dicas para evitar manchas no espelho
Crédito: Freepik
em

Manchas no espelho: 4 dicas para evitar – e como saber quando não tem solução!

As manchas são diferentes da sujeira no espelho, e como são internas, não tem como remover

Os espelhos são ótimos para decorar a casa, deixando os ambientes com mais amplitude e mais bonitos. Há quem não consiga viver sem eles para poder se olhar todos os dias. Porém, o espelho só funciona quando está sem manchas e limpo. Do contrário, o reflexo vai ficar meio borrado e a decoração vai ter um aspecto de desleixada. Então, veja como manter o seu espelho sempre novo.

Sujeira e mancha no espelho: veja as diferenças

Espelho sujo e espelho manchado são duas coisas diferentes. A sujeira você pode remover com facilidade, mas as manchas geralmente não saem de jeito nenhum.

Isso porque a sujeira é o que fica na parte de fora do espelho, na sua superfície. Podem ser marcas de dedos, dejetos de insetos ou respingos de algum líquido ou produto.

Já a mancha normalmente ocorre na parte interna do espelho, e não tem como tirar. Quando o espelho está com manchas escuras ou esverdeadas de corrosão, quer dizer que entrou umidade ou oxigênio no seu interior e oxidou a prata, elemento usado para criar o reflexo no vidro. Quando a prata oxida, não tem o que fazer. É preciso comprar um espelho novo mesmo.

Como evitar manchas internas no espelho?

Como você viu, o espelho fica com manchas de oxidação quando a umidade entra em contato com a prata, que fica no interior da peça, atrás do vidro. Então, o único jeito é evitar essas manchas

1. Qualidade do espelho

A melhor forma de evitar as manchas internas no espelho é comprando um espelho de boa qualidade, que seja muito bem vedado, impedindo a entrada da umidade e do oxigênio. Para isso, compre a peça em uma loja especializada.

Além disso, também é importante cuidar bem do seu espelho, mesmo que seja uma peça de boa qualidade.

2. Evite jatos de água

Evite limpar o seu espelho ou a moldura com jatos de água do borrifador ou com um pano encharcado. Use apenas um pano umedecido na moldura e um produto limpa-vidros aplicado no pano, depois passado no espelho. Assim, evita o acúmulo de umidade.

3. Cuidado especial nas áreas úmidas

Se você tiver que escolher apenas um espelho da casa para pagar mais caro e garantir uma boa qualidade, escolha o do banheiro. Esse ambiente está quase sempre úmido por causa do chuveiro, então o espelho corre maior risco de oxidar e manchar.

4. Limpar do jeito certo

Para as manchas externas do espelho, que saem com facilidade, você deve usar os produtos corretos e aplicar do jeito certo também. Assim, vai conseguir deixar o reflexo perfeito e prevenir as manchas internas.

Veja essas dicas eficientes de como limpar espelho.

Varanda gourmet modelos

Varanda gourmet: 17 imagens para inspirar

Como esterilizar alicate de unha em casa

Como esterilizar alicate de unha em casa