língua geográfica
Crédito: Freepik

Língua geográfica: o que é, sintomas e tratamentos

Essa é uma condição rara, mas que vale a pena conhecer para não achar estranho quando se deparar com ela

Publicidade

Existem algumas condições de saúde que são bem curiosas e incomuns, por isso não é possível ter ideia do que se trata apenas ao olhar. Esse é o caso da língua geográfica, uma condição na qual a língua fica com saliências que lembram as linhas de um mapa, por isso o nome. Saiba mais sobre o que é, as causas, sintomas e tratamentos.

Veja também: remédios caseiros para mau hálito

O que é língua geográfica?

como é a língua geográfica
Crédito: Wikimedia Commons

De acordo com o Dr. Drauzio Varella, a língua geográfica é também chamada de lossite migratória benigna ou eritema migratório. Essa é uma condição benigna e que não é contagiosa. Suas principais características são as lesões que deixa por toda a língua, e que podem mudar de forma e de local (na língua) de repente.

Também podem desaparecer e reaparecer sem que haja um motivo conhecido. Essas lesões são erosivas e avermelhadas, com bordas irregulares em um tom cinzento-esbranquiçado, um pouco salientes, como se fossem desenhos das linhas em um mapa

Quais são as causas?

As causas da língua geográfica ainda são desconhecidas. Porém, pesquisas constantes acreditam que possa ter caráter hereditário e ser uma condição associada a problemas como rinite alérgica, asma, psoríase, caspa, estresse emocional e deficiência de vitaminas. Cada caso apresenta suas condições particulares.

Publicidade

Sintomas da língua geográfica

Como já mencionado, essa é uma condição que não vai passar de uma pessoa para a outra, então não impede o contato físico através do beijo, por exemplo. Mas, tem seus sintomas para prestar atenção:

Descamação das papilas

A pessoa com essa condição vai notar que, na região das laterais da língua que contam com placas esbranquiçadas, pode haver uma descamação. Essas placas também tendem a aumentar de tamanho de forma progressiva.

Lesões sem padrão de comportamento

Com ou sem tratamento, as lesões podem aumentar ou reduzir de tamanho, bem como podem desaparecer e reaparecer. Então, não possuem um padrão para todos. Cada pessoa deve analisar suas lesões dia após dia, e também o que coloca na boca para perceber se existe alguma reação.

Ardência e queimação

De modo geral, as lesões não apresentam sintomas como dor ou inchaço. Mas, para algumas pessoas, pode haver a sensação de ardência e queimação quando comem alimentos mais fortes, como pimentas, ácidos e bebidas alcoólicas.

Publicidade

Tem tratamento?

Como não se conhece exatamente a causa da língua geográfica, também não existe um tratamento específico. Só o que pode ser feito, com orientação médica, é fazer uso de analgésicos no caso de sentir sintomas desconfortáveis.

De modo geral, é importante tomar cuidado com o que come, evitando alimentos muito condimentados, caso perceba que eles aumentam a sensibilidade na língua. Também é bom cuidar ao escovar a língua, sempre usando uma escovinha de cerdas bem macias, mas nunca deixar de limpar para evitar o mau hálito e o acúmulo de resíduos alimentares.

Essa é uma condição que aparece principalmente na infância e e nas pessoas do sexo feminino. Pode desaparecer por completo conforme o crescimento, ou parecer que foi embora, mas ressurgir tempos mais tarde.

Publicidade

Só é necessário procurar ajuda médica ou de um dentista se perceber que as lesões estão incomodando ou se ver algum sangramento inexplicável.

PODE GOSTAR TAMBÉM