Veja como a língua pode ajudar a identificar problemas de saúde

Há sinais que demonstram quando algo não vai bem

Publicidade

É uma das partes mais sensíveis do corpo, desde os primeiros momentos da vida, está presente na nossa relação com o mundo nos permitindo distinguir os sabores ou nos ajudando na comunicação, por meio da fala. A língua também pode nos dizer, em seu aspecto quando algo anda errado com a nossa saúde.

Veja os sinais que te ajudam a avaliar se algo vai mal:

Língua saudável

Assim ela se mostra saudável, macia, viçosa e rosada. Podendo-se distinguir as papilas gustativas, pequenos caroços, responsáveis pela absorção dos sabores.

Língua Geográfica

Como é conhecida a língua cujo aspecto se assemelha a um mapa geográfico. Apesar de que causas genéticas sejam responsáveis por tal aparência, ainda assim é considerada uma língua saudável, embora este aspecto possa significar uma hipersensibilidade a alguns alimentos e, em especial, a alguns temperos.

Publicidade

Líquen Plano Oral

São lesões na boca que deixam a língua com aspecto avermelhado e/ou esbranquiçado, além sensação de ardência ou queimação em toda a boca. É considerada um tipo de doença bucal dos mais comuns. Outra característica é que pode também não apresentar sintomas. O tratamento é paliativo e a doença cura-se sozinha, devendo o paciente tomar cuidados como evitar álcool e cigarros.

Língua com camada amarela

Sinal de infecção por fungos, organismos oportunistas que podem aparecer quando seu sistema imunológico está enfraquecido, deixando uma camada amarelada na língua.

Muito comum em crianças e adolescentes ou pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos. Caso essas manchas apareçam deve-se consultar o médico ou até mesmo o dentista.

Língua com bolhas ou pequenas feridas

Embora sejam comuns em função de pequenas mordidas ou queimaduras ao ingerir alimentos muito quentes, deve-se observar a incidência dessas úlceras. Caso não se curem antes de duas semanas, deve-se consultar um médico.

Publicidade

Língua com camada branca

Talvez você não esteja dando aquela caprichada na higiene bucal. Pelo menos é isso que este caso sinaliza. Se você, ao escovar os dentes, fizer a limpeza com maior cuidado, não esquecendo de limpar também a língua, estará resolvendo este problema e melhorando seu sorriso. Não esqueça de bochechar bastante.

Língua com rachaduras

Se aparecerem sinais de fissuras e inchaço em sua língua, procure o seu médico. Isto pode ser sinal de que você está com Síndrome de Melkersson-Rosenthal é uma doença neurológica rara, que pode provocar também paralisia e edemas na face.

Língua com ondulações

Com pequenas ondulações nos lados e inchada, pode indicar possível hipertiroidismo. Neste caso, um médico deve ser consultado.

Publicidade

Língua vermelha

É sintoma de que há deficiência de Vitamina B (ácido fólico), encontrado em diversos alimentos, entre outros, em vísceras de animais, verduras como o espinafre, frutas, grão de bico e levedura de cerveja.

Língua com camada preta

Pode aparecer em pessoas com diabetes ou que estejam tomando antibióticos. É também comum em pacientes que estejam sob tratamento de quimioterapia, mas, na maioria dos casos, é apenas um sinal de má higiene bucal.

Essa dica foi útil? Então compartilhe!

PODE GOSTAR TAMBÉM