Dicas de limpeza com bicarbonato de sódio
Crédito: Freepik
em

7 Dicas de limpeza com bicarbonato de sódio

Esse produto vai virar seu preferido para limpar a casa inteira

Não é segredo para as donas de casa que o bicarbonato de sódio serve para mais do que substituir o fermento nas receitas. Na limpeza da casa ele tem diversas utilidades e, se você ainda não usa, está perdendo! Veja essas dicas de limpeza com bicarbonato de sódio.

1. Limpeza da colher de pau

A colher de pau, por ser de madeira, absorve mais umidade. Com isso, precisa de uma limpeza profunda para evitar a formação de bolor, além de outros micro-organismos. Para essa limpeza, misture em um potinho 1 colher de sopa de água sanitária + 2 xícaras de água quente + 1 colher de sopa de bicarbonato. Deixe sua colher nessa mistura por 20 minutos, depois enxágue e deixe secar bem antes de guardar.

2. Tirar manchas da garrafa térmica

A garrafa térmica de chá e café sempre fica com as bordas da boca e da tampa manchadas, o que também deixa um cheiro de bebida velha. Para remover essas manchas, faça uma pastinha com bicarbonato e água, na quantidade até ficar pastoso. Coloque 1 colher de bicarbonato em um potinho e adicione um pouquinho de água. Aplique nas partes manchadas e deixe agir por 12 horas, depois lave normalmente e deixe secar.

3. Eliminar cheiro ruim da pia

O cheiro desagradável que às vezes sobe pelo ralo da pia da cozinha ou do banheiro pode ser eliminado com o bicarbonato. Jogue pelo ralo 1 xícara de bicarbonato + 1 xícara de sal, depois derrame água quente (acabada de ferver) e tampe. Deixe assim por pelo menos meia hora.

4. Tirar cheiro e limpar a geladeira

Para quando for limpar a geladeira, retire tudo de dentro e passe um pano umedecido com água e bicarbonato de sódio. Depois de tudo seco, mantenha dentro da geladeira um potinho aberto com bicarbonato puro para absorver os odores. Troque quando perceber que não está mais fazendo efeito.

5. Limpar box do banheiro

Faça uma misturinha esperta para lavar e tirar as manchas do box do banheiro: 1 colher de sopa de sabão em pó + 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio + 1 xícara de vinagre branco + 1 xícara de água morna + 1 colher de sopa de álcool. É só aplicar, inclusive, no vaso sanitário e na pia pra deixar tudo limpinho.

6. Pastilha para limpar e perfumar vaso sanitário

Ao invés de gastar dinheiro com pastilhas caras, faça a sua em casa. Misture 1 xícara de bicarbonato de sódio + ¼ de xícara de ácido cítrico + 1 colher de sopa de vinagre + gotas de óleo essencial do aroma que quiser. Coloque a pastinha em forminhas de gelo e deixe secar em ambiente fresco e seco. Quando endurecerem é só colocar na borda do vaso, usando os cestinhos que já vêm com as pastilhas compradas.

7. Limpeza de tapetes

Quando quiser fazer uma faxina geral nos tapetes, não fique só no aspirador de pó. Primeiro, polvilhe bicarbonato em toda a superfície do tapete e deixe por 15 a 30 minutos para absorver as sujeiras e odores. Depois sim, passe seu aspirador de pó e pronto.

Veja também: os diferentes usos do amido de milho na sua rotina

Como limpar o encanamento de casa e acabar com o cheiro ruim

Como limpar o encanamento de casa e acabar com o cheiro ruim que sobe pelos ralos

Como soltar os cachos e ativar o volume do cabelo

Como soltar os cachos e ativar o volume do cabelo