como fazer limpeza rápida
Crédito: Freepik
em

Como fazer uma limpeza rápida de 1 hora

Esse é um grande desafio, que você pode adaptar para o tamanho da sua casa e o seu estilo de vida

Não importa quanto tempo você tire para fazer faxina, sempre vai ter mais coisas para limpar. Mas, nem todo mundo pode tirar um dia inteiro para a limpeza da casa, ou simplesmente não tem a menor vontade de fazer isso. Então, a melhor solução é fazer uma limpeza rápida de até 1 hora, deixando tudo sempre em ordem.

Quando fazer a limpeza rápida?

A sujeira aparece todos os dias. Por isso, sempre que você puder tirar 1 horinha para fazer uma limpeza básica, será ótimo.

Mas, para manter uma rotina de organização, procure fazer isso pelo menos uma vez por semana. Se a casa for muito grande, duas vezes por semana será necessário.

Escolha dias alternados para manter a casa limpa durante toda a semana, como terça e sexta, segunda e quinta ou quarta e sábado, por exemplo.

Planejando a faxina

Para conseguir fazer uma limpeza rápida em apenas 1 hora, o primeiro passo é fazer um plano na sua cabeça para depois colocá-lo em prática.

Então, comece pelos cômodos mais fáceis de limpar, que já estejam mais organizados, como: quartos, sala, cozinha e banheiros.

É legal determinar a ordem dos cômodos de acordo com os tipos de produtos de limpeza e demais materiais que for utilizar. Assim, não precisa voltar na lavanderia para trocar de produto, de pano e de vassoura para cada cômodo com piso diferente, como cozinha e banheiro.

Se você costuma limpar a casa toda com o mesmo pano, lembre-se que banheiro e cozinha devem ter panos separados, assim como uma água nova. Esses ambientes possuem mais germes e bactérias, e devem ficar por último.

Foco total na limpeza

Fazer uma limpeza rápida em 1 hora é um desafio, pois o tempo passa rápido. Por isso, é importante escolher um horário em que você possa se concentrar na limpeza. Não pare para olhar as redes sociais, para ver notícia na televisão, e tente escolher um momento em que as crianças não vão precisar da sua atenção.

Quartos

  1. Guardar roupas/brinquedos/acessórios que estiverem fora do lugar;
  2. Tirar o pó das mesinhas de cabeceira;
  3. Passar vassoura ou pano ou aspirador no piso;
  4. Arrumar a cama/trocar a roupa de cama.

Sala

  1. Guardar objetos que estejam fora do lugar e levantar cadeiras/mesinhas/vasos para liberar espaço no piso;
  2. Tirar o pó, de cima para baixo: comece pelo que está mais no alto e vá descendo;
  3. Passar vassoura ou pano ou aspirador no piso;
  4. Colocar tudo de volta no lugar.

Cozinha

  1. Guardar objetos que estejam fora do lugar e levantar cadeiras/mesinhas/vasos para liberar espaço no piso;
  2. Passar pano nas bancadas e mesa;
  3. Passar vassoura ou pano;
  4. Colocar tudo no lugar.

Nessa faxina não está incluso lavar louça nem limpar fogão, pois essas coisas são feitas diariamente, depois do almoço ou do jantar.

Banheiro

  1. Guardar objetos que estejam fora do lugar e levantar tapetes/lixeira/vasos para liberar espaço no piso;
  2. Limpar bancada e pia;
  3. Passar produto, esfregar e enxaguar o vaso sanitário;
  4. Passar pano no piso;
  5. Colocar tudo no lugar.

E se não der tempo?

Se a sua casa tiver 3 quartos e 2 banheiros, mesmo essa limpeza rápida poderá levar pelo menos 1 hora e meia.

Nesse caso, faça a limpeza duas vezes por semana, escolhendo menos cômodos de cada vez, por exemplo: na terça faz os quartos e a sala; na sexta faz a cozinha e os banheiros.

Essa é uma boa estratégia, pois até vai sobrar mais tempo para limpar cada cômodo ainda melhor. Conforme você for se acostumando com essa rotina de limpeza, o processo vai ficando mais rápido.

E se esse não parece ser o melhor método para o seu estilo de vida, veja também como fazer o método Fly Lady de organização.

o que não lavar na máquina

7 Peças que não podem ser lavadas na máquina de roupas

filha de fernanda lima

Fotos raras de Maria Manoela – a filha da Fernanda Lima