o apresentador fez graça e, claro, finalizou com seus famosos aviõezinhos.

Depois de dizer que ela tinha o mesmo problema, mostrando a mancha dela que tinha diminuído, a mulher disse que mandaria para ele quando chegasse na cidade. Falou também que tinha uma outra pomada que passava por cima e sumia, para quando quisesse sair na rua. Fácil de resolver, pois era só lavar que saía.

Para nenhuma surpresa, a resposta foi engraçada e direta: “não vou fazer maquiagem nas mãos. Não gostei do seu remédio, leva R$ 50”. Típico do Sílvio, questionável no teor e forma, mas sempre acompanhado de muitas gargalhadas da plateia e do apresentados. Mas então, o que afinal resolve  e qual é a causa dessas manchas roxas senis?

Causas

púrpura senil
Crédito: Dermapixel

De acordo com o dermatologista Emmanuel Franca,  a púrpura senil é uma mancha arroxeada que aparece principalmente nas mãos e braços de pessoas idosas. Ela se dá principalmente por causa “da fragilidade dos vasos da pele causada pela diminuição do suporte conjuntivo ao redor dos vasos, consequente atrofia da pele e perda do tecido gordurosos subcutâneo que acontecem com a idade”.

Como a pele perde colágeno, acaba ficando sem sustentação para os vasinhos internos. Isso pode causar pequenos rompimentos, seja de forma espontânea ou por pequenas pancadas. A púrpura senil é agravada por danos solares, “uso de ácido acetilsalicílico (ASS), anticoagulantes, esteroides e diabetes”.

Como prevenir

Como se trata de uma condição relacionada ao desgaste da pele, ao longo do tempo e sua natural perda de nutrientes, a prevenção consiste basicamente na manutenção da estrutura da mesma. Ou seja, você deve buscar manter a quantidade de colágeno, hidratação e outros elementos da pele, sempre mais altos.

Dessa forma, consegue manter a estrutura para os vasos sanguíneos, evitando danos posteriores com tanta facilidade. Para isso, é fundamental que se procure ter uma alimentação balanceada, repleta de nutrientes como o colágeno e vitamina C, além das vitaminas essenciais. Atividade física, para aumentar a irrigação da pele também é fundamental e nem se precisa falar da ingestão de água, certo?

Como tratar

Segundo dr. Emmanuel Franca, o primeiro passo do tratamento consiste em explicar que a mancha é benigna, deixando o paciente mais tranquilo. Em seguida, é recomendada muita hidratação de uso tópico, para fortalecer e nutrir a pele. Claro que também é importante se hidratar de dentro para fora, deixando as células mais saudáveis.

Além disso, a aplicação de vitamina C direto na pele traz resultados mais rápidos. Isso porque ela tem “ação antioxidante, participa da síntese de colágeno, que constitui componente estrutural importante de vasos”. Claro que se deve sempre lembrar de passar o protetor solar adequado ao tipo de pele e tempo de exposição.

Jovem seduzia idosos para ficar com a herança

Jovem seduzia idosos para ficar com a herança

Mulher doa rim para ex-marido cinco anos depois de divórcio

Mulher doa rim para ex-marido cinco anos depois de divórcio