lombo recheado
Crédito: Wkimedia Commons
em

Lombo recheado: 10 receitas para o almoço de domingo

Na dúvida sobre o que fazer para almoçar no fim de semana? Tem receitas fáceis desse prato que são divinas

O lombo recheado é um prato bastante popular. É a típica carne assada no forno para servir naquele almoço de domingo quando não vai usar churrasqueira. Ideal para ser acompanhado de arroz ou batatas, uma farofinha e bastante salada, o lombo ainda tem a vantagem de poder ser recheado com vários ingredientes, doces e salgados. Veja essas sugestões e escolha sua preferida para testar em casa.

Veja também: receitas de rocambole de carne moída

Como fazer lombo de porco recheado

Com a peça de lombo na mão, só precisa usar a criatividade para criar os recheios mais variados conforme o seu gosto e estilo de vida. Tem até receita de lombo vegano, acredite se quiser.

1. Lombo recheado com presunto e cenoura

Nessa receita, compartilhada do Tele Culinária, o lombinho de porco fica bem macio e suculento, e o recheio é bem temperadinho. Leva cenouras, alho-poró, azeite, vinho branco, alho, presunto e, para temperar, pimentão doce, louro, salsinha, sal e pimenta vermelha ou outra a gosto.

lombo com cenoura e presunto
Crédito: Teleculinária

Ingredientes

Lombinho de porco: aprox. 1,2 quilo;
Presunto em fatias: 200 gramas;
Alho-poró: 1 unidade;
Cenouras grandes: 2 unidades;
Alho: 4 dentes;
Vinho branco: 300 ml;
Azeite: 50 ml;
Pimentão doce: 1 colher (sobremesa);
Caldo de carne: 1 tablete;
Louro: 1 folha;
Salsinha, sal, pimenta: a gosto;
Barbante culinário: para amarrar.

Modo de preparo

  1. Corte o lombo de porco em formato retangular. Limpe o alho-poró e corte-o ao meio, no sentido do comprimento. Descasque as cenouras e corte-as em fatias compridas e finas.
  2. Disponha por cima do lombo as fatias de presunto, as folhas de alho-poró espalhadas e as fatias de cenoura. Enrole o lombo, prenda com fio de cozinha e disponha num tabuleiro.
  3. Tempere com os dentes de alho picados, o vinho branco, o caldo de carne em pedaços, o pimentão doce, a folha de louro, um ramo de salsa, sal e pimenta. Envolva muito bem e deixe marinar durante 30 minutos.
  4. Depois regue com o azeite e leve ao forno preaquecido a 180 graus durante 50 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho e, se necessário, com um pouco de água.
  5. Sirva cortado em fatias e com acompanhamento a gosto.

2. Lombo com bacon e queijo

Essa é uma das melhores combinações de sabores, pois quem gosta da carne do lombo, certamente também gosta de bacon e, quem aprecia bacon, é provável que também goste muito de queijo derretido. Se for o seu caso, essa é a receita que vai querer experimentar primeiro.

3. Recheio de linguiça calabresa

Se tiver algumas linguiças tipo calabresa em casa, já tem o mais importante para fazer o recheio do lombinho. Mas para deixar gostoso de verdade é bom seguir essa sugestão de temperos para o recheio, compartilhada do Sabor Sonoro.

recheio de calabresa
Crédito: Sabor Sonoro

Ingredientes

Lombo: 1,5 quilo;
Azeitonas pretas sem caroços: 200 gramas;
Cebola pequena: 1 unidade;
Alho: 2 dentes;
Alecrim fresco: 2 ramos;
Vinho tinto seco: 250 ml;
Linguiças calabresas: 2 unidades;
Sal, pimenta, azeite: a gosto;
Barbante: para amarrar.

Modo de preparo

  1. Com a carne já cortada como uma manta, coloque em um recipiente grande junto com o vinho e uma colher de sopa de sal. Deixe marinar por uma hora, mais ou menos.
  2. Enquanto isso, coloque em um processador 2 ramos de alecrim (sem a haste grossa), azeitona, um pouco de azeite, linguiça, cebola e alho. Bata até a mistura ficar com a consistência parecida com carne moída.
  3. Cubra a manta com a mistura. Enrole a carne com cuidado e amarre com o barbante.
  4. Leve ao forno a 160 graus por 4 horas, mas quando faltar 40 minutos, tire o alumínio e volte para o forno para dourar.

