em

Como limpar o nariz do bebê: 3 formas que funcionam

Veja os cuidados que deve ter para que o nariz do bebê esteja sempre desobstruído

limpar o nariz do bebê
Crédito: Freepik

Desde antes do nascimento do bebê os pais já começam a se preparar. Aprendem a trocar fraldas, dar banho, fazer arrotar e também precisam aprender a limpar o nariz do bebê. Esse é o tipo de detalhe que muita gente esquece, mas é bem importante. Como as vias aéreas do bebê são muito estreitas, o narizinho deve ser mantido limpo e desobstruído para uma melhor respiração. Veja como fazer isso sem machucar.

Veja também: como limpar a língua do bebê

3 Formas de limpar o nariz do bebê em segurança

No dia a dia não há necessidade de aplicar qualquer produto para limpar o nariz do bebê. A limpeza diária pode ser feita no banho mesmo. A necessidade aparece quando o bebê está gripado ou com algum problema respiratório que necessite de cuidados especiais. Nesses casos, veja o que fazer.

1. Soro fisiológico

O soro fisiológico é um dos grandes aliados dos pais na hora de cuidar do bebê. Esse soro tem várias utilidades, entre elas, ajudar a desentupir o nariz do bebê. Pode comprar em spray ou gotas e utilizar conforme as recomendações da bula e do farmacêutico. A aplicação é feita diretamente nas narinas do bebê, pouco a pouco, para ajudar a soltar a secreção. Depois de aplicar o soro e esperar um minuto, faça a limpeza com um cotonete, de forma bem delicada.

2. Aspirador nasal

Nas farmácias também é possível encontrar um produto que se chama aspirador nasal. O modelo que tem formato de pera deve ser usado apertando seu bulbo antes de colocar na narina do bebê. Mantenha segurando o bulbo apertado. Quando estiver com a ponta dentro da narina, então solte o bulbo para que ocorra a sucção. Retire o aparelho da narina e volte a apertar contra uma toalha de papel. Limpe o aparelho e aplique na outra narina do bebê.

3. Tubo de sucção

Além do soro e do aspirador, existe também um tubinho que é como um canudo. Uma das pontas desse canudo vai na narina do bebê e a outra na boca de quem irá sugar. No meio desse canudo tem um filtro que impede que as secreções cheguem perto da boca do pai ou da mãe que estiver fazendo a limpeza.

Antes de colocar o canudo na narina do bebê, deverá aplicar o soro fisiológico para facilitar. Então, segure fechada a narina que não estiver com o canudo e faça a sucção na outra. Depois de fazer nas duas narinas, limpe bem o aparelho e pronto.

Todos esses métodos funcionam, só precisa testar qual deles é mais eficiente para você e seu bebê. Lembre-se que essa limpeza deve ser feita no máximo 3 vezes ao dia para evitar irritar a mucosa nasal. Caso não perceba melhoras, leve o bebê ao pediatra.

Veja no vídeo como usar a seringa para aplicar soro fisiológico e limpar o nariz do bebê:

acompanhamento para salmão

Acompanhamento para salmão: 9 opções para todos os gostos

limpar o estofado de cadeira

Como limpar o estofado de cadeiras: 5 dicas para diferentes tecidos