em

Como limpar ferro a vapor

Manter seu ferro de passar limpo evita que ele solte manchas nas roupas e prolonga a vida útil do aparelho
limpar ferro a vapor
Crédito: PixNio

Pode parecer que não, mas o ferro de passar também precisa de uma limpeza básica de tempos em tempos. Principalmente porque ele pode ficar com resíduos de tecidos e acabar manchando as roupas na hora de passar. Esse perigo aumenta quando são ferros a vapor, já que a umidade pode facilitar com que o resíduo grude na roupa. Então, para evitar esse problema, veja como limpar ferro a vapor.

5 Dicas para limpar ferro a vapor

Os ferros a vapor mais modernos já vêm com vários sistemas que evitam a formação de resíduos no interior do aparelho. O mais comum é o acúmulo de calcário, que ocorre porque é um mineral encontrado na água que você coloca dentro do ferro. Então a limpeza periódica evita que ele solidifique e acabe manchando as peças. Confira as dicas de como limpar ferro a vapor do jeito certo.

1. Use a função autolimpante do ferro

Muitos ferros possuem a função autolimpante para facilitar esse processo. Você só precisa seguir o que recomenda o manual de instruções, pois cada marca tem um método com botões e uma sequência diferentes para essa função. No manual também vai dizer de quanto em quanto tempo deve fazer a limpeza. Se não encontrá-lo mais na sua casa, pesquise na internet pelo modelo do seu ferro. Com certeza achará.

2. Solução com vinagre e sal

A primeira dica caseira é usando vinagre com sal. Faça a limpeza com o ferro desligado, fora da tomada e com a chapa fria. Misture partes iguais de vinagre e sal e leve para aquecer até que o sal dissolva. Não deixe ferver. Depois pegue um pano limpo e mergulhe nessa solução. Aperte para retirar todo o excesso de líquido. Esfregue o pano na chapa do ferro e depois passe pelo aparelho todo. Seque com um pano seco, cuidando para não deixar fiapos.

3. Solução com açúcar e detergente

Na ausência do sal, use açúcar. Faça uma pastinha misturando um detergente neutro concentrado, de lavar louça, com açúcar. Umedeça um pano e coloque a pastinha no pano, um pouco de cada vez. Passe essa mistura na chapa do ferro quase fria, depois que já passou toda a roupa, o desligou e ainda está morno. Quando toda a sujeira sair, finalize com um pano seco.

4. Solução com água e bicarbonato

Para o ferro que já está manchado, essa solução é muito eficiente. Faça uma pasta com 2 colheres de sopa de bicarbonato e 1 colher de sopa de água. Use uma espátula ou pão duro de cozinha para espalhar essa pasta sobre toda a chapa do ferro, já fria. Depois use um pano para esfregar e remover toda a sujeira. Nas partes mais difíceis, por onde sai o vapor, limpe com um cotonete úmido.

Para evitar que tenham ficado resíduos, encha o reservatório do ferro com água normalmente, deixe aquecer e engome um pano velho até que a água acabe.

5. Limpeza em ferros com camada antiaderente

Só use as dicas com abrasivos se o seu ferro não tiver um revestimento antiaderente. Se a chapa tiver revestimento de teflon, não use soluções com sal, açúcar ou bicarbonato, pois poderá danificá-lo.

Nesse caso, prefira aplicar somente vinagre branco misturado com água. Passe essa mistura na chapa morna usando o lado macio de uma esponja. Cuidado para não se queimar.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
limpar banco de carro
Como limpar banco de carro com as melhores dicas
como limpar azulejo de banheiro
Como limpar azulejo de banheiro