como tingir roupa
Crédito: Freepik
em

Como tingir roupa em casa: técnicas e tipos de corantes

Você pode renovar diversas peças de roupas fazendo tingimento caseiro com tintas e produtos naturais

Qualquer pessoa pode aprender a como tingir roupa em casa. Fazer isso é interessante se você quer dar um novo visual a peças antigas ou desbotadas. Apesar de ser algo simples, muita gente tem dúvidas sobre qual a melhor maneira de fazer. Existem várias técnicas, e a escolha do melhor processo deve ser feita a partir de suas necessidades.

Independente da técnica que escolher, proteja suas mãos e o ambiente ao redor da área de trabalho. Use luvas de borracha e avental, além de forrar a superfície onde irá tingir a roupa. Confira abaixo algumas dicas para fazer o processo de forma correta e sem problemas.

Veja também: como tingir roupa com chá

Como tingir suas roupas em casa

O primeiro passo é identificar o tipo de tecido da roupa que quer tingir. Isso é importante para saber se o tecido irá absorver bem a tinta. Aliás, a tinta usada depende do material que você quer tingir. Há 3 tipos de tecido que são mais fáceis de tingir:

  • Tecidos sintéticos;
  • Tecidos mistos;
  • Tecidos de algodão e de fibras 100% naturais.

Agora que você sabe quais os melhores tipos de tecido para tingir, veja abaixo as maneiras e técnicas para realizar esse processo de modo correto.

Como tingir roupa com água fria

Essa técnica é fácil e simples. Primeiro dissolva o pó da tinta em água quente. Após isso, insira o fixador e um pouco de sal. As peças devem ficar de molho por uma hora antes de serem enxaguadas.

Como tingir roupa com água quente

Lave a peça a ser tingida. Mergulhe-a na mistura de tinta, fixador e sal, como na receita anterior, mas que dessa vez deve estar quente. Deixe a roupa esfriar e enxague em água morna.

Na máquina de lavar

Insira todas as peças que quer tingir na máquina. O modo de lavagem selecionado será com água quente. Após o término do ciclo, acrescente a tinta diluída em um litro de água. Inicie o ciclo mais uma vez. Ao enxaguar, coloque um pouco de vinagre e de sal para que a tinta fixe. Convém fazer outro ciclo de lavagem sem roupas para limpar a máquina.

Na panela

Para cada 100 gramas de tecido você vai precisar de 2 litros de água. Aqueça a água a 40 graus em uma panela grande. Dissolva a tinta e acrescente a roupa. Mexa por uma hora. Ao final, enxague com sal e vinagre.

Tipos de corantes

O tipo de corante mais comum para tingimento de tecido é o da marca Guarany, que é bem conceituada no mercado, barata e você encontra em todas as lojas de tecidos e artesanato. Mas, existem outros corantes do mesmo tipo, em pó, só que de outras marcas.

Além disso, usando a técnica da água quente, você também pode aprender a como tingir roupa usando ingredientes naturais, como:

  • Café passado forte;
  • Chá preto;
  • Chá de casca de cebola roxa;
  • Chá de beterraba;
  • Chá de amora;
  • Água de feijão preto;
  • Chá de cúrcuma;
  • Chá de espinafre.

O que você precisa fazer para tingir as roupas com esses ingredientes naturais é deixá-los ferver em água para liberarem a cor. Depois deve coar e colocar a roupa dentro para ficar de molho e pegar a nova cor.

Como tingir roupa com técnicas diferenciadas

Essas técnicas mostradas anteriormente são para tingir as suas peças de roupa do jeito mais simples, sem nenhum tipo de efeito ou desenho no tecido. Mas existem técnicas que deixam as roupas mais estilizadas. Veja alguns exemplos:

Shibori

Essa é uma técnica japonesa de tingimento de tecidos que deixa as roupas bem estilizadas. É interessante porque há diversos tipos de desenhos que se pode criar, e tudo por der feito com as tinturas naturais de plantas. Aprenda mais sobre essa técnica:

Tye Dye

Essa é uma técnica bem popular de tingimento que pode ser feita com a tinta para tecido comprada. Também inclui as amarrações nos tecidos para dar um efeito bem despojado. Essa técnica é muito aplicada para fazer roupas multicoloridas. Aprenda um passo a passos:

Ombré

Se você já ouviu falar em cabelo ombré, que tem aquele efeito de cor em degradê, essa é a mesma lógica do tingimento de tecido ombré. Você vai usar a tinta de tecido em água quente para deixar as peças com efeito degradê, que pode ser com uma ou mais cores. Aprenda a fazer:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
lasanha de espinafre

Lasanha de espinafre: 5 receitas fáceis para qualquer ocasião

como tingir roupa com chá

Como tingir roupa com chá e café para tecido de algodão e renda