em

Como limpar tela de notebook corretamente

Para preservar o seu equipamento, saiba quais produtos são seguros para sua limpeza
como limpar tela de notebook
Crédito: Pxhere

Você sabia que utilizar álcool e produtos abrasivos pode causar manchas e desgastar não somente a tela, mas também a estrutura plástica do seu notebook? Por mais que muita gente goste de divulgar esses produtos pela praticidade, eles não são nada recomendados para limpar tela de notebook.

Além disso, ao lidar com produtos eletrônicos, deve-se ter todo o cuidado possível para evitar acidentes, sabendo-se que produtos inflamáveis certamente não combinam com energia elétrica e risco de explosão.

E o que utilizar então? Além dos produtos tradicionais, vendidos prontos em lojas de tecnologia, existem opções baratas, seguras e caseiras, que vão deixar seu notebook como novo.

Veja também: como limpar tela de TV

3 Formas de limpar tela de notebook

dicas para limpar tela de notebook
Crédito: Pexels

Se for utilizar algum produto industrial, leia na embalagem se ele não tem nenhum tipo de álcool, amônia ou outro produto abrasivo, pois pode danificar sua tela a longo prazo. Utilize somente pano de microfibra, pois não arranha e nem solta aqueles pelinhos irritantes, que estragam todo o trabalho. Pode aplicar essa técnica em qualquer tipo de tela LED ou LCD, como o celular, TV e afins.

Antes de começar qualquer procedimento de limpeza abaixo, é fundamental pensar na segurança, retirando todos os equipamentos da tomada, de preferência, algumas horas antes, para que perca a energia residual.

Desplugue os cabos de força, conectores de imagem como HDMO ou VGA, cabos de internet, fones de ouvido, pen drive, conectores USB – como o de mouse e teclado. Retire cartões de memória que estejam acoplados, HDs externos ou qualquer outro dispositivo conectado.

Por fim, retire a bateria e feche o local, deixando o equipamento pronto para a limpeza. Se quiser um serviço completo, aproveite o momento para passar um pincel no teclado, retirando a sujeira, seguido do aspirador de pó. Com essas dicas, você pode limpar todo o equipamento, não somente a tela. Veja como fazer.

1. Água destilada

A melhor forma de limpar tela de notebook ou televisão é utilizando a água destilada. Ela não pode ser a da torneira, por conter minerais, sendo assim a destilada a ideal para proceder a limpeza.

Se a tela estiver engordurada, pode utilizar a água destilada morna, para ajudar a tirar as manchas, sempre com delicadeza. Você não deve pressionar a área enquanto estiver limpando, principalmente se estiver muito suja.

Para aplicar a água, morna ou fria, borrife uma pequena quantidade em um pano de microfibra e passe delicadamente na tela, retirando a sujidade e passando um pano seco logo em seguida. Faça isso por toda a extensão, sem deixar o pano encharcar, para não molhar o equipamento.

2. Água e vinagre

Se a água morna conseguiu resolver, então é hora de apelar para o vinagre de álcool, daqueles baratinhos do mercado mesmo. Ele é excelente para tirar manchas de gordura, poeira e ainda ajuda a eliminar fungos e bactérias, o que é extremamente importante se for tela de celular.

Os procedimentos de segurança são os mesmos e devem ser observados sempre, para evitar o risco de choques e até explosões. No caso da limpeza com água e vinagre, eles devem estar em quantidades iguais e, se quiser, podem ser levemente aquecidos.

Também com o uso de um borrifador – para evitar excesso de água no tecido – umedeça a microfibra e passe em movimentos retilíneos, evitando os circulares, que podem arranhar a tela. Assim que for passando o pano úmido, passe também o seco, para ajudar a limpar e evitar manchas.

Nunca utilize jornal, papel higiênico, guardanapo, papel toalha ou até mesmo tecidos mais ásperos, que soltem fiapos e não sejam recomendados para a tela de computadores. Delicadeza é fundamental para deixar a tela sempre novinha.

3. Vinagre puro

Para os casos extremos, nos quais a vontade é colocar a tela debaixo da torneira e passar alvejante, você pode ser um pouco menos radical e utilizar vinagre puro, em temperatura ambiente ou já aquecido.

O vinagre de álcool irá ajudar a eliminar gordura mais rapidamente – como aquelas marcas de dedo, gotinhas que estejam na tela, poeira mais pesada e até fungos e bactérias. Além disso, vai deixar sua tela com um brilho de nova, se não estiver arranhada.

Para limpar, basta aquecer, se for necessário, e colocar em um borrifador. Aplique o vinagre de álcool em um tecido de microfibra e passe de leve em toda a tela. Repita esse processo, até que as manchas desapareçam.

Finalize com uma camada de vinagre e um pano seco em seguida, o que vai deixar sua tela mais funcional, segura e brilhante. Ao terminar, passe outro pano seco para dar acabamento, sempre no mesmo sentido e nunca com movimentos circulares.

Aproveite para limpar a parte de plástico também, retirando rapidamente o vinagre com um pano seco, à medida em que for aplicando. As carcaças que tiverem o efeito black piano e similares, ficarão perfeitas e com menos chances de ficarem sujas com gordura e marcas de dedo.

Depois que estiver bem seco, pode reconectar tudo e utilizar o notebook normalmente, desfrutando de um equipamento mais limpo, agradável e fácil de visualizar, gerando também maior produtividade.

micro-ondas pode causar câncer mito ou verdade
Micro-ondas pode causar câncer: mito ou verdade?
receitas de pudim de laranja
Pudim de laranja: receitas fabulosas para experimentar