limpar o umbigo
Crédito: Freepik
em

Como limpar o umbigo corretamente

Essa parte do corpo é esquecida por muita gente, mas precisa ser higienizada, pois também pode gerar doenças

O umbigo é uma parte do corpo que muita gente deixa de prestar atenção e nem sabe que precisa limpar. Mas a verdade é que ele acumula bastante sujeira e acaba até gerando mau cheiro, então, precisa ser higienizado com certa frequência. Para limpar o umbigo é preciso ter cuidado, pois ele é muito sensível, seja nos bebês ou nos adultos. Veja como fazer a limpeza dessa região usando os materiais e produtos adequados, evitando machucar ou inflamar.

Como limpar o umbigo

O umbigo é uma cicatriz que fica no corpo depois que o cordão umbilical deixa de ter utilidade, ou seja, logo após o nascimento. Mas ainda que não tenha uma função no dia a dia, essa parte do corpo tem uma pele bem sensível e dobrinhas internas que acumulam sujeira e geram mau cheiro com bastante facilidade. Então, ele precisa ser limpo pelo menos uma vez por semana ou quando perceber que está sujo.

  • No banho: uma das formas mais práticas e fáceis de limpa-lo é na hora do banho. Ensine isso às crianças que já sabem se lavar sozinhas, pois é um jeito simples e que não vai doer, desde que cuidem com as unhas pontiagudas. Depois que o corpo já estiver quente com a água do banho, basta passar um pouco de sabonete nas mãos e usar um dos dedos para lavar dentro do umbigo, delicadamente. Depois é só enxaguar e está pronto. Também é preciso secar muito bem com a toalha de banho, pois a umidade no umbigo pode resultar em colônias de fungos e bactérias.
  • Com cotonete: algumas vezes, apenas lavar no banho não resolve, pois o umbigo de muitas pessoas possui várias dobrinhas de pele e precisa de um instrumento mais fino para removê-las. Nesse caso, depois do banho, pegue um cotonete, embeba em soro fisiológico, vá a um ambiente bem iluminado e faça a limpeza com delicadeza até que toda a sujeira saia. Seque com uma toalha limpa e é o que basta.

Como limpar o umbigo do bebê

limpar o umbigo do bebê
Crédito: Unsplash

No caso de limpar  umbigo do bebê é preciso ter mais cuidado, pois essa região ainda está em fase de cicatrização. Precisa cuidar não só para que o bebê não sinta dor, mas também para prevenir inflamações. Nos primeiros dias após o nascimento, o bebê ainda terá o coto, que é um pedacinho do cordão umbilical que sobrou após o corte.

Esse coto vai secar, ficar preto e cair sozinho, dentro de 10 a 21 dias, mas até lá, precisa de cuidados especiais que os pais recebem do pediatra. Depois que o coto cai, o local fica com uma feridinha que pode levar uns 10 dias para cicatrizar. Somente depois dessa fase o bebê terá o seu umbigo.

Quando o bebê ainda tem o coto, ele deve ser mantido limpo e seco para evitar infecções e até o tétano, doença que pode ser fatal para o bebê. Para fazer a limpeza do coto deve-se aplicar gotas de álcool 70% diretamente sobre ele, a cada troca de fralda, fazendo um limpeza delicada no local. Não precisa passar nenhuma faixa em volta nem usar curativo, pois deixar essa região livre ajuda o coto a secar e cair. É muito importante se lembrar de lavar bem as mãos antes e depois dessa higienização.

Veja também: como limpar a língua do bebê

Depois que o coto cair e o umbigo cicatrizar, os pais podem proceder com a limpeza da mesma forma que é feito nos adultos, ou seja, durante o banho, com água morna e sabonete, ou com cotonete embebido em soro fisiológico após o banho. Ao final da limpeza o umbigo deve ser bem seco.

Se perceber qualquer sinal de vermelhidão, coceira ou secreção na região, leve o bebê ao pediatra e nunca tente tratar por conta própria sem orientação do médico.

Restaram dúvidas? Então veja o passo a passo em um recém-nascido no vídeo abaixo:

empadão

20 Receitas de empadão simplesmente deliciosas

produtos de limpeza ecológicos

Receitas de produtos de limpeza ecológicos para deixar a casa brilhando