em

AmeiAmei FofoFofo EstranhoEstranho

Como fazer a lista de compras de supermercado

Descubra como facilitar a tarefa de ir ao supermercado e conseguir economizar por meio de uma lista de compras bem-feita
lista de compras de supermercado
Crédito: Freepik

A economia doméstica é um assunto sério, pois impacta em todos os aspectos da vida de uma família, seja pequena ou grande. Saber quando, quanto e no que aplicar o dinheiro é essencial para que a renda dure o mês todo e seja possível economizar para os planos futuros. Neste tema, por mais usual que seja, a lista de compras de supermercado cumpre um papel importantíssimo, pois ir ao supermercado é tarefa semanal e, quando não se tem controle do que se compra, pode gerar grande prejuízo e desperdício.

Continue lendo e tenha dicas de como elaborar sua lista para uma família de 2 ou de 4 pessoas, e ao final, faça o download da lista de compras básica elaborada para lhe ajudar nessa tarefa.

Dicas de como fazer a lista de compras

como fazer lista de supermercado
Crédito: Freepik

1. Faça compras periodicamente

Não existe apenas uma forma de fazer a lista de compras de supermercado, a começar pela sua preferência em compra mensal ou compras semanais.

Se está na dúvida entre qual destas duas opções é a melhor para economizar no supermercado e ter mais praticidade, a recomendação é que faça as duas, variando os tipos de produtos a comprar.

Na compra mensal você pode colocar os produtos de higiene, limpeza e mantimentos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, café, açúcar, sal, farinhas, biscoitos e enlatados. Se for congelar carnes, elas entram nessa compra também.

Na compra semanal, você inclui os aquilo que dura menos tempo (ou que é melhor consumir mais rápido), como frutas e verduras, pães, bolos, queijo, presunto, manteiga, iogurte, ovos, peixe fresco e afins.

2. Procure comprar no atacado

Vale lembrar que alguns produtos, especialmente de higiene e limpeza, são vendidos em grandes quantidades para durar meses.

Normalmente, por serem grandes, eles já um têm custo-benefício, interessante.  Além disso, existem supermercados atacadistas, onde você obtém desconto, comprando em quantidade, sendo muito interessante para artigos de limpeza, higiene e não perecíveis em geral. Se for muito só para a sua casa, pode organizar um grupo com a família ou condomínio.

3. Veja as promoções

Para as compras semanais, vale a pena dar uma olhadinha se encontra algo útil em promoção, pois vai render uma boa economia.

Você encontra as promoções em folhetos impressos nos próprios mercados, em seus sites ou nas redes sociais.

4. Separe por tipo de item

Na lista, separe uma coluna apenas para produtos de higiene, outra para limpeza, outra para grãos, para macarrão, enlatados e assim por diante, procurando seguir a lógica das prateleiras do mercado.

Assim, você não tem que dar muitas voltas, perdendo tempo e correndo o risco de esquecer algum produto ou comprar por impulso.

5. Separe por setores

Além de separar o tipo de item, organize sua lista de acordo com os setores do supermercado.
Por exemplo, se a primeira parte é de grãos, depois macarrão, depois enlatados (em ordem de corredores), coloque suas colunas nessa sequência.

Todas estas opções devem servir com um guia, já que cada família possui hábitos alimentares bem distintos. Então você inclui o que achar melhor, dentro dessa divisão proposta e dentro do que o seu orçamento permitir.

Muitas vezes terá que abdicar de algo que não é essencial para que não falte o necessário, faz parte.

Como fazer compras no mercado

como fazer compras no mercado
Crédito: Freepik

Veja algumas dicas para agilizar e otimizar suas compras:

  • Vá ao mercado depois de alguma refeição importante, como o almoço ou jantar. Dessa forma, aquela vontade de comprar uma besteirinha que estava fora da lista, diminui;
  • Não tenha pressa na hora de escolher os produtos, veja com calma o rendimento e o preço, para ver se compensa;
  • Se puder ir ao mercado sem as crianças, você terá um melhor resultado, pois além de evitar que o carrinho fique cheio de lanchinhos escolhidos por elas, você pode se concentrar melhor e fazer melhores escolhas;
  • Sempre verifique a validade dos alimentos, principalmente na área de lácteos. Aquela bandeja de iogurte pode estar muito barata por estar prestes a vencer;
  • Preste atenção à qualidade da embalagem. Não compre se estiver amassado, estufado, manchado ou vazando;
  • Deixe para comprar os produtos gelados por último, para não correr o risco de estragar.

E quanto às quantidades? Se você casou há pouco tempo, se teve filhos ou outras pessoas passaram a morar com você, a lista de compras sofre grande alteração nesse sentido. Veja as recomendações, com base média em 5 refeições diárias.

Lista de compras de supermercado para 2 pessoas

A lista de compras para duas pessoas tende a ser mais simples e menos variada, já que ambos provavelmente vão comer as mesmas coisas.

Uma refeição que é feita para duas pessoas também é mais fácil aumentar para que sobre e possa ser consumida no dia seguinte, ajudando a economizar. Basicamente, até conseguir organizar as compras do seu gosto, comece considerando o seguinte:

  • No café da manhã e no jantar de um casal que não faz nenhuma dieta específica normalmente come-se um sanduíche (2 fatias de pão + 1 de queijo + 1 de presunto por pessoa), toma-se café, suco ou chá e pode-se incluir uma fruta (1 porção/unidade por pessoa);
  • Nos lanches da manhã e da tarde são biscoitos (5 unidades por pessoa), iogurte (1 potinho por pessoa) ou frutas (1 porção/unidade por pessoa);
  • No almoço, 1 xícara é considerado ótimo para duas porções de arroz e feijão. A carne, cerca de 200 gramas é uma boa quantidade, tanto para bifes quanto para molhos. Se for massa, 2 mãos por pessoa.

Assim você consegue somar as quantidades do que precisa comprar por semana e do que deve comprar para o mês, considerando o peso das embalagens que escolher.

Produtos de higiene e limpeza sempre valem a pena comprar em quantidades maiores, que normalmente duram para o mês todo ou até mais.

Lista de compras de supermercado para 4 pessoas

No caso de uma família com 4 pessoas, precisa considerar se são 2 adultos e 2 crianças ou adolescentes ou também adultos. Esse fator altera muita coisa. De maneira simples, as refeições seguem o mesmo formato das descritas para a lista de 2 pessoas, só que em dobro.

Quando há crianças, os produtos variam, então o que é economizado em porções reduzidas para elas, acaba sendo compensado nas variedades compradas só para elas, como leites fortificados, biscoitos especiais, produtos de higiene exclusivos e guloseimas.

Como as quantidades das refeições para uma família de 4 pessoas são maiores, uma dica interessante é fazer a lista de compras de supermercado depois de elaborar o menu da semana, assim você já sabe exatamente quais ingredientes e qual a quantidade que precisará comprar, sem que haja desperdício ou gasto excessivo.

Lista de compras de supermercado básica para imprimir

Faça o download da lista de compras básica elaborada para ajudar você a lembrar de tudo o que é essencial em uma compra mensal e semanal.

Chegou em casa e agora quer saber como guardar as compras? Veja no vídeo algumas dicas de organização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
truques para acelerar a perda de peso
8 Truques para acelerar a perda de peso
Benefícios do repolho para a saúde