em

Como limpar forro de PVC com praticidade

Veja quais são os melhores produtos para cada tipo de limpeza no forro de PVC
limpar forro de pvc
Crédito: Freepik

O forro de PVC é um dos tipos mais comuns instalados nas casas novas ou reformadas por conta do custo benefício que oferece. É um material mais barato, eficiente, fácil de instalar e também de limpar, se usar as receitas certas. Então, se estiver pensando em usar esse modelo de forro na sua casa, já sabe que vale a pena. Aproveite para aprender a limpar forro de PVC para mantê-lo como novo por longos anos.

Veja também: como limpar piso vinílico sem manchar

Aqui você encontra:

3 Dicas para limpar forro de PVC

receitas para limpar forro de pvc
Crédito: Guia Feu Rosa

Como o PVC é um material impermeável, pode aplicar produtos líquidos sobre ele. A diferença nas receitas que vai conhecer a seguir está nos tipos de ingredientes utilizados que podem ser para uma limpeza básica do dia a dia ou uma limpeza mais pesada com ação bactericida para tirar mofos e manchas.

1. Para limpeza pesada

Se quiser limpar forro de PVC manchado, o que é bem comum em casas que ficaram por muito tempo fechadas, escolha essa receita poderosa compartilhada do canal Receitas do Noca:

Ingredientes

Água: 1,5 litro;
Bicarbonato de sódio: 1 colher (sopa);
Detergente: 100 ml;
Vinagre de álcool: 100 ml;
Álcool etanol: 100 ml;
Essência do aroma que preferir: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Coloque a água dentro de uma garrafa PET de 2 litros, coloque um funil no gargalo e vá adicionando os ingredientes;
  2. Coloque o bicarbonato, o detergente, o álcool, o vinagre e a essência. Tampe e agite um pouco para misturar. Está pronto para usar.

2. Limpar forro de PVC para branquear

É bem comum o forro de PVC branco amarelar com o tempo. Esse efeito é mais visível quando se usa cloro para fazer a limpeza. Então, a opção é usar removedor de manchas branqueador tipo Vanish.

Ingredientes

Produto branqueador de roupas;
Água;
Detergente neutro.

Modo de fazer

  1. A primeira parte da limpeza pode ser feita com detergente neutro diluído em água;
  2. Depois de 10 minutos aplique o produto branqueador diluído em água;
  3. Depois de mais 10 minutos passe um pano limpo e úmido. Está pronto.

3. Limpeza desengordurante e rotineira

Os forros de PVC podem ser instalados na cozinha, mas o ideal é que seja evitado usar na parte do teto onde está o fogão. Os gases liberados e o excesso de calor podem reduzir a vida útil do forro. Mas ao colocar esse modelo de forro na cozinha tem a vantagem de ser bem fácil remover a gordura que acaba ficando no ambiente com o preparo dos alimentos.

Limpar forro de PVC para remover a gordura é a receita mais básica e é o suficiente. Só vai precisar misturar ½ xícara de detergente neutro em 1 litro de água e depois ir passando em todas as lâminas do forro com uma esponja macia ou uma flanela. Se o forro for muito alto, use uma daquelas esponjas com cabo, tipo rodo.

temperar frango
Como temperar frango: métodos e opções de sabores
tirar o cheiro de suor da roupa
Como tirar o cheiro de suor da roupa