Preste atenção se tiver essa mancha no corpo, ela é sinal de uma doença muito séria

Doença de Lyme é transmitida pela picada de carrapato. Saiba mais.

Publicidade

Um sinal circular, de cor avermelhada. Inicialmente pequeno, essa mancha pode chegar aos 30 cm. Fique atenta, caso tenha essa mancha, ou viu esse sinal no corpo de algum amigo ou familiar, deve procurar um médico. Já ouviu falar sobre a Doença de Lyme? Ela transmitida pela picada de carrapato e apesar de ter cura e tratamento, pode trazer sérias complicações para a sua saúde.

Conheça a Doença de Lyme e os seus sinais e sintomas

Essa doença, também conhecida por borreliose brasileira, não é tão rara quanto se pode imaginar. Os primeiros casos foram descritos na Suécia e na Áustria há muitos anos atrás. A cantora Avril Lavigne contraiu essa doença após uma caminhada no campo durante uma turnê. É bastante comum em pessoas que frequentam fazendas, sítios e chácaras, devido a vegetação e convívio com animais.

A doença tem cura, mas se não for tratada, pode evoluir para complicações como meningite ou artrite. Seus sintomas iniciais podem demorar 30 dias para aparecer depois da picada do carrapato.

Publicidade

Sintomas iniciais:

  • febres e calafrios
  • dor muscular
  • cansaço e fadiga
  • dor de cabeça e nuca rígida
  • inchaço nas articulações.

O mais indicativo da doença é o sinal vermelho, circular, em volta da picada do carrapato. Ele costuma aparecer por volta do 8º ou 9º dia após a picada. É muito importante verificar a pele das crianças e adolescente depois de voltarem de passeios em áreas arborizadas como chácaras e fazendas.

Caso não seja identificada e tratada, os sintomas evoluem para falhas de memória e confusão mental, palpitações, paralisia facial, tontura, falta de ar e dormência nas mãos e nos pés. Por isso, se identificar alguns desses sinais, não demore, quanto antes procurar um médico, melhor será a recuperação.

Deve prestar muita atenção e se sentir esses sintomas, procurar um médico imediatamente. O tratamento é feito com antibióticos por volta de 14 a 21 dias e normalmente acontece uma melhora completa do caso. Porém, alguns médicos relatam que alguns pacientes não respondem bem ao tratamento, desenvolvendo a Doença de Lyme crônica, que persiste por muitos anos.

Cuidado ao frequentar regiões de muito mato e árvores. Use blusas de mangas compridas e calças, se não for possível, use repelente com DEET na fórmula e preste atenção se foi picado por algum inseto. Caso veja algum carrapato grudado na sua pele, é preciso removê-lo com uma pinça.

Publicidade

Atenção: As dicas oferecidas no site não substituem uma consulta ao seu médico. Caso sofra de alguma das doenças referidas acima, procure um especialista.

PODE GOSTAR TAMBÉM