em

Como limpar peixe passo a passo

Gosta de várias receitas à base de peixe, mas não sabe limpá-lo quando compra inteiro? Veja que não tem segredo

limpar peixe
Crédito: Freepik

O peixe é um alimento recomendado em diversos tipos de dietas que incluem carne, pois é uma opção muito saudável, com alto valor nutricional, além de versátil. Porém, muitas pessoas preferem comprar filés congelados porque não sabem como limpar peixe corretamente. A verdade é que essa tarefa não tem muita complicação, só vai precisar de um pouco de paciência e atenção. Veja como fazer, passo a passo.

Veja também: como escolher peixe fresco ou congelado

Como limpar peixe

como limpar peixe corretamente
Crédito: Freepik

É verdade que peixe não é tudo igual. Os tamanhos mudam, bem como as propriedades nutricionais e também a procedência, que é muito importante levar em consideração para comprar um peixe de boa qualidade.

Mas na hora de limpar peixe, o processo é basicamente o mesmo para os tipos mais comuns consumidos no dia a dia. Confira como fazer a limpeza de uma tilápia fresca, que é um peixe bem popular e de tamanho médio:

1. Escolha bons instrumentos de trabalho

O primeiro passo para limpar peixe é ter bons instrumentos de trabalho. Escolha uma faca bem afiada e de tamanho médio, com uma lâmina ligeiramente fina, que facilite a limpeza minuciosa. Escolha também uma boa tábua de corte, evitando as de madeira que podem absorver resíduos e causar intoxicação. Tenha uma pinça ou um alicate culinário para que consiga remover os espinhos com facilidade ao final.

2. Abrindo o peixe para remoção dos órgãos

Quando você compra um peixe inteiro, precisa remover todos os órgãos de dentro dele. Essa é uma das etapas menos agradáveis, porém é necessária. Faça um corte longitudinal na barriga do peixe (parte de baixo).

Corte do pescoço ao rabo e, com a mão, vá removendo tudo o que há no seu interior, com delicadeza para que saia tudo inteiro. Depois lave toda a parte interna do peixe em água corrente até que esteja bem limpo.

3. Separando os filés

Com as mãos lavadas e tudo pronto sobre a bancada, comece pela cabeça do peixe. Em uma das laterais, levante a barbatana e passe a faca atrás da guelra, cortando até o meio do peixe.

Em seguida, coloque a faca exatamente na parte central da cabeça, logo no início do dorso, e vá cortando no sentido do comprimento como se fosse abri-lo ao meio. Corte do início do dorso até o rabo.

Feito isso, vá filetando o peixe, devagar, passando a ponta da faca bem rente à espinha, onde acabou de cortar no sentido do comprimento. Cumprindo esses três cortes, você conseguirá tirar um filé inteiro de uma das laterais do peixe.

Repita o mesmo procedimento do outro lado para tirar o segundo filé inteiro.

4. Removendo a pele

Os filés que acabou de cortar ainda não estão totalmente limpos e prontos para uso. Mas o melhor é que você nem precisa retirar as escamas, pois vai remover a pele por inteiro, deixando o filé bem limpo, só a carne. Então, com o filé virado com a pele para baixo, segure na base (rabo) com uma das mãos e vá cortando com a faca na posição de 45 graus de modo a separar a carne da pele, até o outro lado do filé.

5. Retirando os espinhos

Um bom filé de peixe é servido sem qualquer espinho, pois é muito mais agradável saborear uma carne totalmente limpa. Então, pegue os filés já sem a pele, pegue também uma pinça de cozinha e vá removendo os espinhos um a um, que ficam na região próxima de onde estava a coluna do peixe. Se não tiver uma pinça culinária, use um alicate esterilizado que também funciona.

Pronto. A fase de limpar peixe está finalizada. Agora você pode congelar os filés ou preparar uma deliciosa receita de filé de peixe gratinado para o almoço.

lasanha de abobrinha

Lasanha de abobrinha: 8 receitas para surpreender à mesa

limpar bronze

Como limpar bronze e deixar suas peças como novas