em

Como limpar grelha de churrasqueira em passos simples

Ninguém gosta de limpar grelha de churrasqueira após assar uma carne, mas com essas dicas o processo fica mais fácil.
limpar grelha de churrasqueira
Crédito: Pxhere

Churrasco é bom e quase todo mundo gosta, mas a hora de lavar todos os utensílios utilizados e limpar grelha de churrasqueira bate uma preguiça que dá até arrependimento de ter assado uma carne.

E não tem jeito: a limpeza sempre fica para o anfitrião ou para o dono da churrasqueira, caso ela seja transportável. A melhor dica é limpar o quanto antes para evitar os danos em longo prazo e até resíduos de carne, que podem gerar mau cheiro e prejudicar suas próximas preparações.

Passo a passo para limpar grelha de churrasqueira

No geral, a limpeza da grelha não varia muito, sendo necessário começar quando ela ainda estiver quente para que os restos de gordura e carne não grudem e fiquem difíceis de remover. Confira o passo a passo.

Retire a grelha quente e ponha em água morna

Quanto antes você limpar grelha da churrasqueira, mais fácil será remover resíduos. Por isso, quando ainda estiver quente, retire com cuidado e coloque em uma solução de água morna com uma colher de detergente. Deixe de molho por pelo menos cinco minutos.

Remova os restos de carne e gordura

Com o auxílio de uma escova com cerdas bem duras, esfregue as grades da grelha e tire todos os restos de carne, gordura e outros alimentos. Se ainda sobrarem pedaços, deixe de molho mais um tempo na água morna para soltar.

Jogue fora a água utilizada, que estará suja, e faça uma nova misture de água morna com um pouco de detergente. Deixe a grelha mais cinco minutos de molho para remover qualquer resquício.

Outra forma inusitada de remover a sujeira é com pão duro ou até o papel do saco de carvão. Esfregue bem pelos dois lados para limpar a grelha.

Desengordure e limpe a grelha

Lave bem a escova de cerdas utilizada e pegue uma esponja de aço. Em água corrente, escove a grelha e, em seguida, com detergente na esponja, esfregue bem as grades para limpar grelha de churrasqueira e deixá-la brilhando.

Lubrifique com óleo

Feita a limpeza, passe um pouco de óleo nas grades da churrasqueira para lubrificá-las e permitir que durem mais tempo e não enferrujem.

Churrasqueira a gás

Para limpar grelha de churrasqueira a gás use uma esponja macia e seque com panos quando terminar. O ideal ainda é limpar o lado de fora com uma solução de três partes de água para duas de vinagre e uma colher de bicarbonato de sódio em um litro de água morna.

Churrasqueira de inox

As grelhas e os espetos devem ficar de molho em uma solução igual à mencionada para churrasqueira a gás. Quando perceber que a sujeira se soltou limpe as grelhas com uma esponja macia, enxágue e deixe secar ao ar livre.

Dicas para a grelha não grudar na carne

limpar churrasqueira
Crédito: Pxhere

Bom seria se as carnes e outros alimentos nem grudassem na grelha para não dar trabalho depois, certo? Confira algumas técnicas e truques para fazer isso acontecer:

Passe meia batata na grelha

O amido presente na batata cria uma barreira de proteção na grelha que evita que os alimentos grudem. Passe metade do tubérculo por toda a churrasqueira e espere alguns minutos antes de colocar a carne para assar.

Despeje um pouco de azeite

Lubrifique a grelha com um pouco de azeite antes de colocar os alimentos para assar. Repita o procedimento várias vezes durante o churrasco.

Asse o peixe com escamas ou em papel alumínio

Deixar de retirar as escamas do peixe garante uma proteção que não fará esse alimento grudar na grelha se colocadas para baixo. Outra solução é assar em papel alumínio e colocar aspargos ou outro alimento por baixo do peixe para que esse não grude no papel.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

consumir aveia
Como consumir aveia no dia a dia: 5 formas
castanha de baru
Benefícios da castanha de baru, típica do cerrado