tirar mancha de água sanitária
Crédito: Freepik
em

Mancha de água sanitária tem conserto?

Se a mancha for bem recente, tem chance de salvar. Do contrário, pode ser melhor tingir ou customizar a peça

Publicidade

Você costuma vestir uma roupa velha sempre que vai fazer uso de água sanitária? Se sim, está correto, pois mesmo tomando cuidado, existe um grande risco de manchar uma roupa colorida com água sanitária. Mas, se aconteceu de você estar com uma roupa boa, colorida, que respingou o produto e deixou uma mancha branca, saiba que tem algumas receitinhas para tentar salvar a peça.

Detergente

O detergente de louça pode ajudar a evitar que a mancha se fixe na peça, se você agir rápido. Em primeiro lugar, pegue um pano limpo e embeba com um pouco de água bem gelada. Dê batidinhas sobre a macha, o suficiente para deixá-la molhada.

Em seguida, faça uma misturinha de água morna com detergente de louça. Aplique sobre a mancha e deixe por alguns minutos para agir. Depois remova usando uma esponjinha limpa. Veja se a mancha saiu ou pelo menos diminui de intensidade.

Vinagre branco

No caso de não ter o detergente à mão, você pode tentar fazer a mesma operação descrita acima, mas usando o vinagre branco (de álcool) no lugar do detergente. Não use vinagres de outras cores, pois pode ficar ainda pior.

Publicidade

É difícil garantir que a mancha de água sanitária vai sair completamente, porque na verdade ela desbota o tecido. Mas quanto antes você agir, menos o produto vai penetrar no tecido, e menor será o estrago.

Bicarbonato de sódio

Outro bom aliado na tentativa de evitar que a mancha de água sanitária fique tão aparente é o bicarbonato. Misture-o com um pouco de água para formar uma pasta e aplique sobre a mancha. Deixe secar.

Depois, use uma escovinha de dentes velha (e limpa) para esfregar delicadamente. Por fim, remova a pastinha com um pano embebido em um pouco de água. Deixe secar.

Publicidade

Tingimento

Se você só percebeu a mancha de água sanitária depois que ela secou, fica mais difícil tentar trazer de volta a cor da peça, pois ela já foi desbotada profundamente pelo produto. Então, dependendo do tipo da peça, você pode tentar tingir em casa, usando tinta para tecido. Costuma funcionar com jeans e tecidos de algodão.

Veja como tingir roupas em casa.

Customização

Se for do seu gosto e combinar com o estilo da peça, você pode aproveitar o estrago e transformá-lo em uma customização. Pegue mais um pouco de água sanitária, molhe uma escovinha de dentes e faça mais alguns respingos sobre a peça. Se for um jeans, pode aproveitar para fazer um efeito detonado e aplicar uns patches, deixando o visual bem despojado.

Publicidade
Menino que ajudou ciclistas ganha bicicleta nova

Menino que ajudou ciclistas ganha bicicleta nova: veja o vídeo

cozinhas pequenas

Cozinhas pequenas e planejadas: 10 fotos para inspiração