em

Como limpar cooktop: 5 dicas simples para colocar em prática

Mantenha seu cooktop como novo por anos fazendo a limpeza do jeito certo. É bem fácil

limpar cooktop
Crédito: Freepik

O cooktop ganhou espaço na cozinha e no coração de muita gente desde que começou a se tornar popular. Nos projetos de cozinhas modernas feitos por designers de interiores esse eletrodoméstico não pode faltar, pois oferece praticidade, economia e um visual incrível junto com a marcenaria. Se você já tem o seu ou está pensando em comprar um, saiba como limpar cooktop para mantê-lo sempre como novo.

5 dicas para limpar cooktop

Existem diferentes modelos de cooktop, mas todos com a característica de um design clean e moderno. Então é importante manter uma limpeza frequente, usando os materiais adequados, para não estragar o visual e, claro, para mantê-lo funcionando em perfeitas condições por anos. Veja essas dicas de como limpar cooktop.

1. Evite produtos abrasivos

Nenhum modelo deve ser limpo com material abrasivo ou corrosivo, como bicarbonato de sódio, soda, cloro, sapólio ou esponja de aço. Esses materiais deixam marcas e, aos poucos, vão acelerando a deterioração do seu cooktop. Prefira usar água com detergente neutro ou desengordurante e um pano ou esponja macia.

Fogão ou cooktop: veja qual é a melhor opção para a sua cozinha

2. Espere o cooktop esfriar

limpar cooktop
Crédito: Vida de Mamãe Moderna

Antes de começar a limpar cooktop, precisa se certificar de que ele já está frio para prevenir queimaduras. Se for possível, retire o aparelho da tomada também. Como vai mexer com água, há o risco de choque elétrico.

3. Remova e lave as peças

Quando o cooktop estiver frio, retire as grades, as tampinhas pretas e os queimadores, caso o seu modelo tenha essas peças soltas. Lave-as na pia ou na máquina de lavar louças, mas antes confira no manual do usuário do seu cooktop se as peças podem mesmo ir na lavadora de louças.

Dicas de como limpar cromados

4. Limpe a mesa

Em seguida, use um pano macio ou uma esponja macia com água morna e detergente neutro com água morna para limpar a mesa do cooktop. Seque com um pano. Depois coloque as peças limpas e secas de volta no lugar e pronto.

5. Dica para manchas de água quente

É comum que nos cooktops com mesa de vitrocerâmica fiquem manchas de água que derrama das panelas. Para esse tipo de limpeza pode passar um pano ou papel-toalha com uma misturinha de vinagre com limão.

Receitas de sabão caseiro de limão para limpeza geral

Assista a dicas especiais de limpeza de cooktop (ou fogão) neste vídeo:

bolo formigueiro

7 receitas deliciosas de bolo formigueiro para aprender a fazer

limpar sapato de verniz

Como limpar sapato de verniz em 6 passos fáceis e práticos