limpar moedas antigas
Crédito: Pixabay

Como limpar moedas antigas

As moedas antigas são valiosas justamente por causa dos sinais do tempo, então não devem ser deixadas como novas

Publicidade

Colecionar moedas antigas é o hobby de muita gente, geralmente porque herdou uma quantidade de moedas dos avós ou bisavós e pegou gosto pela coleção. Inclusive, esse hábito tem nome, é a numismática, e pode render bons negócios. Mas seja para qual finalidade quiser utilizar, é legal saber como limpar moedas antigas para que sua beleza e seu valor sejam preservados.

5 Formas de limpar moedas antigas

As moedas antigas precisam ser limpas com muito cuidado para que não sejam removidas suas inscrições e símbolos. Por isso é necessário fazer uso dos produtos e materiais adequados na hora de limpar moedas antigas, de acordo com o material que são feitas. Veja essas dicas compartilhadas do blog Collectgram.

1. Moedas de ferro

As moedas de ferro nunca podem ser lavadas na água, pois esse contato acelera a oxidação do material. O que pode ser feito é escovar a moeda delicadamente, sem exagerar, pois ela não vai ficar como nova.

Também é possível imergir as moedas de ferro em algum óleo ou azeite neutro, como o azeite de oliva. Assim vai ficar mais fácil remover algumas impurezas com as pontas dos dedos, pois o azeite vai amolecê-las. Finalize limpando o excesso de óleo com papel-toalha macio ou uma toalha limpa e use um secador em temperatura morna. Depois guarde longe da umidade.

Publicidade

2. Moedas de latão, bronze e cobre

A primeira dica é que se as suas moedas estiverem de cor esverdeada, o melhor mesmo é levá-las para um perito. Também deve ter cuidado com a água, porque algumas dessas moedas são porosas e não importa o quanto seque, a água será absorvida e a oxidação vai começar. O ideal é limpar a seco, usando uma escova de latão com mais cerdas macias ou uma escova usada em ourivesaria.

Escove bem pouco, apenas para remover a sujeira superficial. Não queira trazer de volta o brilho original da peça, pois é justamente a pátina que se cria com o tempo que vai fazer a moeda ter maior valor. Finalize escovando a peça com grafite em pó em uma escovinha de dentes bem macia e que nunca tenha tido contato com a água. O grafite vai deixar a moeda com aspecto uniforme e vai tampar os poros que possam causar oxidação.

3. Moedas de alpaca e cupro-níquel

As moedas antigas feitas nesses materiais não podem ter contato com amoníaco, álcool, detergente e nem borracha, pois esses produtos aceleram sua oxidação. Essas moedas podem ser imersas em água morna sem cloro, usando sabão neutro para esfregá-las delicadamente com os dedos. Para enxaguar, use água corrente. Para secar, use papel-toalha, nunca pano de algodão. As sujeiras mais difíceis podem ser removidas com a ponta de um palito de madeira úmido.

4. Moedas de prata

As moedas de prata estão entre os tipos com maior valor agregado entre colecionadores, então, na verdade, o melhor é não limpá-las. Se quiser arriscar, tome cuidado para nunca usar detergente ou produtos próprios para limpeza de prata, já que deixar as moedas muito limpas, vão perder seu valor de antiguidade. Também não deverá usar borracha, pois ela contém enxofre e esse elemento pode gerar manchas. Lave-as com água morna e sabão neutro, esfregando delicadamente com os dedos e enxaguando em água corrente sem cloro ou água destilada. Para secar, use apenas um papel-toalha macio e limpo.

Publicidade

5. Moedas de ouro

As moedas de ouro, como deve imaginar, são as mais desejadas e, assim como as de prata, também é melhor nunca limpar e guardar de modo que não entrem em atrito umas com as outras. Se ainda assim preferir tentar, use uma mistura de água destilada morna e sabão neutro, esfregando com os dedos, delicadamente. Enxague com água sem cloro e seque apenas pressionando papel-toalha sobre a moeda, sem esfregar.

Moedas de zinco, alumínio e estanho

Quanto a esses materiais, não limpe de forma alguma. Eles são muito sensíveis e reagem com a maioria dos elementos químicos, então é melhor não correr o risco. Na dúvida, leve as moedas para um especialista.

Dica extra: na hora de limpar, não lustre as moedas

Essa dica é importante porque muitos colecionadores acreditam ser óbvio que as moedas antigas devam ser lustradas para voltarem a brilhar. Se quiser que as suas moedas antigas continuem valiosas, elas não podem ser completamente limpas. Precisam preservar alguns traços que o tempo trouxe naturalmente.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM