Maior peixe do mundo
Foto: Reprodução/Projeto Baleia Jubarte

Maior peixe do mundo é encontrado morto no Brasil

Esse tipo de peixe é comum, embora a gente não possa vê-lo todos os dias.

Publicidade

A maioria de nós não tem ideia do universo que existe debaixo dos rios e oceanos. Você sabe, por exemplo, qual é o maior peixe do mundo? E sabia que ele existe no Brasil?

É uma pena que o animal tenha sido encontrado morto, mas, sabemos que teria sido morto de qualquer maneira se pescadores o tivessem encontrado vivo.

O maior peixe do mundo foi encontrado na Baía de Vitória, no Espírito Santo, Brasil. A descoberta foi informada ao Projeto Baleia Jubarte, que fez o necessário para removê-lo do local antes que o cheiro se tornasse insuportável e começasse a atrair animais.

Veja também: Pescador engolido por baleia é “cuspido” e sobrevive

Publicidade

O maior peixe do mundo encontrado morto

Considerado o maior peixe do mundo, o tubarão-baleia foi encontrado morto no final de março de 2023, e era impossível escondê-lo ou retirá-lo dali sem o uso de equipamentos especiais.

Isso porque o animal, da espécie Rhincodon typus, pesava cerca de 12 toneladas. As pessoas que o viram, acionaram o Projeto Baleia Jubarte que veio analisar o animal e esclarecer o fato.

Isso porque as pessoas começaram a ficar com medo de ter mais animais como esse por perto, e serem atacadas por ele. Mas, é um engano pensar assim.

“Apesar de seu tamanho, os tubarões-baleia são filtradores, alimentando-se de pequenos organismos como ovos e larvas de peixes, e invertebrados”, explicou o projeto Baleia Jubarte.

Publicidade

Portanto, embora seja gigante, o maior peixe do mundo não é interessado em comer pessoas, isso aconteceria sem querer, caso um ser humano invadisse o espaço do tubarão-baleia durante sua refeição.

Espécie em extinção

Foi muito importante que o Projeto Baleia Jubarte tenha sido informado desse tubarão para esclarecer que se trata de um animal em extinção.

Aliás, essa é a prova de que, se ele estivesse vivo e pescadores o tivessem encontrado, teriam matado sem dó, pela falta de conhecimento da importância desses animais no ecossistema deles.

Publicidade

Junto até o local para verificar o animal foi uma equipe do Instituto Orca, parceiros do Projeto Baleia Jubarte.

Após a identificação, eles rebocaram a carcaça do tubarão-baleia para fazer uma necrópsia e entender melhor do que se tratava.

O maior peixe do mundo era uma fêmea adulta, medindo 11,6 metros de comprimento e pesando cerca de 12 toneladas.

Publicidade

Não haviam plásticos e borrachas em seu organismo, nem vestígios de ataque humano ou machucados feitos por alguma embarcação. Ela aparentava estar saudável.

Mesmo assim, foram feitos exames para saber se ela tinha alguma doença, já que isso pode impactar o ecossistema, afetando outros animais. Mas, nada foi detectado.

Depois dos exames, a carcaça do maior peixe do mundo foi enterrada em um local apropriado, pela equipe da prefeitura de Vila Velha, capital do estado.

Publicidade

Apesar de parecer algo novo e estranho, esse animal é comum em toda a costa brasileira, mas, não vemos porque ele vive nas profundezas. Imagina ver assim de perto, que incrível!

Veja também: Catador de lixo fica milionário ao encontrar “vômito de baleia”

PODE GOSTAR TAMBÉM