4. Lombo recheado com farofa de banana

Esse recheio fica muito bom com a carne do lombo, especialmente quando você a prepara de modo que fique bem suculenta. A farofa de banana já serve como um bom acompanhamento e é muito fácil de fazer. Veja a lista de ingredientes e todo o preparo nesse vídeo do canal Tô Bem na Cozinha:

5. Com recheio de legumes

Gosta de fazer mix de legumes refogados para acompanhar as refeições? Nessa receita, compartilhada do Chocorango, os legumes podem ser enrolados ao lombinho, deixando a receita muito saborosa e apetitosa porque fica bem colorida. O recheio é feito com bacon, alho, cebola, cenoura, pimentão, abobrinha, sal e cheiro-verde.

lombo recheado com legumes
Crédito: Chocorango

Ingredientes da carne

Lombo sem osso: 1 quilo;
Sal e pimenta: a gosto;
Óleo ou azeite: ½ xícara.

Ingredientes do recheio

Bacon em cubinhos: 100 gramas;
Alho amassado: 2 dentes;
Cebola pequena cortada em 4 partes: 1 unidade;
Cenoura em palitos: ½ unidade;
Pimentão vermelho pequeno em tiras: ½ unidade;
Abobrinha média em palitos: ½ unidade;
Sal: a gosto;
Cebolinha em pedaços grandes: ½ maço pequeno;
Salsinha: 1 punhado.

Modo de preparo

  1. Comece preparando o recheio. Doure o bacon em uma frigideira, retire e frite o alho na gordura que ficou. Junte a cebola, cenoura, pimentão e abobrinha e refogue por 5-7 minutos e tempere com sal.
  2. Desligue o fogo e deixe esfriar ligeiramente e embale em plástico filme, formando um cilindro fino, do tamanho do seu pedaço de lombo. Leve para o congelador por 1-2 horas até ficar firme.
  3. Preaqueça o forno a 220 graus.
  4. Enquanto isso, corte o lombo em três partes, no sentido horizontal, e abra como se fosse uma manta.Tempere o interior da carne com sal e pimenta.
  5. Feche bem apertado as partes do lombo, envolvendo o recheio, e amarre com um barbante. Coloque em uma travessa com a parte da gordura para cima e regue com o óleo ou azeite.
  6. Arrume os legumes congelados no centro da peça e espalhe a cebolinha e salsinha que ainda não tinha sido empregado no recheio.
  7. Cubra a travessa com papel-alumínio e leve ao forno 220 graus por 15 minutos. Abaixe a temperatura para 190 graus e asse por 40 minutos.
  8. Retire o papel-alumínio e asse por mais 50 minutos, regando de 15 em 15 minutos com o líquido do fundo da travessa para que não resseque, até que esteja dourado.

6. Lombo recheado com sálvia empanada

Essa é uma receita diferente para surpreender seus convidados à mesa do almoço. A receita, compartilhada do Mel e Pimenta, é bem simples, leva o lombo, ovo, mostarda, folhas de sálvia, azeite, farinha de rosca, sal e pimenta. Depois, para acompanhar, tem também um delicioso molho de mostarda.

carne com sálvia empanada
Crédito: Mel e Pimenta

Ingredientes

Lombo: 1,5 quilo;
Ovo: 1 unidade;
Mostarda: 2 colheres (sopa);
Sálvia: folhas a gosto;
Farinha de rosca: ½ xícara;
Azeite, sal e pimenta: a gosto.

Ingredientes do molho de mostarda

Mostarda: 4 colheres (sopa);
Mel: 4 colheres (sopa);
Molho de soja: 1 colher (sopa);
Cebolinha picada bem fina: 2 colheres (sopa);
Gengibre picado fino: 1 colher (sopa);
Sal: 1 pitada.

Modo de preparo

  1. Limpe o lombo, retire o excesso de gordura e abra-o como um grande bife. Estenda a carne em uma forma ou tábua de carne grande, tempere com sal e pimenta.
  2. Em uma tigela bata o ovo com as duas colheres de mostarda, pincela a parte interna com metade dessa mistura e reserve.
  3. Passe as folhas de sálvia no restante da mistura e na farinha de rosca. Espalhe as folhas sobre a parte interna, enrole como um rocambole e amarre bem com um barbante grosso.
  4. Leve ao fogo uma panela grande e de fundo grosso e aqueça bem, regue com um fio de azeite, coloque a carne e deixe dourar todos os lados. Essa etapa é importante para selar a carne e manter a umidade interna.
  5. Coloque a carne em uma forma, cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno preaquecido em temperatura média por 1 hora ou até que fique macio.
  6. Retire o papel-alumínio e asse por mais 30 minutos.
  7. O tempo para assar pode ter variação de acordo com cada tipo de forno.
  8. Para o molho de mostarda: misture bem todos os ingredientes e reserve.
  9. Fatie o lombo e sirva com o creme de mostarda.

