louro para ansiedade
Crédito: Freepik

Louro para ansiedade: propriedades e como usar

Essa planta não serve apenas para dar mais aroma e sabor aos alimentos. Suas propriedades ajudam a acalmar

Publicidade

A ansiedade é uma condição que afeta milhares de pessoas, especialmente nesse mundo moderno em que todos precisam correr contra o tempo. Viver pensando no futuro, quando só se tem controle sobre o momento presente, é um grande sofrimento, e os efeitos colaterais se manifestam na saúde, de várias formas. Então, além de se consultar com um psicólogo para compreender os motivos do transtorno e fazer um tratamento adequado, também é possível usar o poder na natureza a seu favor. O louro para ansiedade é uma das boas alternativas.

Folha de louro para ansiedade: benefícios

beneficios e propriedades do louro para ansiedade
Crédito: Freepik

Além de ser uma ótima planta para temperar os alimentos, o louro é um bom estimulante do apetite por causa do seu aroma agradável. Mas ele também atua de outras formas no organismo, aliviando os efeitos da ansiedade.

Regulador da respiração e depurativo

As folhas de louro têm o poder de relaxar a mente, regular a respiração e promover uma limpeza na corrente sanguínea, deixando o corpo com menos toxinas, aumentando o bem-estar. Quando o louro é aquecido e inalado, por exemplo, ele ajuda a limpar as vias aéreas, acalmando sintomas de problemas respiratórios. Pessoas ansiosas, quando sofrem com problemas respiratórios, ficam ainda mais tensas e angustiadas.

Trata da saúde cardiovascular e relaxa o corpo

Quem sofre com a ansiedade está sempre preparado para a fuga de uma possível situação de ameaça. Quando se vive com esse sistema de alerta ligado, o coração sofre as consequências, aumentando o ritmo cardíaco, fazendo a pressão subir e provocando um constante mal estar. Os músculos ficam tensos, o peito aperta e a pessoa fica com dores pelo corpo. A inalação do aroma das folhas de louro, nesse caso, ajuda a aliviar toda a tensão e trazer a pessoa de volta ao momento presente.

Publicidade

Alívio do estresse

Quando o corpo está estressado, conforme descrito no item acima, ele libera uma grande quantidade de cortisol, que é o que faz aumentar o estado de alerta para uma situação de perigo. O problema é que a pessoa ansiosa entra nesse estado mesmo sem estar correndo perigo. Então, a inalação das folhas de louro ajudam a reduzir a quantidade de cortisol no sangue através do linalol, um óleo essencial presente nas folhas.

Como usar o louro para ansiedade

Existem duas formas bem eficazes e simples de usar essa folha. Uma se baseia em tomar o chá, enquanto a outra consiste em inalar o aroma das folhas, assim como feito nos tratamentos de aromaterapia.

Infusão de louro e canela

A infusão é a mistura de plantas com a água para se fazer um chá.

Ingredientes

Água: 1 litro;
Canela: 2 ramos;
Louro: 5 folhas.

Modo de preparo e utilização

  1. Coloque a água para ferver.
  2. Quando ferver, desligue, adicione o louro e a canela, tampe e deixe a mistura em infusão por 20 minutos.
  3. Depois, coe e guarde em uma garrafinha de vidro esterilizada.
  4. Beba pequenos goles 15 minutos antes das refeições.

Queimar folhas de louro

Esse método é para que o aroma do louro chegue ao cérebro, ativando a liberação de hormônios tranquilizantes e bloqueando a liberação dos estressantes.

Publicidade

Ingredientes

Folhas secas de louro: 3 unidades;
Tigela ou pires: 1 unidade.

Modo de preparo

  1. Coloque as folhas de louro sobre o pires ou tigelinha.
  2. Escolha um local tranquilo e silencioso, onde possa ficar por alguns minutos sem ser incomodado.
  3. Acenda as folhas com um isqueiro ou fósforo e deixe-as queimar.
  4. Sente-se ou deite-se confortavelmente e concentre-se no momento presente, sentindo o aroma das folhas pelo ar, fazendo uma meditação com uma respiração ritmada.

Outras maneiras de tratar a ansiedade

Essas dicas de usar o louro são opções alternativas. Mas, como cada pessoa tem níveis diferentes de ansiedade, a forma mais segura e eficiente de tratar é consultando um especialista, que pode ser um psicólogo ou psiquiatra, como queira.

O profissional irá fazer uma avaliação aprofundada do caso para determinar qual é o melhor tratamento. De modo geral, quando existe a necessidade de intervenção medicamentosa, é preciso consultar o médico psiquiatra. Ele poderá recomendar calmantes.

Publicidade

Mas apenas os medicamentos não resolvem o problema, apenas ajudam a pessoa a conseguir lidar com as situações do dia a dia e fazer a psicoterapia, que pode ser feita com um psicólogo para tratar a causa da ansiedade. Esse é um tratamento longo, que muitas vezes segue por toda a vida, e que ajuda muito ao autoconhecimento. Mesmo depois de vencer a ansiedade, a pessoa percebe o quanto a terapia continua sendo útil na sua vida para conseguir entender melhor a si mesma e o mundo à sua volta.

PODE GOSTAR TAMBÉM