em

Como limpar bronze e deixar suas peças como novas

Você tem objetos de cobre em casa e nunca vez uma boa limpeza neles? Veja o que usar e surpreenda-se com o resultado

limpar bronze
Crédito: Pixnio

As peças de bronze possuem uma aparência muito bonita que valoriza a decoração dos ambientes onde são inseridas. Essas peças são feitas da mistura entre cobre e estanho. Não só nos objetos decorativos, o bronze também é usado para fazer instrumentos musicais, joias, medalhas e componentes usados na indústria. Se você tem peças desse metal em casa que já estão opacas, mas não sabe o que fazer, veja como limpar bronze sem danificar sua aparência.

Veja também: como limpar prata

Como limpar peça de bronze: 3 dicas

melhores produtos para limpar bronze
Crédito: Pixnio

Na hora de limpar bronze é importante saber que esse material pode ser escovado com suavidade, mas não deve ser polido. O polimento pode remover a camada de laca colocada para proteger o metal. Então, a limpeza deve ser feita da seguinte forma:

1. Com pano macio

Antes de partir para a limpeza efetiva, passe um pano macio de microfibra sobre toda a peça para remover o pó. Assim evita que, ao limpar, ela seja arranhada. Esse pano deve estar seco e não precisa conter nenhum tipo de produto.

2. Água e detergente

Para uma limpeza regular, depois de passar o pano seco, só precisa aplicar na peça um pano úmido com água e detergente neutro. Limpe bem a peça com essa mistura e depois volte a secar com um pano seco de microfibra que é suave e não solta fiapos.

3. Limão com sal

Se a sua peça de bronze ficou exposta à umidade, é possível que ela tenha passado pelo processo natural de oxidação, criando uma camada esverdeada ao redor. Para remover essa camada, aplique sobre a peça um pano umedecido com suco de limão e sal. Aplique suavemente para que o sal não risque a peça, apenas limpe de forma eficiente. Depois finalize com o pano seco.

Mas tenha em atenção que esse tipo e limpeza pode remover a camada superficial protetora da peça. Então, se for um item de colecionador, mais vale apenas limpar com água e detergente ou apenas com um pano seco, do que acabar desvalorizando a peça por retirar seu aspecto envelhecido.

Como limpar cobre?

Pelo fato de que as peças de bronze contém cobre na sua composição, existe bastante semelhança na forma de fazer a limpeza das peças em cobre. Veja como limpar cobre que mudou de cor com o tempo por causa da oxidação, fazendo-o voltar à sua aparência original.

1. Separe os materiais

Para limpar peças de cobre você vai precisar de suco de limão, sal, esponja de aço (tipo Bombril) e detergente neutro, assim como foi recomendado na dica de como limpar bronze.

2. Primeira aplicação

O primeiro passo para a limpeza da peça é cortar o limão ao meio e colocar a parte cortada sobre o sal para que grude. Em seguida, sem molhar a peça de cobre, comece a ariar a peça usando o limão como se fosse uma esponja e vá espalhando o sal fazendo movimentos circulares. Na esfregando a peça toda durante alguns minutos.

3. Segunda aplicação

Depois de passar limão com sal em toda a peça de cobre, enxague embaixo da torneira e faça a segunda aplicação. Dessa vez, passe a esponja de aço em um pouco de detergente neutro e volte a esfregar toda a peça, como se estivesse lavando louça. Quando terminar, enxague bem com água corrente.

4. Secagem

Ao final da limpeza, faça a secagem da peça para que ela não volte a oxidar tão cedo. Para isso, use um pano macio e que não solte fiapos ou pode também usar algumas folhas de papel-toalha. Seque muito bem, mesmos nos cantinhos mais difíceis. Depois, se for guardar a peça, deixe-a secando naturalmente antes de guardar em local fechado. Mesmo tendo secado com o pano ou o papel é bom deixar a peça terminar de secar sozinha.

Caso tenha restado alguma dúvida, confira o passo a passo dessa limpeza também em vídeo:

limpar peixe

Como limpar peixe passo a passo

escolher a base certa

Como escolher a base certa para o seu tipo de pele