7. Em bifinhos na pressão

Para uma apresentação diferente você pode comprar bifinhos de lombo em vez de preparar uma peça inteira. É uma opção legal para quando quiser fazer uma receita menor. Nessa sugestão da Andréa Quitutes o recheio é de presunto, muçarela, alho, milho, ervilha, sal, pimenta, molho de tomate, azeite, colorau, molho de soja e cebola em rodelas.

bifinhos na pressão
Crédito: Andréa Quitutes

Ingredientes

Bifinhos de lombo de porco: 500 gramas;
Presunto fatiado: 200 gramas;
Queijo muçarela fatiado ou ralado: 200 gramas;
Milho escorrido: ½ lata;
Ervilha escorrida: ½ lata;
Sal e pimenta: a gosto;
Alho socado: 2 dentes;
Azeite: 1 colher (sopa);
Colorau: 1 colher (sobremesa);
Molho de tomate: a gosto;
Molho de soja: 2 colheres (sopa);
Cebola pequena em rodelas: 1 unidade.

Modo de preparo

  1. Tempere os bifes com alho, sal, pimenta-do-reino, molho de soja.
  2. Recheie os bifes com uma fatia de presunto, muçarela, milho e ervilha, enrole e feche com palitos.
  3. Aqueça o azeite na panela de pressão coloque a cebola, colorau, junte a carne e o molho de tomate, acrescente um pouco de água que dê para cozinhar a carne, tampe a panela deixe cozinhar de 15 a 20 minutos, até a carne ficar macia.

8. Lombo recheado com linguiça e provolone envolto em bacon

Todos os melhores sabores de ingredientes e temperos fazem parte dessa delícia de receita. Primeiro você vai temperar a carne com sal, alho, pimenta, limão, azeite e mostarda. Para o recheio vai precisar só de queijo provolone, linguiça fresca e fatias de bacon que vão na cobertura. Veja todo o preparo dessa receita compartilhada do Brisando na Cozinha.

carne com provolone
Crédito: Brisando na Cozinha

Ingredientes da carne

Lombo: 1 peça com 1,5 quilo;
Sal e pimenta: a gosto;
Alho: 3 dentes;
Limão: sumo de 1 unidade;
Azeite: 4 colheres (sopa);
Mostarda Dijon: 1 colher (sopa).

Ingredientes do recheio

Provolone ralado: 150 gramas;
Linguiça fresca sem pele: 250 gramas;
Bacon em fatias finas: 250 gramas.

Ingredientes do molho

Cerveja preta: 1 lata;
Cebola grande em fatias: 1 unidade;
Mostarda Dijon: 1 colher (sopa);
Molho de soja: 1 colher (sopa);
Farinha: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Abra o lombo no sentido do comprimento formando uma manta. Tempere com sal e pimenta dos dois lados. Misture o sumo de limão, o alho, o azeite, a mostarda. Coloque esta mistura no lombo e deixe na geladeira por 2 horas.
  2. Retire a pele da linguiça, e retire o excesso de gordura. Corte o queijo provolone em palitos e reserve tudo.
  3. Depois de deixar a carne marinada no tempo indicado, forre uma superfície com plástico e coloque a peça de lombo marinada aberta sobre a bancada. Espalhe a linguiça, e por cima, distribua os palitinhos de queijo.
  4. Enrole como rocambole, arrume as fatias de bacon por cima e amarre com linha grossa ou barbante.
  5. Deixe esse “rocambole” na geladeira de um dia para o outro, para pegar mais sabor, mas você pode já colocar diretamente para assar. Para isso, unte uma assadeira com azeite, coloque a carne e por cima jogue a cerveja.
  6. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180 graus por 1 hora e meia, depois retire o papel e deixe mais 30 minutos em forno baixo.
  7. Retire do forno e transfira o lombo para uma travessa. Reserve o caldo.
  8. Aqueça a manteiga, frite a cebola, coloque o caldo reservado misturado com a farinha, o shoyu e a mostarda Dijon, acerte o sal e deixe cozinhar até dar uma leve engrossada.
  9. Retire e espalhe sobre o lombo. Salpique cebolinha fresca picada por cima e sirva!

9. Com recheio de abacaxi e ameixa

Se você aprecia um lombinho agridoce, essa receita é a ideal. O recheio é muito simples de fazer porque só leva abacaxi, ameixas pretas e bacon. Tem também os temperos da carne que são azeite, sal, pimenta, cerveja, lho, tomilho e cebola. Veja como fazer, nesse vídeo do canal Cozinha Prática:

10. Lombo de seitan vegano recheado

Essa receita, como é vegana, naturalmente não leva carne de verdade, mas é uma sugestão bem interessante para os veganos servirem um prato de forno especial. Para a “carne” usa-se um seitan que é a carne vegetal de glúten. Para o recheio, a dica é usar mostarda, batatas em palito, cenouras em palito e brócolis. Veja todos os detalhes nesse vídeo do canal Drica na Cozinha:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
como clarear a virilha

Como clarear a virilha: conheça 3 métodos que funcionam

cuida de todo mundo cuidar de si mesma

Cuida de todo mundo e esquece de você? Veja essas dicas!